Estrelas da Astrologia Chinesa – conhecendo as principais – segundo grupo da Constelação do Sul

Estrelas da Astrologia Chinesa – conhecendo as principais – segundo grupo da Constelação do Sul

Como foi dito no artigo anterior, no sistema astrológico Zi Wei Dou Shu – Astrologia Polar Chinesa consideramos  a leitura de inúmeras estrelas. Destas, 32 são fundamentais no estudo do Zi Wei Dou Shu, sendo 14 principais e 18 secundárias.

Cada uma das estrelas principais encarnam a representação de um tipo social, como se fosse uma personagem da sociedade.

Das 14 principais, já vimos a estrela Zi Wei, que evidentemente é considerada a estrela mais importante, e as seis outras que fazem parte da Constelação do Norte (BeiDou).

No conjunto das principais destacam-se três regentes>

Os três regentes do Zi Wei Dou Shu

No Zi Wei Dou Shu temos três regentes, de naturezas diferentes, a saber: Zi Wei, Tian Fu e Tai Yang. Primeiramente, Zi Wei é regente do céu do norte e é o líder autoritário. Em seguida, Tian Fu é o regente do céu do sul e é o líder conservador. Finalmente,  Tai Yang é o regente do céu do centro e é considerado o líder fraternal.

Quais são as estrelas principais que pertencem à Constelação do Sul?

Neste artigo iremos ver as Estrelas principais que pertencem à Constelação do Sul (NanDou).

Tian Fu

Tian Fu (Palácio Celestial)
É a estrela regente da Constelação do Sul (NanDou). Seu elemento é Terra Yang.

Características de Tian Fu

Possui a característica de ser não apenas objetiva mas também cuidadosa. Portanto, é capaz de se aprofundar em um objetivo ou naquilo que está fazendo.
Por ser uma estrela regente, Tian Fu também possui o poder da liderança, mas é uma liderança conservadora. Nela carece a capacidade criativa. De certo, é uma estrela minuciosa, meticulosa. Gosta de tudo organizado. Não é dado à polêmica. Sabe administrar o dinheiro. É um excelente contador.

Tian Ji, a primeira estrela da Constelação do Sul

Tian Ji (Oportunidade Celestial)
É a primeira estrela da Constelação do Sul (NanDou). Seu elemento é Madeira Yin,.

Características de Tian Ji

Possui a energia da bondade, e a princípio é bem intencionada. Mas na prática pode se prejudicar  porque o pensamento em excesso pode tender para a engenhosidade, para o oportunismo A palavra Ji tem três significados, a saber: oportunidade, engenhosidade e circunstância. Tian Ji uma é estrela que fala do momento, da habilidade, tem grande sagacidade, conquanto é mental, de ideias. É uma estrela que se movimenta com  muita rapidez.

Tian Xiang, a segunda estrela da Constelação do Sul

Tian Xiang (Ministro Celestial)
É a segunda estrela da Constelação do Sul (NanDou). Seu elemento é Água Yang.

Características do Tian Xiang

Sua energia é de confiabilidade. Portanto, Tian Xiang possui o simbolismo de carimbo e do selo.
Tian Xiang é um excelente gerente, assessor. É uma estrela boa para ser ministro, todavia não é bom para presidente pois para esse cargo precisa de mais autoridade. Sem dúvida, é o leal executivo. Carimbo é símbolo da autoridade, e da confiabilidade, mas dependendo de quem usa pode provocar efeitos construtivos ou destrutivos. Só para ilustrar, se alguém rouba o carimbo e assina uma sentença de morte e usa o carimbo para confirmar essa sentença, significa que uma pessoa será executada pela credibilidade do carimbo. Por isto o Tian Xian não julga o certo e o errado, não possui o conceito do bem e do mal. Dessa forma, ela está inegavelmente sujeita às influências das outras estrelas do mapa.

Tian Liang, a terceira estrela da Constelação do Sul

Tian Liang (Viga Celestial)
É a terceira estrela da Constelação do Sul (NanDou). Seu elemento é Terra Yang.  É a estrela da longevidade e sobretudo da proteção. Possui seis aspectos principais: libertação; liberação; fé (confiança); senso de crítica imparcial; tendência a depender do carma positivo; sempre apoia-se na vontade do Céu.

Características do Tian Liang

Tian Liang é uma estrela que tem a capacidade de abrir mão, Desse modo, se tiver que se libertar de algo ela se liberta.
Da mesma forma, a capacidade que o Tian Liang tem de abrir mão do que é bom, ela pode usar para se libertar das coisas ruins, por exemplo, afastar as doenças ou tirar as enfermidades. Por isso é considerada uma estrela de proteção e longevidade.
Ademais, Tian Liang acredita em algo superior. Tem fé religiosa e espiritual, fé no que é autêntico e verdadeiro. Por consequência, ela pode fazer críticas imparciais e transparentes. Por causa da fé, ela confia sempre no carma positivo, acredita muito na benção dos Céus, que alguma ajuda virá na hora mais difícil. Em outras palavras, movido por essa crença, Tian Liang não se esforça, se acomoda. É tão confiante nisto que pode ficar sentado lá e não fazer nada.

Tian Tong, a quarta estrela da Constelação do Sul

Tian Tong (Comunhão Celestial)
É a quarta estrela da Constelação do Sul (NanDou). Seu elemento é Água Yang. É Estrela da Felicidade e da alegria.

Características do Tian Tong

Tian Tong corresponde ao simbolismo do servidor do Imperador. Na corte é aquele que cuida da comida, do dia a dia, do passeio bem como do lazer do Imperador. Sua natureza é de curtir a vida, desfrutar o prazer da vida. Dessa maneira, ela é chamada de “bon vivant”. O seu defeito é de ser gastador, consumista. Muitas das vezes, Tian Tong desperdiça recurso. Além disso, Tian Tong não tem força pessoal nem tampouco possui fibra.

Qi Sha, a quinta estrela da Constelação do Sul

É a quinta estrela da Constelação do Sul (NanDou). Seu elemento é Metal Yin. Possui a energia do poder. Simboliza o general guerreiro que fica ao lado do Imperador. Por esse motivo, é chamado de ministro de guerra.

Características do Qi Sha

Seu simbolismo é de severidade, destrutivo e inibidor. Em consequência, Qi Sha traz uma característica de solidão, constrói poucos relacionamentos íntimos e afetuosos. Ele não é compreendido em virtude de ser não só fechado como também severo. Quase sempre quem está ao seu lado é incapaz de compreender quem ele realmente é. Ao mesmo tempo,  ele também sente que não existe alguém que o entenda. Portanto, mesmo cercado de pessoas Qi Sha vive constantemente  no estado de solidão interior. Em alguns casos pode também ser solidão exterior, ou seja, ninguém chega perto mesmo. Entretanto, se a característica de solidão for bem desenvolvida é provável que o  Qi Sha  torne-se uma estrela corajosa e solidária, supreendentemente capaz de fazer o que os outros jamais fariam. Certamente, o modo de fazer do Qi Sha não só é singular mas também é original.

Tai Yang  Tai Yin, as duas estrelas do Meio do Céu

No próximo artigo iremos tratar das duas estrelas que na visão da astrologia chinesa estão plotadas no Meio do Céu, Tai Yang, o Sol, e Tai Yin, a Lua.

Até lá.

crédito de imagem destacada http://Por ESA/Hubble, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8788068




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *