Graus Simbólicos – Introdução

Esta pequena introdução tem o objetivo de distinguir e contextualizar Símbolos Sabeus, neste universo de Graus Simbólicos Zodiacais, pois  tenho percebido uma pequena confusão : para alguns, qualquer sistema de graus simbólicos zodiacais é denominado Símbolos Sabeus.

Atribuir símbolos a graus zodiacais é uma técnica milenar que nasceu no Oriente e foi exportada para o Ocidente. Neste contexto, Símbolos Sabeus é um conjunto contemporâneo de 360 símbolos, nascido no sec. XX nos Estados Unidos e   vem dar uma nova marca a esta prática, utilizando temas modernos.

Graus simbólicos técnica milenar

Primeiramente, é preciso explicar que encontram-se indícios da prática desta técnica  desde a Antiguidade, mais especificamente na Grécia e Egito antigos. Tomemos como por exemplo sobretudo, O filósofo e astrólogo grego  Metrodorus of Scepsis (145 AC – 70AC) que a empregou  no desenvolvimento da metodologia  denominada  Arte da Memória, utilizando um esquema memorizado baseado em 360 lugares e 12 signos zodiacais.

Segundo a Wikipedia, ele era famoso pelo poder de sua memória, portanto, acredita-se que ele tenha sido uma figura-chave no desenvolvimento da arte da memória.

Essa arte de Metrodorus consistia, todavia, num grupo associado de princípios e técnicas mnemônicas que são usados ​​para organizar impressões de memória, melhorar a recordação, assim como auxiliar na combinação e na “invenção” de ideias.

Posteriormente, Frances A. Yates, em 1966, no livro A Arte da Memória, menciona o fato nos seguintes termos: “Suspeito que Metrodorus fosse versado em astrologia, pois os astrólogos dividiam o Zodíaco não apenas em 12 signos, mas também em 36 decanatos, cada um cobrindo dez graus; para cada decanato havia uma figura de decano associada.”

Segundo o filósofo grego  Hecateu de Abdera  ( sec IV e  III AC), no Ramesseum,  templo funerário do faraó Ramsés II,  havia um conjunto de símbolos para cada dia do ano  gravado em um anel circular de pedra no teto do túmulo do faraó.

Graus simbólicos na Idade Média

Graus simbólicos Introdução Resumida
Graus simbólicos Introdução Resumida

 

Figura de Los Grados de Gemenis – Libro del Saber – Biblioteca Vaticana

 

Na Idade Média, o médico, filósofo e astrólogo Pietro d’Abano  (1257-1315). Professor da Universidade de Pádua ,  é quem se destaca nesta técnica, chegando a inspirar a criação de novos sistemas, tais como de  Johannes Angelus, Charubel, Sepharial, Adriano Carelli , Janduz e Isidore Kozminsky.

 Símbolos Sabeus

O sistema denominado Símbolos Sabeus nasceu em 1925 nos Estados Unidos através da mediunidade de Elsie Wheeler e  organizado pelo  filósofo e astrólogo Marc Edmund Jones.

Totalmente moderno e original,  fora dos padrões das imagens medievais , sem fatalismo e  nenhuma ligação com os sistemas renascentistas anteriores ,   acabou constituindo-se  um marco para  esta técnica de graus simbólicos.

Hoje, encontramos vários  sistemas , alguns inspirados   nos moldes  renascentistas, outros em Símbolos Sabeus .

Há também  outros  dos quais desconhece-se não somente a filosofia subjacente, bem como  como nasceram e como foram desenvolvidos.

Graus simbólicos e sua complexibilidade

Os astrólogos praticantes assim como os autores de algum sistema de grau simbólico têm alertado o quão é complexa a criação de um novo sistema independente.

Mesmo que a intuição se encontre  presente,   é imprescindível anos, ou mesmo décadas para que o astrólogo criador pesquise e corrobore  todo o conteúdo recebido

Voltaremos ao assunto posteriormente .

créditos de imagem destacada : Zodiac, a on by Tricia Newell from . It portrays: , relevant to: Medium: GouacheYear Created: 2002 via pinterest


Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Sonia Beth

Sonia Beth , Assistente Social com Especialização em Psicologia Analítica. Estuda sistema de imagens simbólicas denominado Símbolos Sabeus. Introdução a Psicologia Arquetípica com Laurence Hilmann. Facilitadora do Jogo do Herói. Consultas pessoalmente. sobeh@terra.com.br / Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema / Skype / IMAGENS MITOLÓGICAS / SINAPSES / FACEBOOK / Twitter : @soniabethc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *