Reflexos da Reflexão de Espiúca na Relatividade de Einstein

Reflexos da Reflexão de Expiúca na Relatividade de Einstein

“A realidade é meramente uma ilusão apesar de ser uma ilusão muito persistente”.
Einstein

Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso, e trabalhe muito, trabalhe arduamente, pois o único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.
Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.
A luta pela verdade deve ter precedência sobre todas as outras. O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.
O valor do homem é determinado pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego. Não se deve ir atrás de objetivos fáceis, é preciso buscar o que só pode ser alcançado por meio dos maiores esforços.

Existe uma coisa que uma longa existência me ensinou: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente.
A realidade é meramente uma ilusão apesar de ser uma ilusão muito persistente.
A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.
Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam idéias generosas e ações elevadas.

A personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma, porque o progresso moral da sociedade depende exclusivamente da sua independência.
O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem – mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir .
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento auxilia por fora, mas só o amor socorre por dentro. Conhecimento vem, mas a sabedoria tarda.

Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.
Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos.
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade e se,
a princípio, a idéia não é absurda, então não há esperança para ela.
Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força.
Quem nunca errou nunca experimentou nada novo. Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado.
Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos. É pequeno o número de pessoas que vêem com seus próprios olhos e pensam por suas próprias mentes. Grandes espíritos sempre encontraram oposições violentas de mentes medíocres.

Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos e nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.

Jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e deixo este tipo de satisfação aos indivíduos reduzidos a instintos de grupo.
A compreensão de outrem somente progredirá com a partilha de alegrias e sofrimentos.

O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos,como algo separado do resto do universo numa espécie de ilusão de óptica de sua consciência. e essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas.

Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão ampliando nosso círculo de compaixão para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo mas, lutar pela sua realização, já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.

A menor distância entre dois pontos não é uma linha reta.

A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira arte e ciência. Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela está praticamente morto e seus olhos estão ofuscados.

A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.

Aquele que considera a sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver.
Aqueles que mais contribuíram para a elevação da raça humana devem ser os mais amados.

Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade. A condição dos homens seria lastimável se tivessem de ser domados apenas pelo medo do castigo ou pela esperança de uma recompensa depois da morte.

Minha religião consiste numa admiração humilde ao Espírito Superior e Iluminado que se revela a si mesmo nos mínimos pormenores, que estamos aptos a captar com nossas fracas e irrelevantes mentes.
A profunda certeza de um Poder Superior que se revela no Universo, difícil de ser compreendido, forma a minha idéia de Deus.

A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia. A religião cósmica é o móvel mais poderoso e mais generoso da pesquisa científica .
Lá longe existe um mundo vastíssimo, independentemente de nós, seres humanos, e que se apresenta para nós como um grande, eterno enigma, pelo menos parcialmente acessível à nossa inspeção e pensamento.
A contemplação deste mundo acena para uma libertação.

Nada é por acaso. Deus não joga dados com o mundo.
Deus é sutil, mas não é maldoso. Não acredito num Deus que recompensa o bem e pune o mal.
Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.
Eu nunca penso no futuro. Ele não tarda a chegar A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente.
Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade.
Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor… Lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.
A vida não dá e nem empresta, não se comove e nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.
Existem apenas duas maneiras de ver a vida: Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre.
Denise Espiúca Monteiro. Médica homeopata, Mestre em Saúde Coletiva, acadêmica da ABRAMES, autora de Primeiros Laços – Maternidade, Maternagem e Homeopatia, “O que você vai ser quando Crescer? Abordagem Homeopática da Infância e de três livros de crônicas poéticas: “Consultório de Brinquedo”, “Consultório de Espelho”, “Consultório de Máscaras”, todos pela H.P. Comunicação Editora.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Denise Espiuca

Denise Espiúca Monteiro Médica Homeopata, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/UERJ. Diretora do Ambulatório Escola do IHB, A Casa da Homeopatia Brasileira. Escritora, ocupa a cadeira 25 da ABRAMES, Academia Brasileira de Médicos Escritores. Email: despiuca@dh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *