A Vida Mística I – Raul Branco

A Vida Mística I – Raul Branco

I – O que é o misticismo?

Todas as tradições religiosas e filosóficas do mundo falam sobre a vida mística e o misticismo. Misticismo é uma palavra de uso corrente para todos aqueles que estão engajados na busca espiritual. Mas, no entanto, essa palavra nem sempre é devidamente entendida.

Para muitos, misticismo tem a ver com tudo aquilo que é um pouco estranho. Para estas pessoas seria o equivalente a esotérico ou aquilo que transcende à nossa compreensão.

Verificamos que misticismo é usado em linguagem corrente de uma forma muito elástica e não necessariamente técnica. É realmente difícil definir o que é misticismo.

Isso se dá porque a vida mística engloba toda uma série de fenômenos e experiências.

II – A ênfase no conhecimento:

E isto porque os místicos são os expoentes da família humana.

Aqueles que, inegavelmente, em todos os tempos e em todas as tradições, são consumidos por uma paixão.

São os que buscam encontrar o caminho que leva ao estado de consciência que nos propicia o conhecimento da realidade.

O conhecimento realmente é enfatizado em todas as tradições.

Por exemplo, na tradição cristã, nos primeiros séculos, falava-se muito em conhecimento. Talconhecimento da época  era referido em grego como gnose.

Foi decerto daí que surgiu o gnosticismo. Então, gnose é o conhecimento.

Entretanto,  é um conhecimento do tipo místico e não o conhecimento intelectivo. Ou seja, é aquele conhecimento derivado de uma percepção transcendental ou uma percepção interior.

Ou poderíamos dizer ainda, de uma revelação interior.

Então, neste sentido, misticismo e gnosticismo são a mesma coisa. Essa busca do conhecimento. O conhecimento profundo.

III – A Yoga como um caminho:

O conhecimento da realidade última, pode ser feito por diferentes meios.

Por exemplo, na Sociedade Teosófica fala-se muito da Yoga. A Yoga é uma forma de busca do conhecimento que, na sua essência última, tem um profundo paralelo com a vida dos místicos. Quando se fala na definição da Yoga como sendo a cessação dos movimentos mentais. Isto é misticismo.

É o método pelo qual se alcança o conhecimento da realidade última.

Porque na Yoga, isso se dá quando se consegue aquietar inteiramente a mente, quando não há nenhuma perturbação, e todo o nosso conteúdo mental está aquietado.

Aí então,  é possível que a luz interior se faça refletir no nosso cérebro, e tenhamos percepções extra sensoriais, percepções da realidade última.

IV – A mente em contemplação:

No misticismo isso é exatamente o que acontece. As experiências místicas só ocorrem quando os indivíduos conseguem aquietar inteiramente a mente em contemplação. A contemplação, portanto, equivale ao estágio mais elevado da Yoga.

Os místicos, no entanto, seguem o seu próprio caminho. É um caminho que de certa forma difere do caminho da Yoga e difere do caminho do ocultismo. Os paralelos e as diferenças entre o caminho místico e o caminho ocultista, são de grande interesse para o buscador espiritual.

Mas demandam mais tempo do que dispomos agora. Portanto, vamos reservar esta questão para outra ocasião.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *