AYURVEDA – A ciência da vida saudável

AYURVEDA

A função do sistema imunológico é proteger o nosso corpo contra os fatores agressivos que existem, sejam invasores externos, sejam toxinas criadas no interior do próprio corpo.

Um sistema imunológico deficiente predispõe o indivíduo a praticamente todos os tipos de enfermidades; mas também é possível que uma resposta imunológica torne-se exagerada ou mal direcionada.

Quando está funcionando adequadamente, nosso sistema imunológico é capaz de manter nossa saúde em um estado de equilíbrio dinâmico.

Segundo o Ayurveda, nossa imunidade é muito influenciada pelo poder do metabolismo, ou seja, pela nossa capacidade de digerir, absorver e assimilar nutrientes em nosso corpo; e ao mesmo tempo a capacidade de eliminar adequadamente os resíduos.

Um metabolismo inadequado pode formar de toxinas, o que gera no corpo um ambiente propício ao sucesso dos invasores.

Essas toxinas podem ser criadas tanto a partir de disfunções físicas quanto mentais e podem ser a raiz de muitas doenças, pois bloqueiam a circulação dos nutrientes e enfraquecem a função imunológica.

As toxinas podem resultar de hábitos de alimentação inadequados ou de um estilo de vida com práticas insalubres.

Nossos relacionamentos, os estresses e traumas também impactam grandemente nosso processo metabólico e a função imunológica.

Quando você se engaja em atividades insalubres ou entrega-se a alimentos prejudiciais, você está cometendo um crime contra a sua Sabedoria.

Não apenas você está promovendo a formação de toxinas e criando um ambiente tóxico dentro do corpo, mas você está também enfraquecendo as forças da sua vontade.

A palavra em Sânscrito para imunidade é vyadhikshamatva, que é traduzida como “absolvição da doença”.

Pela atitude de ser flexível, de adaptar-se ao nosso sempre mutável ambiente, você pode melhorar a sua função imunológica.

A resistência às mudanças e o apego às provocações apenas impedirão o desenvolvimento da saúde.

Questione a digestibilidade dos alimentos que você come, as pessoas com as quais você convive e se acerca, bem como o meio ambiente em que você vive e trabalha.

As respostas o ajudarão a fazer melhores escolhas no que concerne ao seu Bem-Estar, à sua auto-estima, sua auto-confiança.

Ao compreender melhor o sistema imunológico e por quais fatores ele é influenciado, poderemos desenvolver uma maior responsabilidade pela nossa própria saúde e fazer as melhores escolhas para dar suporte e saúde ao nosso corpo.

Uma vida longa e feliz requer um forte comprometimento com a vida, a felicidade e a plenitude do Ser : comprometa-se a viver, ser feliz e inteiro.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Danilo Carneiro

Danilo Maciel Carneiro Médico - CRM-GO 4644 / CRM DF 13080 / CRM SP 190.240 - Médico Especialista em Homeopatia - Membro da Sociedade Médica Homeopática do Brasil - SMHB - Mestre em Ciências da Saúde – Faculdade de Medicina – UFG 2013 - Doutor em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia, Clínica e Tratamento das Doenças Humanas - Faculdade de Medicina - UFG – 2018 - Especialista em Medicina Preventiva e Social - MS / IPTSP-UFG - Membro da Sociedade Médica Homeopática do Brasil - SMBH - Sócio Fundador da Sociedade Médica Goiana de Acupuntura - Membro Honorário da Associação Brasileira de Ayurveda - Responsável Técnico do Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – CREMIC - Autor dos livros: “Ayurveda – Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia”, pela Editora Pensamento; “Essência da Saúde – Plantas Medicinais e Alimentação”, pela Editora Ciência da Saúde; “A Verdadeira História de Dorys Leine”, pela Editora A Redação. - Médico Clínico desde 1987, Especialista em Homeopatia e Medicina Preventiva, com pós-graduação em Acupuntura, Fitoterapia e Ayurveda. - Contato: danilomacielcarneiro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *