Graus Simbólicos – Janduz – Os 30 graus de Touro

Graus Simbólicos – Janduz

Os 30 graus de Touro

tradução literal de Raul V. Martinez (1988)
Ofertada ao site Meio do Céu – Claudia Araujo para auxiliar os leitores no estudo astrológico.

Janduz – Les 360 Degres Du Zodiaque Symbolises Par L’image, editions Niclaus, Paris 1939.

K. Hitschler – Pouvoirs Secrets des Mots et des Symboles, editions de la BaconniŠre, Neuchatel (Suisse) 1968.

Touro:
TA  01.

Uma mulher em pé, no gênero de uma “vitória”, tem uma espada cuja ponta penetra na areia, enquanto um atleta, mantendo um touro pelos chifres, o derruba com elegância.

ou – Um atleta derrubando um touro pelos chifres.

TA  02.

Um homem cansado ou morrendo está estirado no solo, sob os raios do sol se pondo entre as nuvens e, passando perto dele, uma mulher deitada indolentemente sobre uma espécie de carro pequeno, semi-vestida, se fazendo puxar por um cavalo, passo a passo.

ou – Uma mulher se dependurando na cauda de um cavalo.

TA  03.

Uma mulher de idade madura, rude, do campo, colhe belas uvas e as coloca em um cesto que já contem outras bonitas frutas, enquanto uma mulher idosa, de maneiras equivocas, se dissimula sob um véu.

ou – Uma mulher velha semi-velada.

TA  04.

Um leão furioso, rugindo, estende uma pata para um archote em chamas que excita sua cólera, enquanto que uma espécie de Górgona, com semblante exaltado, maneja um chicote em um gesto desordenado.

ou – Uma mulher segurando com a mão direita um chicote.

TA  05.

Um pomar com as árvores carregadas de frutas; na frente um campo onde pastam ovelhas próximas de um homem de ar bondoso, que corta lenha; sob um telheiro um boi está deitado.

ou – Um boi abaixa-se perto de sua manjedoura.

TA  06.

Uma sala de conferência; um homem no apogeu de sua glória está sobre o estrado, com um rolo de papel na mão e com a fronte cingida de louro; na beira do estrado está um homem com três cabeças, olhando cada uma um lado diferente, significando a vasta inteligência do sujeito.

 ou – Um homem de três cabeças, estendendo a mão direita.

TA  07.

Um canto de parque onde pasta uma vaca doméstica, enquanto que um pouco mais longe, uma bela e graciosa mulher se admira em um espelho de mão.

ou – Uma bela mulher em pé.

TA  08.

De um rio acrescido pelas chuvas, um velho se esforça para retirar alguns ramos, enquanto sua mulher sentada em uma grande pedra olha sem ver, em torno dela, absorta por sua dificuldade.

ou – Uma mulher triste, sentada sobre um monte de pedras.

TA  09.

Um homem corpulento, parecendo um bom menino e feliz, esta em pé no meio de seus animais domésticos, aos quais ele dá grãos, ou que pastam em torno dele.

ou – Um homem perseguindo diante dele ovelhas e cabras.

TA  10.

Em um campo um boi está deitado ao sol e dois melros estão empoleirados sob seu dorso; um cão bonito brinca com duas alegres mulheres próximas de uma serpente.

ou – Um cão brincando entre duas mulheres.

TA  11.

Um homem coroado está sentado em um trono, em uma sala onde estão acumulados indicadores de grande riqueza; sobre um candelabro está empoleirado um corvo que lança um olhar de inveja sobre o homem coroado.

ou – Um corvo empoleirado.

TA  12.

Uma planta com uma bela flor de cor “laranja”, na qual estão pousadas duas borboletas batendo as asas, e próximo dela, duas mulheres, as mãos entrelaçadas.

ou – Duas mulheres, as mãos entrelaçadas.

TA  13.

Um cão tendo um osso corre a toda velocidade para escapar de um outro cão que o persegue para lhe tomar seu osso, enquanto duas comadres se injuriam, prontas a se bater.

ou – Duas mulheres que se batem.

TA  14.

Uma marcenaria modesta cuja porta está totalmente aberta, mas o dono barra a entrada com um bastão, que mantém atravessado.  

ou – Um homem tendo um bastão atravessado.

TA  15.

Um homem de idade madura, pensativo, sentado a uma mesa sobre a qual repousam um grosso livro e instrumentos científicos, olha passar diante de sua janela um bando de sete íbis fugindo em vôo rápido.

ou – Sete íbis voando rapidamente.

TA  16.

Uma mata à borda da qual se aventuram duas vacas brancas, sem se aperceberem que um tigre está prestes a saltar sobre elas; e atrás de uma moita florida uma mulher inclina duas rosas, uma sobre a outra, uma clara e outra escura, que acaba de colher.

ou – Uma mulher tendo uma rosa de ouro e uma rosa de prata, que inclina uma sobre a outra.

TA  17.

Em uma paisagem hostil corre um rio no qual um homem se obstina em nadar contra a corrente, enquanto sobre a margem, um touro preso a uma árvore faz esforços desesperados para reaver sua liberdade.

ou – Um touro preso a uma árvore pelo meio do corpo.

TA  18.

Dois touros se precipitam com as cabeças abaixadas um contra o outro, enquanto  em outro canto da área da fazenda, dois bodes se defrontam com os chifres para frente.

ou – Dois touros que se batem a golpes de cabeça.

TA  19.

Uma mulher levemente vestida está deitada em um campo florido, enquanto na beira de um riacho uma das suas companheiras faz uma manobra de transvasar a água de um vaso em um outro.

ou – Uma mulher transvasando água de um vaso em outro.

TA  20.

Em uma cozinha do campo: um corvo está empoleirado em um pote de água, olhando dois cães que se mordem.  

ou – Dois cães que se mordem.

TA  21.

Uma coruja empoleirada  sobre uma árvore espreita uma serpente enrolada em torno de um galho; abaixo, um urso se enfia sob uma mata, olhando de lado, mostrando os dentes.

ou – Um urso olhando para trás dele e mostrando os dentes.

TA  22.

Um campo, no centro do qual se levanta uma bela árvore onde está fixado um enxame de abelhas cujo vôo contorna o cume; sob a árvore dois homens se estendem cordialmente as mãos.

 ou – Três homens que se seguram pelas mãos.

TA  23.

Um rei em seu trono, cercado por seus cortesãos; mas atrás dele está uma forma coberta de negro e na frente se vê um homem que cai de costas.

 ou – Um homem tombado sobre o dorso.

TA  24.

O leito seco de um rio no qual corvos procuram alguns restos de alimento que parece vir lhes disputar, um pobre homem, apoiado em uma cana que verga.

ou – Um homem curvado, se apoiando em uma cana que verga.

TA  25.

Sobre um planalto um leão rasteja, prudente, mas não servil, diante de um homem em pé, dominador, apoiado em um sólido cacete.

ou – Um homem em pé, apoiado em um bastão.

TA  26.

Uma mulher loira, trazendo uma criança pela mão, colhe flores no campo, ao longo de um caminho no fim do qual um homem bondoso lhes estende a mão, para as ajudar a transpor um vau.

ou – Um homem em pé, a mão estendida.

TA  27.

Um alquimista trabalhando em seu laboratório, cadinhos, retortas, bocais de pólvora etc… sobre a mesa um pedaço de ouro; pela janela se vê um campo ceifado, coberto de feixes de trigo.

ou – Um campo coberto de feixes de trigo.

TA  28.

Sobre uma pequena elevação está montado um pau-de-sebo, no qual um homem procura subir, enquanto sua imperícia diverte as crianças que o olham tentar e, perto deles, uma mulher de andar fatigado, avança, tendo um cavalo pela rédea.  

ou – Uma mulher puxando um cavalo pela rédea.

TA  29.

Um homem robusto, um chicote na mão, expulsa, adiante dele, dois escravos acorrentados; e saindo do portal que ele acaba de transpor, uma mulher sem moderação, arrasta um bode pelos chifres.

 ou – Uma mulher arrastando um bode pelos chifres.

TA  30.

Sob um pórtico florido de uma bela casa, um homem vestido com roupas suntuosas, cercado de servidores e de cortesãos, está recostado em um leito de repouso. Um belo jardim se penetra no arredor.

ou – Uma casa de uma rica arquitetura.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *