O que é um Parto Normal?

O que é um Parto Normal?

I – Seguindo seus instintos na posição do parto:

Como é que uma parturiente se comporta quando segue seus instintos e a lógica fisiológica de seu corpo? Decerto no verdadeiro parto normal, a mulher está literalmente ativa, assumindo e mudando de posições conforme seu corpo pede.

Este é inegavelmente o parto mais antigo do mundo, praticado há séculos nas mais variadas formas. Espontaneamente, no entanto, a posição mais adotada na hora da expulsão é uma posição vertical (de cócoras, de quatro etc.). Posto que é a posição que mais facilita a descida do bebê e que faz mais sentido do ponto de vista anatômico e fisiológico.

Contudo, o uso da água durante o trabalho de parto também ajuda muito, especialmente no alívio da dor. Por isto que, em vez de falar em “tipos” de parto (deitada, sentada, de cócoras, na água etc). Como se fossem equivalentes e a posição um mero detalhe, preferimos insistir na filosofia por trás do parto humanizado (assim como nós o entendemos).

II – O que deve mudar no Brasil:

Trata-se, sobretudo, do parto onde a mulher é livre para fazer e agir conforme suas necessidades, deixando de ser uma paciente passiva, objeto de conduta médica. Decerto as evidências científicas também apontam para o fato de que o parto ativo (em que a mulher vai se movimentando e assumindo as posições que o corpo pede). Além de mais seguro, é mais rápido e menos doloroso do que aquele passivo em que a mulher fica deitada a maior parte do tempo… este último é o que conhecemos como sendo parto normal no Brasil!

É, contudo, bastante importante que se compreenda que as intervenções médicas que associamos ao parto. Como episiotomia (corte no períneo), uso do fórceps, anestesia peridural, indução e cesariana, feitas rotineiramente aqui no Brasil. E que são contra as recomendações da OMS (por sua vez, baseadas nas mais recentes evidências científicas). São, inegavelmente, em grande parte necessárias justamente pela falta de mobilidade e liberdade da mulher na hora do parto.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Clotilde Nunes

Sou Doula há 14 anos, quase psicóloga. Mãe do Caio e do Enzo, esposa do Falkner e Sacerdotisa Wiccaniana. Minha vida se entremeia nesses papéis e danço no ritmo do Universo, sendo grata pelas bênçãos que recebo e aprendendo com as pequenas e grandes lições do dia a dia. Email: allysmadron@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *