Zi Wei Dou Shu e o BaZi As escolas astrológicas chinesas

Zi Wei Dou Shu e o BaZi As escolas astrológicas chinesas mais conhecidas no Ocidente.

A Astrologia Zi Wei Dou Shu é conhecida como a Astrologia do Imperador

O Zi Wei Dou Shu é  conhecido como Astrologia Polar Chinesa e é uma das mais conceituadas formas de astrologia que se origina da metafísica chinesa.

Ademais, o conceito do Zi Wei Dou Shu foi elaborado pelos Mestres taoístas a partir da observação das estrelas. Eles estudaram o movimento estelar e seu impacto sobre a vida as pessoas.

A estrela principal é chamada de Imperador

A estrela Zi Wei é a estrela principal dessa Astrologia. Ela é  chamada de Imperador e refere-se à estrela Polaris, que é vista no centro do Céu do Norte na China.

O Zi Wei Dou Shu conta com 14 estrelas principais

As 14 estrelas principais usadas na análise do Zi Wei Dou Shu são as estrelas da Constelação da Ursa Maior (BeiDou) e da constelação de Sagitário (Nandou).

Cada nome que aparece no mapa refere-se a uma estrela no céu (com algumas exceções). Contudo, todas estrelas são consideradas ao analisar o mapa.

E também com uma centena de outras estrelas, distribuídas em doze Casas

Além das estrelas principais temos outras de grandezas variadas, que agem  de acordo com a influência do Zi Wei, a estrela principal.

Inicialmente, no Zi Wei dou Shu as estrelas são plotadas em 12 casas, chamadas de Palácios.

Cada estrela ao ser plotada em uma casa ganha um grau de luminosidade

Ao entrarem em cada um desses palácios as estrelas evidentemente recebem um grau de luminosidade, que expressam ora o menor ora o maior brilho.

Dessa maneira, a leitura da carta do Zi Wei Dou Shu torna-se infinitamente mais complexa do que outros métodos de “leitura do Céu”  mesmo os de origem chinesa, tais como o BaZi

O BaZi é a escola conhecida como os Quatro Pilares do Destino

O BaZi é a escola de  astrologia chinesa  mais popular no Ocidente.  É conhecido como o estudo dos quatro pilares, a saber : ano, mês, dia e hora do nascimento.

O pilar do ano  é considerado o pilar do destino.  Ele indica como a pessoa se relaciona com o mundo e também como é vista pelos outros.  Além disso,  esse pilar está  relacionado aos seus antepassados e  a sua primeira infância.

O pilar do mês  indica o comportamento social de uma pessoa. Decerto está relacionado aos seus pais e ainda a sua adolescência

O pilar do dia  trata da personalidade interna, o seu self e também  mostra seu cônjuge.  Esse pilar representa sua  idade adulta

O pilar da hora de nascimento demonstra a parte mais íntima de sua personalidade, a sexualidade. Indica a fase final da sua vida, a velhice, e também seus filhos e descendentes.

As duas Escolas trabalham como calendário chinês

Ambas as Escolas utilizam cálculos e medidas baseadas na hora, dia, mês e ano de nascimento.

O Zi Wei Dou Shu trabalha com o calendário Lunar ao passo que o BaZi segue o calendário solar.  

Tanto uma Escola quanto a outra utilizam o conceito de Tronco Celeste e Ramo Terrestre.

Diferenças entre o Zi Wei Dou Shu e o BaZi

O Zi Wei Dou Shu é visto como uma Escola mais complexa do que o BaZi.

A Astrologia  Zi Wei Dou Shu é capaz de dar mais informações e detalhes da vida de uma pessoa do que BaZi.

Certamente, o Zi Wei dou Shu é o método que  nos diz tanto, onde e como as manifestações virão a acontecer.

O Zi Wei Dou Shu nos permite ir para os pequenos detalhes para que saibamos exatamente onde estão as oportunidades e os desafios. 

Por sua vez, o BaZi é mais simples e,  por causa disso,  é mais utilizado como ferramenta  para se ter uma visão geral rápida e precisa de como sua vida vai se desenrolar.

O Zi Wei Dou Shu e o BaZi podem se entendidos como código da vida

Tanto o Zi Wei Dou Shu quanto o BaZi,  pertencem à tradição das Escolas Astrológicas chinesa e, desse modo, podem ser entendidos como o código de vida.

Por fim, os estudos das duas escolas proporcionam um valioso conjunto de informações.

Dessa forma, elas  podem ser aproveitadas como uma diretriz  precisa para vivermos a nossa vida.

Isso significa estar em conexão com a energia do Céu e da Terra.

Concluindo, agir de acordo com a cobertura celestial e a receptividade da terra.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *