Graus Simbólicos – Janduz – Os 30 graus de Câncer

Graus Simbólicos – Janduz

Os 30 graus de Câncer

Tradução literal de Raul V. Martinez (1988).
Ofertada ao site Meio do Céu – Claudia Araujo para auxiliar os leitores no estudo astrológico.

Janduz – Les 360 Degres Du Zodiaque Symbolises Par L’image editions Niclaus, Paris 1939.

K. Hitschler – Pouvoirs Secrets des Mots et des Symboles, editions de la BaconniŠre, Neuchatel (Suisse) 1968.

Câncer:
CN 01.

A colheita da parreira em família.

ou – Um homem e uma mulher se segurando pelas mãos.

CN 02.

Um cão bem nutrido defende um osso contra dois cães famintos; e uma mulher caminha despreocupadamente diante de um homem indeciso que hesita em a seguir.

ou – Duas mulheres em pé, imóveis, face a face.

CN 03.

Uma mulher está sentada aparentando estar sofrendo, tendo na mão um maço de flores murchas; dois homens em pé a olham: um com ar malicioso, o outro com compaixão.

ou – Dois homens em pé diante de duas mulheres sentadas.

CN 04.

Uma mesa de banquete e instrumentos musicais abandonados pelos convivas que se perseguem lascivamente.

ou – Uma mulher em pé, imóvel, esperando um homem.

CN 05.

Uma árvore jovem que o vento soltou de seu suporte cresce obliquamente; sob seus ramos, uma jovem espera seu namorado que foge sem ser visto.

ou – Uma jovem em pé, esperando um homem.

CN 06.

Um homem avança puxando atrá dele um cavalo semi-estrangulado pelo laço que lhe aperta o pescoço; atrá deles, uma manopla de ferro, um sabre e um chicote estão colocados junto a um tronco de ávore.

ou – Um homem mergulhando uma cabra em uma caldeira.

CN 07.

Uma mulher rica, sentada sob uma pérgola florida, distribui jóias caras a mendigos que se mostram risonhos, aqueles que já receberam, enquanto que um homem vestido de arlequim, os cabelos desordenados, procura mergulhar um cordeiro vivo em uma caldeira fumegante.

ou – Um homem puxando uma cabra com seu cinto.

CN 08.

Uma mulher jovem se esconde atrás de uma coluna de um Templo de Amor, olhando uma serpente que se prepara para se precipitar sobre uma ave no chão.

ou – Uma mulher em pé, semi-escondida atrás de uma casa.

CN 09.

Uma mulher jovem em costume regional fia enquanto passeia nos caminhos de sua agradável aldeia.

ou – Uma mulher segurando com a mão direita um fuso.

CN 10.

Um bonito carvalho cobre uma grande extensão de um campo sobre o qual se vê ainda numerosos feixes de trigo, onde um ser, um tanto simbólico, apalpa sorrindo as espigas bem cheias.

ou – Um homem segurando com a mão direita uma cesta e, com a outra, semeando grão.

CN 11.

Sob uma chuva forte e mar tempestuoso, se vê no litoral um navio naufragado, enquanto que no mar um outro barco parece desamparado.

ou – Um navio imóvel sobre as águas.

CN 12.

Como que projetado no céu, um Caduceu colocado entre duas luas; aquela em crescente ilumina fracamente, enquanto a outra, estando perto de sua plenitude, lança uma bela claridade.

ou – Uma criança sentada, tendo um livro aberto e uma pena.

CN 13.

De uma mata se vê emergir um homem robusto, de ar feroz e um pouco triste, levando atravessado em seus ombros uma ovelha degolada, cujo sangue goteja ainda, e dissimulado, próximo de uma pedra, um punhal está colocado junto de uma cabeça cortada.

ou – Um homem levando nos ombros uma ovelha degolada.

CN 14.

Em um céu sereno uma estrela magnífica ilumina um canteiro de flores, junto das quais um cordeiro deitado porta uma coroa ornada também com uma estrela.

ou – Um cordeiro levando sobre sua cabeça uma coroa de ouro.

CN 15.

Dois tronos sob seus dosséis; sobre um, um cão muito ordinário está dormindo, e sobre o outro, um gordo rato coroado está à espreita.

ou – Um rato coroado, se agacha sobre um teto.

CN 16.

Um novo Sansão ameaça abalar as colunas de um templo; a seus pés sobre uma escada está um leão morto, e mais abaixo, um ouriço coloca sua pequena pata sobre uma serpente morta.

ou – Uma ave tendo uma serpente sob seus pés.

CN 17.

Sob um céu noturno sulcado por relâmpagos, um homem caminha sem medo, com os olhos fixos em um clarão azul, não vendo uma mulher sentada ao pé de uma árvore, que aperta em gesto receoso, suas roupas em torno dela.

ou – Uma mulher em pé, imóvel.

CN 18.

Móveis, objetos e flores exóticas cercam um homem e duas mulheres jogando dados.

ou – Duas mulheres jogando dados.

CN 19.

Sobre um estrado, cercado por colunas nas quais figuram atributos alternativamente guerreiros e musicais, um homem está em pé, tendo em uma mão uma lança e na outra uma flauta; ao lado dele: uma manopla de armadura e um violino.

ou – Um homem tendo na mão direita uma lança e na outra uma flauta.

CN 20.

Um homem vestindo uma libre monta um cavalo de raça e se prepara para sair de uma rica propriedade, onde perto da saída, um cão monta guarda, sentado sobre uma carreta e olhando amigavelmente o cavalo.

ou – Um cão sentado sobre uma carreta.

CN 21.

Uma lua decrescente no meio das nuvens, ilumina fracamente sobre o mar um navio desmastreado, e na areia da praia um carro vazio que começa a se afundar.

ou – Um carro vazio.

CN 22.

Um homem está em pé no cume de uma montanha, um bastão de comando na mão, tendo o rosto iluminado pelo sol poente, que parece olhar de frente, sem ver a torrente de águas tumultuosas que borbota ate’ a planície.

ou – Um homem em pé, imóvel.

CN 23.

Um homem boceja, se espreguiçando, prestes a se deixar cair sobre um companheiro adormecido ao sol, suas ferramentas e instrumentos de trabalho estão abandonados no chão, onde gatunos os roubam.

ou – Uma queda d’água.

CN 24.

Sobre as muralhas de um castelo-fortaleza flutua uma bandeira ornada com uma coroa real, enquanto que embaixo, cavalos bufam alegremente, saltando um sobre o outro.

ou – Um cavalo saltando sobre um outro.

CN 25.

Nas areias de um deserto, um cavaleiro bem armado avança calmamente para o oásis, enquanto que um cavalo livre corre, crina ao vento, sem saber para onde vai.

ou – Um cavalo sem freios, correndo através do campo.

CN 26.

Fenômenos no céu: meteoros, estrelas cadentes; e as águas de cascatas tombando de um rochedo.

ou – Uma cascata tombando de um rochedo.

CN 27.

Um homem passa o bridão em seu cavalo, e uma novilha pende docemente sua cabeça para a mulher que a conduz.

ou – Um cavalo arreado, imóvel.

CN 28.

Dois amigos estão em contemplação diante de uma vasta paisagem, sentados sob uma árvore, dominados por um corvo meditativo empoleirado sobre um galho.

ou – Dois homens sentados sob uma árvore, olhando um corvo empoleirado.

CN 29.

No matagal um homem está pendurado em uma corda frouxa que não o estrangula completamente, e um tigre se aproxima rastejando de um cavalo amarrado a uma árvore.

ou – Um homem pendurado em uma forca.

CN 30.

Um cavalo jovem trota arrastando seu cabresto, e levantando muito alto a cabeça ele não vê a cerca que limita seu curso em direção ao mar, no qual se nota um barco que se afasta.

ou – Um barco flutuando na água




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

2 comentários em “Graus Simbólicos – Janduz – Os 30 graus de Câncer

  • fevereiro 1, 2019 em 12:45 pm
    Permalink

    Legal, Claudia, assunto excelente, para ser explorado. Beijos

    Resposta
  • fevereiro 1, 2019 em 3:20 pm
    Permalink

    Sem dúvidas Sonia, e esse material nos foi doado no século passado. Já traduzido pelo Raul V. Martinez. Constava do site Meio do Céu. Ainda tem muita coisa boa do velho site a ser publicada. bjs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *