TEORIA DAS CORDAS

TEORIA DAS CORDAS

I – Nos moldes da Igreja Católica:

Inegavelmente a humanidade sempre buscou o entendimento do Universo. Primeiro era a igreja católica, na época do mundo romano, quem ditava os conceitos que deveriam fazer parte das verdades de cada indivíduo. Conquanto o homem era o centro do Universo e tudo girava em torno da Terra. Pois Deus controlava tudo. E, decerto, só se chegava a Ele, através da igreja.

Por outro lado, Tomás de Aquino foi quem conseguiu juntar o pensamento liberal dos filósofos gregos com os interesses da igreja católica, moldando conceitos que perduram até hoje.

E, depois disso, veio o Renascimento com Lutero que compôs 99 teses provando que o acesso a Deus não era mediado pela igreja.

II – Do Iluminismo à Teoria Quântica:

Em seguida o iluminismo com Newton, que ditava que tudo no Universo tinha que ser explicado por leis físicas. Não havia abstração. Foi uma época cartesiana e determinista. Tudo que não pudesse ser medido e quantificado, simplesmente não existia.

Ademais, após Newton veio Einstein com a Teoria da Relatividade que explicava maravilhosamente todo o Universo através de suas fórmulas. Modificando, portanto, os conceitos de Newton pelas leis de tempo, velocidade e gravidade.

Entretanto, praticamente na mesma época surgiu a Teoria Quântica com Max Plank, Louis de Brouglie, Werner Heisenberg, Niels Bohr, Schrödinger, Young. E outros, explicando com riqueza de detalhes, o mundo microscópico, atômico. Aliás, todas as suas fórmulas matemáticas eram perfeitas e testadas em experimentos laboratoriais.

III – A Teoria de Tudo:

Ao se tentar introduzir as fórmulas e os conceitos quânticos na Teoria de Einstein, que são próprias para o mundo macroscópico, começaram a surgir os problemas, uma vez que as fórmulas são incompatíveis umas com as outras.

Esse dilema de duas teorias que explicam perfeitamente o Universo, sendo uma para o mundo macroscópico, e outra para o mundo microscópico, persiste até o momento. O desconforto dos cientistas na busca por uma solução única que explicasse o funcionamento do Universo, fez com que chegassem na “Teoria de Tudo”.

A Teoria das Cordas nada mais é do que um elo, que unifica as duas teorias incluindo a gravidade. Ela se baseia no conceito de que as partículas elementares que compõe o Universo, não são os quarks (compostos pela junção de prótons e nêutrons dentro do núcleo atômico).

Outrossim, também não são os elétrons. São, enfim,  pequenos filamentos vibracionais. Portanto, não são partículas de matéria, das quais os quarks e elétrons são feitos.

IV – A realidade e a Teoria das Cordas:

A realidade em que vivemos, é um produto da vibração dessas cordas.

O tipo de oscilação e a composição de várias cordas ressonando em conjunto, moldam a realidade que experimentamos na nossa vida, no nosso dia a dia.

É impossível com a tecnologia atual disponível, visualizar elementos tão pequenos como as cordas.

Uma vez que nosso limite de visualização das partículas atômicas é de um bilionésimo de bilionésimo do metro, isso se torna impossível.

Ademais, as cordas são menores ainda.

De qualquer forma, mais uma vez, essa teoria irá moldar a forma de entender o mundo.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

marcelo fonseca

Sou carioca, médico, com intensa atuação na Clinica Médica por 34 anos. Mestre em clínica e professor universitário. Tenho 60 anos e meu interesse por física quântica se iniciou há mais de 15 anos. Sou autor do livro O Papo no Caminho. Ministro aulas e palestras sobre Consciência Quântica onde explico a espiritualidade e o dia-a-dia pela visão quântica da realidade. Meus contatos são : SITE: www.marcelocarvalhodafonseca. com.br Face + Instagram + YouTube com o mesmo endereço: MCF Consciência Quântica Sou um incansável questionador e pesquisador de valores, tanto do comportamento humano, quanto do entendimento do funcionamento do Universo. Apaixonado pela física quântica busco sempre esclarecimentos para tantos fenômenos inexplicáveis pela ciência moderna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *