NO NOVO. ANO VELHO. ANO NOVO

NO NOVO. ANO VELHO. ANO NOVO

EXISTIMOS!
Eis a única CONSTATAÇÃO POSSÍVEL.

Uma GRANDE ESCURIDÃO ESPRAIA-SE no PASSADO e no FUTURO de nossa EXISTÊNCIA. Quem se importa?

Deixemos essa ficha cair e fazer o seu TRABALHO AMÁVEL: Nada além do AGORA, DE TUDO que ESTÁ AQUI PRONTO para ser SABOREADO, des-frutado, lambido, BEBIDO, ABRAÇADO, BEIJADO.

NO NOVO. ANO VELHO. ANO NOVO, astronomicamente não há ANO NOVO.
PSICOLOGICAMENTE HÁ.

O UNIVERSO está lá, aqui, aí.
Decerto, nenhuma modificação na TRANSLAÇÃO e ROTAÇÃO da TERRA será NOTADA como parte da comemoração do UNIVERSO para CELEBRAR o ANO NOVO.

E como uma porta bandeira ENCANTADA COM O SEU BAILAR a TERRA DANÇA a mesma MÚSICA que dança a MILHÕES de ANOS em torno de um SOL que se INCENDEIA pela CONTEMPLAÇÃO da BELA MUSA VESTIDA de AZUL e BRANCO.

Conquanto, os minutos continuaram a ter 60 segundos apesar dos nossos sonhos de eternidade negarem o tic tac de nossos relógios a nos consumir. A consumir nosso tempo. A CONSUMIR O NOSSO AGORA.

ANO NOVO pré-supõe um ANO que um dia foi NOVO e que AGORA está VELHO.

VELHO e NOVO. NOVO e VELHO.
ARQUÉTIPOS de um mesmo SER ETERNO.

E mesmo patéticos não há como não se ENCANTAR COM a ESPÉCIE HUMANA. Sua incrível CAPACIDADE de INVENTAR MUNDOS IMAGINAIS que só EXISTEM para NÓS MESMOS. Posto que nenhuma REALIDADE é mais PODEROSA do que a IMAGINAÇÃO HUMANA.

O ANO NOVO NÃO é um outro ano que caiu do céu MAS É ISTO SIM o MESMO ano RENASCIDO pelo eterno CICLO de renovação INDISPENSÁVEL a vida HUMANA. NÃO HÁ ANO NOVO para as formigas embora elas sejam criaturinhas cheias de beleza.

HOJE, e só hoje, não AMAREMOS os ASTRÔNOMOS e seus cálculos MATEMÁTICOS. Eles destruiriam as NOSSAS ROUPAS da SORTE, nossas MANDINGAS de AMOR e DINHEIRO, nossas REVERÊNCIAS aos DEUSES e DEUSAS da NATUREZA.

GOSTAMOS do 2+2 são 4, mas hoje não. HOJE amaremos outra aritmética. QUEREMOS fazer as CONTAS do ANO que PASSOU e jogar o DÉBITO nas ESPUMAS do MAR para que as ondas TRANSFORMEM o IMPOSSÍVEL em ESPERANÇA.

Hoje amaremos os POETAS, os VISIONÁRIOS, as FEITICEIRAS, os MÂNTICOS, os TAUMATURGOS, aqueles que não tem FREIOS na língua para cantar o improvável, VATICINAR o VELHO ano NOVO refeito pela FORÇA da IMAGINAÇÃO HUMANA.

FELIZ ANO DE 2019




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

José Raimundo Gomes

J. R.GOMES é psicólogo clínico no Rio de Janeiro. Tem consultório na Tijuca e na Barra. Contato: jrgomespsi@yahoo.com.br / WhatsApp: 21.98753.0356

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *