INCLUSÃO ! O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO?

INCLUSÃO>> Se você tem alguém na família, ou um amigo, com necessidades especiais, a preocupação é imediata. Como ajudar? Como incluir no processo educacional? Como apoiar no desenvolvimento motor ou no emocional?

São perguntas dificeis de responder e que mostram a importância de buscar conhecimento através de leitura, de participação em grupos terapêuticos, de estudos formais etc.

Inclusão e responsabilidade social

Mas qual a nossa responsabilidade com a Inclusão, se não temos nenhum parente ou amigo com essas necessidades?

Se você se preocupa com o processo civilizatório, se você é um cidadão consciente de seu papel na sociedade, se você considera que todos devem ter as mesmas oportunidades, você lutará por Políticas Públicas de Inclusão e – principalmente – agirá no dia-a-dia para que pessoas com necessidades especiais sejam respeitadas.

Inclusão! Não use termos excludentes

Portadores de deficiência? Nunca use esse termo. Se fossem portadores, deixariam suas deficiências em casa. Os termos corretos são: “Pessoa com Necessidade Especial (PNE)”, “Pessoa com deficiência visual, física, auditiva, motora…”

Para facilitar a reabilitação de pessoa que adquire uma deficiência após um acidente (trânsito, bala perdida, patologia etc), a família (pais, filhos e irmãos), os amigos, a escola (professores e colegas), a sociedade (com apoio e respeito no dia-a-dia) e o Estado (com legislação e apoio Institucional) têm papel fundamental. Pense na sua parte quando encontrar um cego na rua ou quando ouvir falar que o Instituto Benjamin Constant (IBC) na Urca vai fechar; questione quando ouvir que o governo pretende fechar o Instituto de Surdos (INES) em Laranjeiras.

Inclusão e Reflexão

Esta coluna pretende trazer à reflexão as dificuldades que uma Pessoa com Necessidades Especiais tem para ser incluída, seja no processo educacional ou no mercado de trabalho.

Conhecer as dificuldades específicas é o primeiro passo para mudarmos nosso comportamento do cotidiano e lutarmos por Políticas Públicas Inclusivas.




Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fernando Gutman

Psicodramatista, Engenheiro Químico, Diretor de Teatro, Escritor. gutmanrio2004@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *