Memória Olfativa e Aromaterapia

Memória Olfativa e Aromaterapia

Desde o nascimento somos expostos aos primeiros aromas

Como exemplo: tanto o perfume dos pais, quanto óleos de massagem, produtos de limpeza e higiene.

Assim também, ao aroma da chuva, das flores, do lar…

Assim sendo, passaremos toda a jornada conhecendo e reconhecendo uma inúmera quantia de cheiros diferentes.

Cheirinho de Laranja, Limão, Tangerina, aqueles chazinhos de Camomila, Hortelã e Cidreira da casa da vovó…

Sem esquecer do bolo de fubá acompanhado pelas sementes de Erva Doce. Também as delícias provindas do Cacau, aquele frescor contagiante das Rosas…

Portanto, essas são algumas das essências de nossa infância, que estão certamente impressas na memória olfativa de muitos!

Como reconhecemos os aromas?

Todos os aromas percorrem o mesmo caminho de identificação.

Assim sendo, ao inalarmos através do canal olfativo, acionamos o sistema límbico até a nossa glândula pineal.

Essa é uma glândula que fica lá no meio de nosso cérebro, e aí as memórias de identificação são despertas.

Então, ao sentirmos novamente essas essências, pode-se ter uma memória alegre e receptiva, assim como uma repulsa.
Entretanto, essa repulsa se dá por algo negativo vivenciado.

Qual o potencial do Óleo Essencial e o porquê de ser assistido por um Aromaterapeuta?

Lembramos que apenas 01 gota de Óleo Essencial equivale a (pelo menos) 25 xícaras de chá.

Portanto, os Óleos Essenciais são a super concentração dessas plantas (folhas, flores, cascas e raízes).

Entendemos aí as sensações dessa experienciação. Decerto, por ter essa maximização de potencial do princípio ativo, é que se faz necessário ter o acompanhamento de um profissional.

É indispensável um profissional tanto capacitado quanto habilitado para conduzir o tratamento de Aromaterapia.

Acima de tudo,isso se faz necessário para transformar essa experiência em um lindo processo de cura através do uso por um período assistido.

Muitas vezes, o processo é continuado com a introdução de outros Óleos Essenciais.

Aromaterapia e o Brasil:

A Aromaterapia é uma ciência milenar, utilizada pelos Egípcios, nas Tribos Indígenas, nos rituais místicos dos povos Incas, Maias, Astecas.

Tem portanto, a cultura muito difundida por toda a Índia e dentre povos Asiáticos.

Ela vem conquistando um importante espaço também no Ocidente.

Em especial, falando de Brasil, temos uma crescente ascensão no número de empresas e profissionais que em pequena ou grande escala, vem produzindo seus cosméticos, perfumarias e acessando milhares de lares, todos os dias!

Seja pela opção de uma vida mais saudável, pela lembrança de algo bom ou uma tentativa de terapia alternativa, a Aromaterapia é uma das opções mais eficazes, flexíveis e ecléticas que temos hoje no mercado, que pode ser aplicada em bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, com raras restrições de um ou outro Óleo.

Por sua forma de aplicação (um exemplo são as gestantes, onde alguns Óleos Essenciais não são recomendados e outro, está relacionado aos Óleos de Cravo e Canela que necessitam ser diluídos em Óleo Vegetal para serem aplicados na pele, por risco de promover queimaduras, mas falaremos melhor destas contra-indicações em outra oportunidade).

Vale ressaltar, que por ser uma ciência, os Óleos Essenciais possuem comprovação científica e empresas sérias, testam seus lotes em laboratório e disponibilizam aos profissionais a comprovação do grau de pureza de seus produtos.

É importante ter esse conhecimento, já que tratamos de saúde e da confiança no uso de produtos que realmente tragam resultados positivos!

Se você ainda não experimentou, se permita conhecer um pouco mais dos inúmeros benefícios da Aromaterapia.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Tatiana Labuto

Sou Tatiana Zahn Labuto, 35 anos, nascida em 08/01/1984, em Vitória - ES. Tenho algumas formações técnicas ao longo desta jornada, entre elas Marketing, Design, Logística e Confeitaria. Fiz uma longa trajetória, até em 2014 me render a buscar ajuda para a rotina acelerada e estressante que vivia. Foi então que conheci os Florais de Bach e através de uma Terapêuta, conheci o Reiki e me aprofundei em pesquisar sobre o assunto. A princípio, apenas me tratei, redescobrindo a minha real essência e naturalmente fluiu a necessidade de passar adiante o enorme bem que eu estava vivenciando. Foi então que fiz os demais graus de Reiki, realizando também os cursos de Karuna Reiki e Gendai Reiki-Ho (Shoden e Okuden). E tive um despertar para outras sensações, conheci o curso de PsicoAromaterapia e meu da Mundo então clareou e a luz brilhou mais forte! Foi em Tiradentes - MG, que me abri a Aromaterapia e após essa formação então me assumi como Terapêuta Holística. Hoje, repleta de amor e gratidão estou realizando meus atendimentos no Espírito Santo e compartilhando com meus pacientes e seguidores das redes sociais esse despertar incrível que as Terapias Holísticas nos proporcionam, abraçando o todo (físico, mental, emocional e espiritual)! Namastê WhatsApp: (27) 9.9961-5075

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *