O que a Quirologia Védica tem a ver com os Vedas?

Vedas – O que a Quirologia Védica tem a ver com os Vedas>> A Quirologia Védica é parte integrante de um corpo de conhecimento tido tanto por historiadores, como por antropólogos e estudiosos, como sendo o mais antigo na face da Terra.

Em geral, referimo-nos a esse estudo como Quirologia Védica.

Isso ocorre tanto para diferenciá-lo de outros sistemas de leitura de mãos, dentre eles, o sistema chinês, o sistema cigano, o sistema ocidental moderno e vários outros sistemas conhecidos, quanto para caracterizá-lo como pertencente à milenar tradição védica.

Tradição essa a que realmente ele pertence.

Vedas – O que a Quirologia Védica (Hasta Jyotisha) tem a ver com os Vedas

Uma das facetas especiais da Quirologia Védica, conhecida em sânscrito como Hasta Jyotisha, está no fato de basear-se nos mesmos princípios filosófico-existenciais de outras ciências védicas, algumas bastante conhecidas, outras nem tanto ainda.

Dentre essas ciências podemos citar várias, tais como o Yoga, o Ayurveda (medicina), o Vastu Vidya (arquitetura), o Ratna Vidya (gemoterapia), o Jyotisha (conhecido como astrologia védica), e muitas outras além das citadas.

Isso confere ao Hasta Jyotisha, tanto autenticidade, quanto coerência, credibilidade, além de aplicabilidade universal.

Em outras palavras, a técnica de ler as mãos conforme a tradição védica não perde sua eficácia com a passagem do tempo, ela é eterna, e nem mesmo se restringe à cultura e aos valores de determinada região do planeta.

Vedas – O que a Quirologia Védica (Hasta Jyotisha) tem a ver com os Vedas

Entre os princípios filosófico-existenciais supracitados, podemos citar os gunas (que se constituem nas 3 qualidades psicofísicas da natureza), assim como o karma (que são as diversas modalidades de ação; a lei da ação e da reação etc.), também o dharma, além do samsara e tantos mais. Aos poucos, conheceremos em mais detalhes cada um desses princípios fundamentais para o aprofundamento da compreensão e estudo. Namaste!
Mahakala dasa

crédito de imagem destacada: hands-1662614 cedido por pixabay.com



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Mahakala

Sou quirólogo, leitor de mãos, estudei Letras na UFRJ; pratico Bhakti-yoga, o Yoga do amor divino. Adoro livros, e você? mahakala.dasa2@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *