Educação Espírita como redirecionamento do espírito

Educação Espírita como redirecionamento do espírito

Muito se fala no contexto espirita, sobre a transição planetária. Sobretudo, que muitos espíritos estão reencarnando para contribuir com o progresso intelecto-moral da humanidade.

Todavia, não podemos nos esquecer da responsabilidade que nos cabe, como responsáveis e educadores de nossas crianças e jovens.

Muitas das vezes, existe uma ideia equivocada sobre o processo evolutivo da terra.

Não apenas fala-se de mundos de Expiação e provas para mundo de regeneração. Isso, como se fossemos de um dia para o outro acordar em um novo mundo.

Entretanto, a realidade é que tudo o poluímos , precisaremos despoluir , desde os rios contaminados pela ganancia humana à o desmatamento desenfreado por interesses dos grandes empresários

Não podemos ter a ideia infantilizada de um mundo de contos de fadas

Outrossim, de um processo intenso tanto de reconstrução, quanto de educação e amor em ação.

Segundo o eminente Leopoldo Machado:

“ A educação da infância é a maior obra do Espiritismo.”

Contudo, muitos de nós, não conseguimos compreender em sua totalidade, a importância da educação baseada numa visão espiritista.

Do ponto de vista espírita, a educação não se inicia no berço nem termina no túmulo.

Ela antecede ao nascimento e sucede à morte do corpo biológico.

É preciso compreender bem a função própria do período infantil, para avaliarmos a real importância da Evangelização Espírita:

   Afinal, por que Espíritos velhos, com tantas vivências, tantas vezes viciados em erros milenares, já donos de tantas histórias, precisam “entrar novamente no ventre da mãe” e se fazerem crianças outra vez?

Como nova oportunidade de refazer o destino, a reencarnação tem uma função educativa de aprendizagens diversas e de resgate de faltas passadas – perderia o sentido se o Espírito não retornasse a um corpo infantil.

Espírito encarnado, no período infantil, suas barreiras de defesa psíquica estão neutralizadas: ele está brando, mais receptivo, mais maleável, mais aberto a todas as influências…

Daí a importância da evangelização no período infantil, pois prepara o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do evangelho.

É o único meio de cultivar no Espírito da criança, desde o alvorecer da vida, o entendimento da prática das boas obras, a aquisição da moral e do saber, para que ao chegar à vida adulta estará consciente de suas conquistas espirituais, conhecendo a si mesma e situando-se no Universo como colaboradora da obra divina.

Amélia Rodrigues diz:

“ Evangelização espírita é Sol nas almas, clareando o mundo inteiro sob as constelações das estrelas dos Céus, que são os Bem-aventurados do Senhor empenhados em Seu nome, pela transformação urgente da Terra, em mundo de regeneração e paz.”

Portanto, a Educação infanto-juvenil é fundamental para auxiliar na construção consciente de um mundo melhor.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Antonio Carlos

Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia UFRJ , Bolsista Pibex no Programa Integrado de Pesquisa-Assistência - EEAN UFRJ "Terapia sutil de Reiki e Floral em pessoas vivendo com HIV/Aids: Ações para potencializar a qualidade de vida e a adesão ao tratamento" Técnicas terapêuticas : Mestre em Reiki , Terapia Floral, TVP,Reflexologia, auriculoterapia, cristalterapia baralho terapêutico Pagina no face: Antônio Carlos : Terapeuta Holistico Telefone:21 982392159

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *