Os 7 Astros errantes – o Sol

Os 7 Astros errantes – o Sol

Na antiguidade os sábios que estudavam o céu das estrelas perceberam que alguns astros se movimentavam através do cinturão das constelações do Zodíaco, razão pela qual os chamaram de “Astros errantes”.

Estrela dos Magos e os sete planetas

Os 7 Astros errantes – O Sol

Ao estudar o movimento do Sol, constataram que ele transitava por um signo por mês em seu movimento aparente, correspondente a 30° da esfera celeste, consequentemente percorrendo todo o Zodíaco em um ano.

Astrologia

O Sol, em razão de iluminar nosso planeta, tem analogia com a Consciência, quando a Ação é executada de acordo com a Vontade explicita do indivíduo. Também representa o impulso vital, a força, a energia com que ele realiza seus atos.

Os 7 Astros errantes
Sun, Codex Schürstab, A treatise on medical astrology Nürnberg, 1472

Suas qualidades são a dignidade, o mérito, a honra, a nobreza, a coragem, a bravura, a confiança, a autoridade, a liderança, o comando, o poder, a generosidade, a lealdade, o brilho pessoal.

Tem que tomar cuidado com o egocentrismo, o narcisismo, a ostentação, a soberba, a arrogância, a megalomania, o exibicionismo, a vaidade, a arbitrariedade, o despotismo.

Astronomia

O Sol é o centro do sistema solar, sendo que os planetas e seus satélites, asteroides, cometas giram a seu redor.

Os 7 Astros errantes
The Sun by the Atmospheric Imaging Assembly of NASA’s Solar Dynamics Observatory

Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.

Seu diâmetro é de 1.392.000 quilômetros, sua densidade média é de 1,408 x 10³ kg/m³ e sua gravidade é de 274,0 m/s2 (a da Terra é de 9,8 m/s²).

A distância média da Terra ao Sol é cerca de 149.600.000  quilômetros  ou 1 unidade astronômica (UA), sendo que a  luz solar  demora aproximadamente 8  minutos  e 18 segundos para chegar à Terra.

Possui a classe espectral de G2, o que indica que a estrela possui uma temperatura de superfície de aproximadamente 5.505 °C, o que lhe confere uma  cor  branca,  apesar de ser visto como amarelo no céu terrestre, devido à dispersão dos raios na atmosfera.

Acredita-se atualmente que o Sol seja mais brilhante do que 85% das estrelas da Via Láctea, sendo a maioria destas anãs vermelhas.

Seu período de rotação sideral é de 25,05 dias no equador e de 34,3 dias nos polos. Está a uma distância de 26.000 anos luz do centro da galáxia e completa uma órbita entre 225 a 250 milhões de anos (um ano galáctico). Sua velocidade orbital do sol é de 251 km/s.

Os 7 Astros errantes- O SOL – Mitologia

Na Mitologia temos dois deuses relacionados com o Sol: Apolo e Helio.

Apolo, o deus do Sol, filho de Zeus e Leto, irmão de Artemis / Diana, é uma divindade superior e grandiosa. É a manifestação do divino perante a mediocridade do mundo, uma imagem de elevação do espírito, o grande curador e purificador.

Está vinculado a experiência do Self, ao poder da Consciência, o poder do Ego em toda sua glória, a expressão do brilhantismo da realização humana. Em seu santuário em Delfos havia uma inscrição talhada em pedra que dizia: “Homem, conhece-te a ti mesmo”.

Era o deus das profecias, patrono das artes, música, poesia, que são a manifestação mais bela da capacidade dos seres humanos. Também da medicina, desde que a saúde é entendida como o perfeito equilíbrio entre o corpo e a mente.

Torna-se um modelo de juventude, beleza, sabedoria e justiça e o princípio da razão e da ordem estão muito desenvolvidos nele.

Teve sempre muita dificuldade nas relações amorosas, por não ter facilidade em expressar seus sentimentos, sendo mais admirado que amado.

Por exemplo, na sua tentativa de conquistar a ninfa Dafne, ela tenta fugir e é transformada numa árvore, o loureiro, cujas folhas passam a coroar as cabeças dos vencedores dos Jogos Olímpicos.

Os 7 Astros errantes
Apollo e Daphne, Carlo Maratti, 1681

Hélio é filho dos titãs Hiperion e Teia, tendo como irmãs Eos, a aurora, e Selene, a Lua. Foi casado com Perseis, filha de Oceano e Tétis. Com ela, Hélio teve vários filhos, entre os quais Eetes, Circe, Perses e Pasífae.

Já com Clímene, Hélio teve mais sete filhas, conhecidas como as helíades, e um filho, chamado Faetonte.

Circula o céu da terra conduzindo uma carruagem puxando o Sol para chegar à noite ao oceano onde os seus quatro cavalos se banham. Segundo Ovídio os cavalos são Pyrois, Eous, Aethon e Phlegon.

Nada do que se passa no universo escapa ao seu olhar, sendo frequentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha.

Os 7 Astros errantes
Helios driving the chariot of the Sun, Lelio Orsi (1511–1587)

Hélio foi largamente adorado por todo o mundo grego, mas seu principal culto estava em Rodes. O Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do Mundo, era uma representação de Hélio.

Simbologia

Dia da semana: Domingo.

Metal:  Ouro (Aurum), símbolo Au.

Cor: Laranja.

Nota musical: Lá.

Pecado capital: Orgulho.

Virtude: Fé.

Arquétipo junguiano: o Rei.

Anão da Branca de Neve: Feliz.

The Sun, Vintage Tarot Cards

Douglas Marnei




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *