Qi Gong e seus benefícios para o bem-estar físico e psíquico

Qi Gong e seus benefícios para o bem-estar físico e psíquico

Qi Gong  é a energia em movimento

É uma arte chinesa, cuja tradução significa exercício (Gong) da Respiração (Qi).

Pode ser traduzido como respiração e também como energia. Exercício é prática, é treino. Assim, Qi Gong é um conjunto de práticas respiratórias utilizado para exercitar as energias vitais do nosso corpo.

Na prática do Qi Gong consideramos postura, respiração e concentração

Existem diversas escolas dessa prática. Cada uma tem o seu próprio sistema e o seu próprio método. Entretanto, todas seguem a mesma regra, utilizando três instrumentos: postura, respiração e concentração.

Decerto, podemos classificá-lo em duas categorias:

O Qi Gong pode ser rígido ou flexível

Rígido – normalmente é utilizado na prática de artes marciais; o praticante treina através da respiração e concentração, com o objetivo de fortalecer o seu corpo. Um exemplo é a demonstração onde uma pessoa coloca uma pedra sobre o peito e uma outra arrebenta a pedra com uma marreta sem ferí-la.

Flexível – é dedicado à saúde e normalmente seus objetivos são terapêuticos.

Saúde e força são dois conceitos diferentes

É fundamental na prática do Qi Gong saber distinguir entre ser forte e saudável.  Assim, uma pessoa forte não é necessariamente saudável; uma pessoa saudável não é necessariamente forte.

É comum encontrarmos pessoas fortes, que trabalham a musculatura e sofrem de enxaqueca, problemas no fígado, náuseas, indigestão, alteração emocional. O ideal é que uma pessoa consiga ser forte e manter-se saudável, entendendo que saúde é um bem-estar físico e psíquico.

É preciso manter nosso bem-estar físico e psíquico

Bem-estar físico é quando uma pessoa não tem pequenos incômodos. Ela vive em equilíbrio com sua condição física. Muitas pessoas não têm nenhum problema de saúde mais grave, mas vivem no estado da irregularidade física, uma dor de dente, um resfriado, uma dor muscular.

Portanto, bem-estar psíquico é quando uma pessoa sofre menos irregularidades e alterações emocionais e menos inquietações mentais.

Essa prática nos leva a equilibrar o bem-estar físico e psíquico. Isso significa viver com saúde, com tranquilidade e em harmonia.

Dois tipos de Qi Gong:  o flexível e o estático

Flexível, que é mais indicado para o equilíbrio entre o bem-estar psíquico e o bem-estar físico, pode, ainda, ser classificado em duas categorias:

Estático – são práticas com pouquíssimo movimento, geralmente, esse movimento é interiorizado. O corpo pode estar imóvel, porém a energia interna, a respiração está em movimento.

Essa prática de Qi Gong trabalha, principalmente, com a respiração e a concentração; normalmente o praticante está sentado.

Móvel – são práticas que possuem muitas posturas e movimentos.

Cultivando o Qi Gong interno e o externo

Existe, ainda, uma outra classificação de Qi Gong, geralmente utilizada num estágio mais avançado:

Qi Gong Interno – são práticas respiratórias e energéticas que beneficiam o próprio praticante.

Qi Gong externo – são práticas respiratórias e energéticas que se pode utilizar para intervir na energia de outra pessoa. Geralmente são utilizados para curas energéticas. Qualquer trabalho energético com outra pessoa implica na perda de energia. Isso significa que se aquele que doa não tiver um acúmulo de energia, sua saúde pode ficar prejudicada. Assim, uma pessoa que deseja curar outra através de práticas energéticas deve buscar ao longo dos anos o fortalecimento de sua própria energia. Por isso, a prática do Qi Gong deve ser uma constante.

A medicina chinesa tem um conceito muito claro: quem trabalha com cura tem que ter saúde.

 




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *