Maternagem, Sentido Fecundo de Amor ao Mundo

Maternagem, Sentido Fecundo de Amor ao Mundo>>

Para encontrar um significado mais profundo e um sentido fecundo, devemos desenvolver a capacidade de transcender os limites estreitos de uma existência em si mesmo centrada e acreditar que podemos contribuir para o desabrochar das sementes nos canteiros da vida, sejam eles mal tratados pelas intempéries do clima ou favorecidos pelo solo herdado fértil pelos bons cuidados dispensados pelos muitos jardineiros que nos precederam.

Cuidar do gestar, do parir e nutrir, é cultivar o porvir

Cuidar do gestar, do parir e nutrir, é cultivar o porvir.

Partejar individualidades, promover para a Humanidade um mais harmonioso devir.

Maternar é influir no crescimento de vínculos e relações mais éticas, solidárias para o Planeta.

Maternagem é cuidar, dedicar-se por amor

As pessoas maternais são aquelas que abraçam as grandes causas, preocupam-se com todos os seres, não vivem do discurso lógico do capital, mas do cuidado relacional, da preocupação com a existência, zelo essencial.

A criança que teve uma adequada vinculação afetiva com A Mãe, que teve suas necessidades de recreação, socialização, educação supridas e que introjetou a lei do Pai não estará automaticamente “imunizada” contra os problemas da esfera psíquica ou a distúrbios evolutivos; mas se as teve, muito provavelmente desenvolveu um núcleo de segurança em sua personalidade, de auto-imagem positiva que certamente a ajudará a suportar melhor os momentos de crise emocional, existencial, que surgirão em sua vida.

Maternagem, Sentido Fecundo de Amor ao Mundo

Emoções são reações a pensamentos, refletem o contexto de vida no qual estamos inseridos.
Provocam sensações e ações.
Os sentimentos, não.
Vêm da alma.
Aparecem e extravasam, simplesmente.

Refletem-se no cultivo do belo, no capricho de fazer as coisas, no carinho e na ternura por tudo e por todos

Evocam sentidos e direções.
O sentimento é o prazer exteriorizado.
É amor plasmado.
A maternagem é um estado sensorial.
Quando você ama e expressa livremente esse sentimento, seu carisma envolve tudo que você toca e ao meio, irradia.

Maternagem, Sentido Fecundo de Amor ao Mundo

Ampliando nossos horizontes vemos que é exatamente do que precisamos para equilibrar esta sociedade tão unilateralizada pela racionalização, tão carente de cuidados, tão carente de serviços amorosos, tão distante do colo da Mãe.

A beleza da vida se multiplica cada vez que partilhamos o amar

Se quiser multiplicar a vida você precisa dividi-la e o amor ampliará do braço, o laço e do sentido, o raio de sensação, sentido em ação.
Denise Espiúca Monteiro – Mãe, Médica homeopata, pediatra e neonatologista, Mestre em Saúde Coletiva. Autora dos livros “Primeiros Laços – Maternidade, Maternagem e Homeopatia”, e “O que você vai ser quando crescer? Abordagem Homeopática da Infância”, pela Editora H.P. Comunicação.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Denise Espiuca

Denise Espiúca Monteiro Médica Homeopata, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/UERJ. Diretora do Ambulatório Escola do IHB, A Casa da Homeopatia Brasileira. Escritora, ocupa a cadeira 25 da ABRAMES, Academia Brasileira de Médicos Escritores. Email: despiuca@dh.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *