O Tao e o Wúwéi, o agir sem intenção

O Tao e o Wúwéi, o agir sem intenção

Wúwéi é um dos conceitos mais conhecidos do Taoísmo. Embora seja um conceito objetivo e prático, seu entendimento certamente causa muita confusão entre aqueles que se dedicam a conhecer o Tao.

O conceito de Wúwéi está presente nos textos clássicos do Taoísmo

Está presente em obras como o I Ching e o Tao Te Ching, dois dos textos mais importantes da tradição taoísta. Como está escrito em um verso do capítulo 37 do Tao Te Ching, “O caminho é uma constante não-ação. Que nada deixa por realizar”.

Significa a Não-ação

Inicialmente traduzido como não-ação, ele é entendido comumente como o oposto da ação, como não fazer nada. Entretanto, o Wúwéi não significa não agir.

Não-ação não é deixar de agir

O Wúwéi é ação não intencional. É fazer simplesmente o que deve ser feito. Significa fazer as coisas naturalmente, fazer o que tiver que ser feito, não deixando de agir. Contudo, ao agir, precisamos estar atentos para não acrescentar afazeres que são desnecessários bem como não fugir do que realmente deve ser feito. Não reduzir nem acrescentar, simplesmente fazer o que é natural.

A natureza nos ensina como agir sem intenção

Devemos observar como a natureza se comporta:  na primavera a natureza começa a se movimentar, no verão ela alcança a sua expansão, no outono a natureza se recolhe e no inverno ela se  mantém em quietude, aguardando o começar do novo ciclo.

Observar o movimento natural

Isso é o movimento natural, ou seja,  é a própria ação não intencional. Assim, Wúwéi é tal como uma consciência passiva que, por sua vez, permite que todas as coisas se manifestarem naturalmente.

O Céu e a Terra seguem o seu caminho natural

De acordo com o Tao, tudo na natureza segue o caminho natural. Céu e Terra seguem a sua natureza. O sol é natural, a lua é natural. Por isso, a natureza segue os ciclos do Sol e da Lua. Em outras palavras,  por que então homem teria que fazer alguma coisa que não esteja de acordo com a natureza do Céu e da Terra?

Se olharmos com atenção, a natureza tem sua própria ordem natural. Por exemplo, o dia sucede a noite.   A noite sucede o dia.  E dessa maneira, Yang e Yin convivem harmoniosamente.

O homem deve seguir o coração do Céu e da Terra

Decerto, cabe ao homem alinhar o seu coração com o coração do Céu e da Terra.  Em seguida, unir sua consciência à consciência do Tao. Isso é seguir o Caminho da Naturalidade, que nos diz o Yin Fu Jing.

O homem deve seguir o exemplo da natureza

Por esse motivo, devemos igualmente obedecer os ciclos da vida: dormir na hora de dormir, comer na hora de comer, trabalhar na hora de trabalhar, descansar na hora de descansar – essa é a ação da não-ação.

Realizar quando precisa realizar

A verdadeira não-ação nada deixa de realizar. Portanto, a não-ação que deixa de realizar, deixa de ser a verdadeira não-ação, Desse modo, a não-ação passa a ser a “não ação” que se alterna com a “ação”. Na verdade, ela passa a ser a ausência da ação e não a potencialidade que cria e permite que a ação exista no interior da não-ação.

O homem não deve ficar passivo diante da vida

O Taoísmo não diz que devemos ficar passivos diante do tempo e dos acontecimentos da nossa vida. Nesse sentido, devemos fazer o que precisa ser feito.

Vivenciando  a Não-ação durante a meditação

Para além de um jogo de palavras,  o conceito de não-ação do Taoísmo pode ser vivenciado durante a prática da meditação: esvaziando o coração e cultivando o silêncio.

Restaurando a natureza primordial do Tao dentro de si

Os mestres taoístas dizem que a natureza primordial do Tao é o silêncio a quietude constantes. Isso é que vai permitir que todas as expressões se realizarem dentro dele. Primordialmente, o Tao é como um grande espaço que permite todas as coisas existirem. É como um grande silêncio que permite todas as palavras, todas as vozes e todas as expressões aconteçam no seu Coração.

Telma Bonniau Gitirana foi ordenada  Daoshi na Linhagem da Ordem  Ortodoxa Unitária, por Wu Jyh Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil. Atualmente continua seu Caminho ensinando e seguindo os princípios do Tao.

Crédito free: Antonika Chanel/Pixabay




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *