A lua e seus ciclos de transformação na Astrologia chinesa

A lua e seus ciclos de transformação na Astrologia chinesa

Como nós sabemos, a Lua tem seu lugar no simbolismo de várias culturas e tradições. Na visão do pensamento chinês, a Lua está relacionada à natureza Yin ao passo que o Sol está associado à natureza Yang.

Sol e Lua estão juntos o tempo todo.

Juntos, eles representam a própria Iluminação. Duas forças, dois movimentos que se complementam.  Sol e Lua juntos geram a mutação.  Esse é um princípios que rege a compreensão do I Ching, o Tratado das Mutações.

Como nos dizem os Mestres da tradição taoísta, o Caminho da natureza é o Caminho do Céu. Desse modo,  o caminho do Céu é o caminho do dia e da noite, do movimento das estrelas, do Sol e da Lua.

Conhecer o Caminho do Céu é conhecer o processo da Mutação

Quem conhece o caminho do Céu conhece o processo de mutação e transformação. Todo o momento Yang traz um momento Yin. Depois da ascensão vem a queda porque toda expansão leva ao recolhimento. Da mesma maneira, depois do momento Yang vem o momento Yin.

Decerto, a importância do Sol e da Lua na cultura e na vida do homem chinês pode ser compreendida pela divisão do calendário chinês em dois ciclos, o calendário solar e o calendário lunar.

Entendendo a natureza pela organização do calendário solar e lunar

Nos dois calendários o termo usado para designar mês é o mesmo utilizado para Lua. Assim, os meses são contados de acordo com o movimento lunar.  Aproximadamente  a lua leva um prazo de trinta dias  para completar o seu ciclo de transformação, a saber: minguante, nova, crescente e cheia.

O Zi Wei Dou Shu segue o calendário lunar

A Astrologia Zi Wei Dou Shu ou Astrologia Polar chinesa adota os princípios do calendário lunar.

E qual é a importância da Lua na compreensão da Astrologia polar chinesa?

Na astrologia Zi Wei Dou Shu, a Lua é representada pela estrela Tai Yin. Portanto, é a estrela da beleza, da afetividade, do feminino, da intuição.

A Lua é representada pela estrela Tai Yin

Tai Yin, é movimento, é mudança. A Lua tem quatro fases, por isso, Tai Yin é considerada uma estrela da que se movimenta muito rápido.  Dependendo do grau da sua luminosidade, a Lua se revela tal como a lua cheia ou se mantém reservada, como a lua minguante. De acordo com a teoria dos 5 elementos (Wu Xing) Tai Yin é regida pela energia da Água e sua natureza é Yin.

Tai Yin está relacionada ao Tai Yang, o Sol

Tai Yin, a Lua, está relacionada ao Tai Yang, o Sol. Assim, no mapa do Zi Wei Dou Shu quando encontramos Tai Yin devemos localizar também Tai Yang, relacionando os palácios e o grau de luminosidade, plenitude ou recolhimento, dessas duas estrelas.

Sol e  Lua estão na natureza  em equilíbrio constante

Na astrologia, a Lua e o Sol simbolizam sentimentos opostos, existindo o sentimento solar e o sentimento lunar; ora momentos mais alegres, ora  momentos mais introspectivos; ora momentos mais iluminados, claros e exteriorizados, como o dia, ora momentos mais introspectivos, como a noite.

O homem chinês sempre utilizou o macrocosmo, a natureza, os astros como suas referências de tempo, espaço e vida.  Certamente eles  só puderam fazer isso porque o macrocosmo sempre esteve em ordem e harmonia perfeitas.

 

Crédito da imagem: @andreaserpaimagens




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

2 comentários em “A lua e seus ciclos de transformação na Astrologia chinesa

  • janeiro 20, 2019 em 10:43 pm
    Permalink

    Ciclo de 28 dias?

    Resposta
    • janeiro 21, 2019 em 12:13 am
      Permalink

      Oi Nando
      Um ciclo da lua, no calendário antigo, era de trinta dias. Hoje um ciclo de lua, já com aparelhos mais precisos, já se sabe que é de 28 ou de 29 dias. Antigamente, para arredondar, eles usavam trinta dias.
      Mantive o conceito da lua com trinta dias pois se cada lua tem trinta dias, dois meses, duas luas seguidas, completam sessenta dias. Isso corresponde ao ciclo sexagenário, de sessenta combinações dos dez troncos do céu com os doze ramos da terra, do calendário chinês, em 60 dias.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *