As doze casas da Astrologia Chinesa

As doze casas da Astrologia Chinesa

Segundo a concepção taoista, o momento do nascimento representa um instante preciso no ciclo de nossa vida. Decerto, é uma circunstância única. Originada da combinação entre a nossa energia, as energias do Céu (Troncos Celestes) e da Terra (Ramos Terrestres).

O Taoismo nos diz que nascemos com um número específico de respirações (Qi Shu). De modo que podemos prolongar ou antecipar nossa vida, de acordo com o equilíbrio emocional e energético que escolhemos.

Portanto, o número de respirações expressa a ideia de que ao nascer uma pessoa traz consigo uma potencialidade de vida. O que seria equivalente ao conceito de destino.

A possibilidade de vida dessa pessoa não é vista pela quantidade de anos, tal como no calendário, mas pela quantidade maior ou menor de respirações. Logo, controlando a respiração, prolongamos a vida.

O Capítulo 24 do Dao De Jing diz: “Quem respira apressado, não dura”. Tanto o excesso de informações, quanto o excesso de preocupações podem encurtar nossa vida.

Assim, podemos entender o momento do nosso nascimento e saber como equilibrar a nossa vida. Através da leitura do Mapa Astrológico do Zi Wei Dou Shu. Como as estrelas são plotadas no Mapa da Astrologia Chinesa?

Nos artigos anteriores vimos a qualidade das Quatorze Estrelas Principais e como se dá sua disposição no Mapa. Primeiramente, consideramos os dados sobre a hora, o dia, o mês e o ano de nascimento.

Em seguida, as Estrelas são plotadas nas Doze casas ou Doze Palácios, que correspondem aos Doze Ramos Terrestres. Assim, as Estrelas combinam com os Doze Palácios formando uma composição específica do perfil de cada pessoa.

As estrelas podem ser entendidas como energias (códigos) que impulsionam a potencialidade contida nos Palácios. Outrossim, os Doze Palácios representam os diversos aspectos da nossa vida.

Os Doze Palácios:

• Palácio do Destino (命宮) – personalidade, potencialidade e possibilidade social.
• Palácio dos Irmãos (兄弟宮) – irmãos de sangue, sócios e geração.
• Palácio do Cônjuge (夫妻宮) – relacionamento afetivo.
• Palácio dos Filhos (子女宮) – filhos e geração posterior.
• Palácio da Prosperidade (財帛宮) – possibilidade, meio e tendência para o ganho financeiro.
• Palácio da Doença (疾厄宮) – tendência e o tipo de doenças.
• Palácio da Mudança (遷移宮) – indica capacidade de lidar com adversidade, viagens e adaptabilidade.
• Palácio dos Subordinados (交友宮) – amigos e subordinados.
• Palácio da Carreira (官祿宮) – natureza, tendência, facilidade e dificuldade profissional.
• Palácio dos Imóveis (田宅宮) – possibilidade de aquisição, herança e ambiente pessoal e profissional.
• Palácio da Felicidade (福德宮) – modo de pensar, espiritualidade e satisfação pessoal.
• Palácio dos Pais (父母宮) – pais, mestres e geração anterior.

Mas temos mais um Palácio. Além dos Doze Palácios, temos o Palácio do Corpo. Que indica o aspecto da vida que pode ser modificado através do esforço consciente. Por isso ele não ocupa uma casa propriamente dita, mas se associa a outros seis Palácios. A saber: Destino, Carreira, Prosperidade, Felicidade, Cônjuge e Mudança.

Dessa maneira, podemos entender o conceito de Palácio como a área da vida. Enquanto Estrela é o modo de viver.

A continuar…




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *