O Campo sistêmico das nossas relações e os aspectos astrológicos

O Campo sistêmico das nossas relações e os aspectos astrológicos

A Astrologia estabelece uma série de “Aspectos” entre planetas no círculo do zodíaco desenhado para uma data específica. Geralmente, o nascimento de uma pessoa.

Cada aspecto é definido pelos ângulos geométricos calculados dentro da circunferência.

Portanto, esses aspectos usualmente mais conhecidos, tais como Trigonos, Quadraturas , conjunções e oposições.

Se olharmos o nosso mapa de nascimento de uma perspectiva tridimensional , cada planeta estará num lugar, separado ou distanciado de outros.

Mantendo porém, relações, ora de costas, ora de frente, ao lado, num ângulo que sugere esforço, movimento, ou atração.

O mesmo acontece durante uma Constelação Familiar.

o campo sistêmico onde se colocam os representantes, impulsiona cada um a ocupar posições distintas e relacionais

Desta dinâmica entretanto, surge o movimento que leva a uma revelação e uma solução.

Olhar e ver, dialogar com os aspectos de uma mapa astrológico nos revela movimentos muitas vezes sutis, ou extremamente assertivos e que se manifestam o tempo todo.

Uma boa análise do mapa astrológico em relação à aspectos entre planetas, pode nos revelar movimentos subterrâneos importantes e reveladores na vida da pessoa ou em função do tema que se analisa.

O Campo sistêmico e os princípios gerais dos aspectos astrológicos:

O Campo sistêmico e os Aspectos Dinâmicos ou Desafiadores:

Quadratura (90 graus), Oposição (180 graus), Quincunce (150 graus) e às vezes, dependendo da interação dos planetas, inclui-se a Conjunção (0 graus)

Os aspectos desafiadores mostram que as energias envolvidas (as dimensões da vida) não vibram em harmonia.

Em síntese, uma tende a interferir na expressão da outra e criar tensão dentro do campo de energia (as casas astrológicas).

Por exemplo, um aspecto dinâmico entre Mercúrio e Marte pode manifestar-se como:

tanto impaciência (Marte) ao comunicar-se (Mercúrio), quanto forte desejo (Marte) de aprender.

Ou ainda, tendência a afirmar com demasiado vigor (Marte) suas idéias e opiniões (Mercúrio), e/ou irritabilidade do sistema nervoso.

Embora configurando aspectos desafiadores, o indivíduo tem a possibilidade de criar um modo relativamente harmônico de expressão dessas energias.

Isso se dá assumindo responsabilidade, trabalho, e confrontando o desafio com uma nova atitude.Transformando assim o potencial energético.

O Campo sistêmico e os Aspectos Harmônicos ou Fluentes:

São eles o Trígono (120 graus), Sextil (60 graus), algumas Conjunções (0 graus), contudo, dependendo da harmonia dos planetas e dos elementos dos signos envolvidos.

Esses ângulos correspondem à capacidades, ou mesmo, talentos e modos de compreensão e expressão espontâneos, que se desenvolvem com facilidade.

Enquanto estes aspectos fluentes indicam um “estado de ser” e uma “sintonia espontânea” e inata com um canal de expressão, em contrapartida, os aspectos desafiadores indicam a necessidade de ajuste através do esforço, desenvolvimento de novos canais de auto-expressão.

Os aspectos harmônicos mostram que as energias envolvidas vibram em harmonia, dessa forma reforçando uma à outra, se misturando numa expressão unificada.

Por exemplo: Mercúrio e Marte em trígono podem reforçar o potência mental, assim como, a capacidade de afirmar as próprias idéias.

Por conseguinte, afetam a capacidade de transformar idéias para nortear a auto-afirmação de Marte, ao mesmo tempo que Marte energiza a percepção e expressão verbal mercuriana.

O Campo sistêmico e as analogias com os aspectos e as constelações familiares

Há uma analogia possível com o que se passa num campo de constelação familiar, a maneira como se posicionam os representantes dos membros familiares, como se movem e se olham, e mesmo os tipos psicológicos representados.

Como por exemplo, o filho mais novo, a mãe , o pai, avô, o filho rebelde, os que já morreram…analogia possível com os planetas e seus significados no mapa astrológico




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Maurice Jacoel

Estudou e se formou em Filosofia pela USP. Dedicou-se por um tempo à fotografia documental. Começou seus estudos de Astrologia, em 1980, na então Escola Júpiter, em São Paulo, e também participou do Curso de Extensão Universitária em Astrologia, da UNESP, ministrado pelo Professor Raul Martinez. Em 1984, começou a trabalhar exclusivamente como astrólogo profissional, através de consultas, assessoria e ensino. Foi criador de um espaço diferenciado de ensino para a astrologia de 1987 a 1992; em São Paulo, chamado Centro de Estudos Girassol. Atuou como professor de Astrologia nas escolas Regulus, Girassol, Delphos, AstroBrasil durante os anos de 1987 a 1998; na cidade de São Paulo; e também em Brasília, inclusive no CENTRE – Centro de Ensino e Treinamento Especializado em Brasília. Atualmente Coordena o Curso de Formação em Astrologia Transpessoal na Unipaz - DF. Foi fundador do SINABRA - Sindicato dos Astrólogos de Brasília, e presidente da CNA, Central Nacional de Astrologia. Formou-se em “Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais”, através do IAG de Munique, Alemanha, e do IBSS de Goiânia. É também professor nos cursos de formação em Constelação Sistêmica Fenomenológica nas cidades de Goiânia, São Paulo, Fortaleza: IBSS - Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas de Goiânia; CESP - Centro Sistêmico de Psicologia - Fortaleza; CEFATEF- Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família - SP. Publicações: “A identidade simbólica de Brasília” na coletânea "Brasil Corpo e Alma"- Editora Triom de São Paulo; UNESP - FEPAF, na coletânea "Nas Asas do Efeito Borboleta" artigo: "Constelações Familiares e as Ordens do Amor - Novos Paradigmas"; “A Astrologia na Tradição Hebraica” - CBA nº 18, publicação da Escola GAIA de Astrologia – SP. SKYPE: mauricejacoel / maurice.astroel@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *