Criança Mais Velha e a Shantala por Graça Teixeira

Criança Mais Velha e a Shantala>> Segundo Leboyer, a Shantala pode ser estendida até os quatro meses.

Entretanto, se o bebê ainda não consegue mudar de lugar sozinho, ou mesmo virar-se, ou ficar de costas de maneira a esticar bastante toda a coluna e as costas, é importante manter a massagem na rotina da criança até que ela se mostre mais independente naqueles movimentos.

Contudo, isso não quer dizer, que, se a mãe e o pai desejarem continuar com a Shantala, não o devam fazer.

Enquanto seu filho permitir, nada os impedirá. ÇPrimeiramente, o mais importante, é poderem “pavimentar” esse caminho amoroso que vocês três estão “construindo”.

Criança Mais Velha e a Shantala

Em síntese,  se a criança é mais velha é sempre “tempo para o resgate de laços afetivos íntimos, e acima de tudo, sadios com seu filho.

O ser humano trás em si potencial capaz de levá-lo tanto à reflexão, quanto à elaboração e superação dos traumas que o abatem.

Disponibilidade (física e mental) e a consciência da importância da criação e/ou o fortalecimento de vínculos amorosos com sua criança podem ajudar a mãe e o pai a recriarem os elementos para a formação desses vínculos, ligando-os ainda mais.

Iniciem a rotina, pouco a pouco, pois essa forma de contato ainda é nova para seu bebê e para vocês também.

Aumentem o tempo quando perceberem a aceitação da massagem.

Fiquem com seu filho no colo, durmam, banhem-se e brinquem mais com ele.

Criança Mais Velha e a Shantala

Conversem, estabeleçam contato visual e toquem seu bebê com muito carinho, alternando mamãe e papai.

Contudo, se vocês – papai e mamãe – sentirem dificuldades nessas atividades – criar ou recriar vínculos nem sempre é algo fácil, não hesitem em buscar ajuda de um profissional gabaritado.

Se seu filho de um a três anos nunca foi massageado, procurem fazê-lo breve e suavemente nas costas, quando ele for dormir.

Passem depois para as mãos, até que possam introduzir mais manobras.

Quando a criança acostumar, ela mesma pedirá que o papai ou a mamãe a massageie, o que equivale à ampliação da comunicação entre vocês e seu filhote.

Se o próprio adulto, em geral, sente dificuldade em comunicar-se no que se refere a assuntos específicos de si mesmo, imaginem as crianças.

Criança Mais Velha e a Shantala

Pelo que se pode observar nos casos de abuso com menores, o sofrimento e a violência não são partilhados pela criança.

Provavelmente o medo de punição ou a falta de intimidade e/ou confiança com os pais ou responsáveis, impede a pequena pessoa de comunicar sua dor física e moral.

“O toque amoroso e caloroso pode suscitar a manifestação de sensações ou pensamentos mais do que a comunicação por meio de palavras”.
Quando disser a seu filho que o ama, faça-o “olhando em seus olhos, tocando-o amorosamente e com atenção concentrada”.

À medida em que deixa os braços dos pais, a criança passa a valorizar os momentos de intimidade que a massagem proporciona e que trazem a confiança e a tranquilidade de que mamãe e papai estão por perto, sempre ao dispor, encorajando possivelmente, a autenticidade que lhe é tão natural, e de maneira amorosa.

A criança aaprende então, a amar, amando –simplesmente !

Fico imaginando que dádiva mais maravilhosa se pode ofertar à um filho querido !

IBLIOGRAFIA LEBOYER, Frédérick. Shantala, uma tradicional arte:massagem para bebês.
Editora Ground. SP. 1993.
McCLURE, Vimala Schneider. Massagem Infantil: um guia para pais carinhosos.
Editora Record. RJ. 1995.

Graça Teixeira é psicóloga organizacional, e atua na área de Recursos Humanos, no Ministério da Aeronáutica. Sua sensibilidade e preocupação vêm se voltando ultimamente tanto para o stress – quanto para a Shantala – massagem milenar infantil, oriunda da Índia.

Crédito de imagem destacada: father-and-son-2258681 pixabay.com

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *