O Hino da Pérola III – Raul Branco

O Hino da Pérola III – Raul Branco

I – A Jornada interior:

Nosso herói retorna pelo caminho pelo qual viera. A direção do oriente simboliza a direção de onde vem a luz. Portanto, a alma dirige-se para as alturas espirituais, o que também significa, voltar-se para o seu interior.

Ocorre agora uma aparente contradição. O herói encontra, no caminho diante de si, a mensagem que o havia despertado. É como se houvesse um segundo encontro com a mensagem.

Como o herói está liberto das limitações do corpo físico. Então agora pode perceber o que se encontra no recôndito de seu ser.

A expansão de consciência, que inicialmente despertou a sua audição sutil, agora desperta também a sua visão espiritual.

Essa parece ser a tendência da maior parte dos aspirantes na Senda. Primeiramente a audição espiritual é desperta e só mais tarde a visão.

Segue adiante, portanto, reconfortado pela voz amorosa do mestre interior e por visões diáfanas das vestes reais do mundo celestial.

A Voz é o aspecto feminino do poder. E a Luz, o masculino, que guia, controla e ordena. A Voz e a Luz também podem ser interpretadas como sendo a Verdade Eterna, como nas Odes de Salomão.

Ele vê as vestes mas ainda não pode vesti-las, pois não entrou no mundo da luz. A crescente expansão de consciência que nosso nobre experimenta é descrita como uma viagem. Assim, é dito que ele deixa para trás o Labirinto e a Terra de Babel, chegando a Maishan.

O lugar de intercâmbio entre os mundos espiritual e material. Uma vez transposto esse limite, expresso como ‘a costa’ onde se localiza a Maishan simbólica, aparecem os distribuidores do tesouro. Portanto a Veste de Glória que havia sido deixada na casa do Pai.

II – O reencontro consigo mesmo:

Mais uma surpresa: a veste se parece como a imagem dele mesmo. O reencontro consigo mesmo. O reconhecimento de sua imagem primordial e a união com ela significam o verdadeiro momento da salvação.

O fato de a veste parecer-se com seu dono é de grande importância em todas as tradições esotéricas. O conhecimento de nossa verdadeira natureza só pode ser realmente obtido através da gnosis. Quando então percebemos todas as implicações de sermos a centelha divina interior, unos com o Pai. E, portanto, com todos os seres.

Os tesoureiros apresentam-se como dois seres com uma única forma. Inegavelmente representando a verdade oculta de que, no mundo da manifestação, toda unidade apresenta-se de forma dual. Cada ser de luz é completo trazendo em si os dois aspectos da totalidade, masculino e feminino, força e forma.

Os dois tesoureiros também representam o Mestre instrutor, que até então havia guiado ocultamente o jovem nobre. E o Grande Hierofante que concede a Iniciação, ou seja, a Veste de Luz que simboliza a iluminação suprema.

Os fiéis depositários dos tesouros do Rei finalmente entregam a recompensa prometida ao herói, a veste gloriosa.

A veste cravejada de jóias, os tesouros espirituais, tem estampada a Imagem do Rei dos Reis. Ou seja, é uma expressão do Supremo.

Ele, então, percebe que ‘movimentos de gnosis abundavam em toda a extensão (da veste) que estava se preparando como que para falar.’

A consciência da unidade faz com que a gnosis suprema seja concedida. Desvelando, outrossim, a verdade sobre todas as coisas diretamente à mente.

III – A iniciação final:

Pelas palavras da veste fica claro que o conquistador recebeu a iniciação final que o torna um super-homem. Um Mestre de Compaixão e Sabedoria.

Isso é confirmado pelo Nobre que diz:

‘E percebi em mim como minha estatura aumentava com sua atividade.’

Decerto o próximo passo é a cerimônia de posse da veste. Que simboliza o grande esplendor que deve ser a cerimônia de iniciação de um Mestre.

A beleza colorida da veste e o manto de cores resplandecentes expressam o fato de que ao tornar-se Uno com o Todo, o Adepto tem a seu alcance os poderes dos sete raios. Posto que simbolizados pela profusão de cores.

Finalmente o vencedor coloca a veste de luz e o manto de poder. Então ascende ao ‘Portal das Boas Vindas e da Reverência’. Onde inclina-se e presta homenagem à glória do Pai.

Esse o recebe com alegria, da mesma forma como o Pai agiu na parábola do filho pródigo. E todos os súditos do Reino participam das comemorações. Pois mais um Filho de Deus, ou um raio do Sol Espiritual, retornou à fonte depois de cumprida sua missão.

[3] H.P. Blavatsky, A Voz do Silêncio, ( Editora Pensamento)
[4] “Ascendi à luz como se na carruagem da Verdade, a Verdade guiava e me levava. Ela me carregou sobre golfos e abismos e me agüentou na subida de gargantas e vales. Ela tornou-se para mim um porto de salvação e colocou-me nos braços da vida eterna.” (Ode 38, 1-3)
[5] A idéia de que a Veste é sua imagem também foi expressa por Paulo: “E nós todos que, com a face descoberta, refletimos como num espelho a glória do Senhor, somos transfigurados nessa mesma imagem, cada vez mais resplandecente, pela ação do Senhor, que é Espírito.” (II Cor 3,18)




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *