Nuances do poder em Plutão

Nuances do poder em Plutão

I – Como atuam as energias de Plutão:

As energias plutonianas atuam no mapa natal de uma maneira lenta, profunda e dramática, dolorosa por sinal. Sua função é trazer à tona da consciência nossa sombra enraizada no inconsciente da psique. A qual, aliás, está submetida ao inconsciente coletivo. Plutão é um planeta geracional. O que em astrologia quer dizer que, suas energias afetam toda uma geração de forma semelhante.

Assim é, que se torna possível que a humanidade possa transcender seus desvios, faltas, falhas e toda gama de características obscuras.

Características que foram erguidas nos egos sociais através dos séculos.

É perceptível ao analisarmos a História Mundial. E rapidamente nos deparamos num incontável número de dramas terroríficos entre poderes que geralmente resultaram em guerras e opressões para a humanidade.

A visualização de Plutão no sistema solar é de 1930, nas primeiras décadas do século XX. Neste contexto, portanto, o mundo ocidental, em grande parte veio a conhecer o poder das grandes guerras.

Por exemplo,  em 1932 inicia-se a Guerra do Chaco entre Bolívia e Paraguai.

Ademais, em 1936 estoura a Guerra Civil Espanhola. Além de em 1939 com a ascensão nazista dá-se inicio a Segunda Guerra Mundial. E aqui no Brasil ocorre o Golpe Ditatorial com Getúlio Vargas.

Neste cenário a luta pelo poder (assunto de Plutão) toma formas nunca antes vistas.

Outrossim, o que surge é o uso da tecnologia de guerra, políticas econômicas que passam por cima da humanidade para gerar lucro. Seja ao capitalismo, seja a indústria da guerra, toma proporções imensas. E os governos emergentes desse processo inflam o ego atrozmente com políticas nazi/fascistas.

II – A energia plutoniana na atualidade:

O que Plutão faz é trazer toda essa “sujeira maligna” à superfície. Atualmente vivemos tempos de intensa energia plutoniana. E não à toa que estamos vivenciando uma retomada infeliz ao poder político por personalidades de cunho neo fascista.

Tal como ocorre no Brasil, na Coréia do Norte e nos EUA.

Conquanto, o que acontece é uma necessidade de encararmos e de transformarmos nossa realidade  tal qual a construímos dentro do sistema cultural capitalista em que vivemos. Porque a magnitude plutônica se faz sentir por todos; além de  por todas as estruturas de poder que tecem a sociedade.

Nos sujeitos que compõe essa trama, o que se quer de Plutão natal é que ele chegue até as entranhas, à sombra que acompanha cada entidade humana.

O local em que Plutão está no mapa, por signo, casa e aspectos irá nos levar por seus domínios. Assim como Hades ao raptar a donzela Perséfone e a fazer sua esposa através de um estupro. O que inegavelmente deixou Deméter enfurecida e triste. A mãe desconsolada, como castigo, evoca um intenso inverno que deixa a natureza morta.

Se levarmos o mito para a psique humana, o que é estuprado é a consciência ingênua do ego, com catarses, mortes, choques, terror, desespero e toda maldade humana que possa haver sob o céu.

Quem disse que Plutão é leve? Nós ao nos apaixonarmos entramos no reino de Plutão, pois ficamos expostos ao outro. A intensidade de dor e prazer é aumentada, porque Plutão é obsessivo, violento, destruidor e sexual. Negar e reprimir forças plutônicas, apenas as fortalecem, pois um sacrifício para Plutão é destino.

III – O processo da profunda transformação:

De modo que, onde Plutão toca é necessária a transformação, a mudança. Mas de uma maneira que se decomponha o velho, o estagnado, o que não presta e aprisiona. Na transformação há eliminação, apodrecimento, ruína, humilhação, o deixar ir o que é inevitável. E muitas vezes caro ao ego. Assim este sofre profundamente e nunca mais será o mesmo.

Quando Plutão atua ele nos deixa sem defesas, mostra-nos a nossa vulnerabilidade e todo lixo psíquico que usamos para encobri-la. Deixar e sentir, sucumbir e subir. Até voltar, elevar profundamente, renascer da própria ruína, este processo é doloroso mas também é fortaleza.

Uma das chaves para não cair no sofrimento sem fim é não tentar se agarrar às velhas fórmulas, hábitos, pessoas. E o que mais o ego engendrar, em grande medida, por medo. Mas passado o trabalho nos infernos pessoais a promessa de Plutão é uma vida renovada.

Vida esta na qual o poder pessoal, o magnetismo sexual, a regeneração, a força, as emoções, a mente, e ainda,  também a auto imagem se incorporam de forma autêntica e restaurada na consciência de cada um/uma. Plutão é morte e também vida, é o processo da profunda transformação.

publicado originalmente em 27 de maio de 2017




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fabiane Marques

Astróloga e Historiadora, dançarina e poeta, vai entre os encontros da mente e da expressão, extraindo dos símbolos as conexões entre o existir e o sentir. No passo dos dias atendendo aos comandos do coração para fazer da vida a arte, da escrita a profissão, da dança o caminho, e da poesia a ação. Nada mais, nada a menos para Sol, Lua, Mercúrio e Ascendente em Gêmeos e uma Vênus em Touro, para o ar aterrissar. Contato: famarquescxs@hotmail.com Visite: http://trigonosastrais.blogspot.com/ http://fantasiasdoreal.blogspot.com/ Fabiane Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *