JESUS E A VIDA SIMBÓLICA

JESUS E A VIDA SIMBÓLICA

Tudo indica que Jesus EXISTIU.

Na verdade, HÁ um CERTEZA HISTÓRICA não muito CONTUNDENTE a esse RESPEITO.

JESUS é Alguém que NASCEU num determinado TEMPO e muito provavelmente GUARDAVA traços característicos TÍPICOS de seu GRUPO étnico. Mas não é OBRIGATÓRIO que os TIVESSE.

Numa comunidade de PIGMEUS um dos habitantes nasceu TRÊS VEZES MAIOR do que a média daquela comunidade.

Era uma exceção mas isso não significava que o PIGMEU de 1,80m não fosse um PIGMEU ORIGINAL. Portanto, um típico habitante de sua ALDEIA.

O que quero dizer é que PESQUISAS como essas (de tempos em tempos elas voltam à pauta dos jornais com a roupa trocada) tem seu VALOR mas carecem TOTALMENTE de rigor científico.

JESUS é decerto um ser HUMANO igual a TODO ser HUMANO NASCIDO na TERRA.

MAMOU nos SEIOS de Maria, assim como fez XIXI nas fraldas de linho típicas de sua época.

Certamente contraiu ALGUMAS ENFERMIDADES como GRIPE, por exemplo.

Eventualmente foi CORRIGIDO por ter DESOBEDECIDO seus PROFESSORES.

Da mesma forma, deve ter experimentado o NASCIMENTO do PRAZER vindo das ENTRANHAS do seu CORPO QUANDO atingiu a plenitude da ADOLESCÊNCIA.

O ADOLESCENTE JESUS não era um idiota destituído de LIBIDO SEXUAL. Tampouco um ATOR CONTRATADO por DEUS para fazer seu papel DE SEU FILHO aqui na TERRA.

Ele era como eu. Assim como ele era como você. Sobretudo, ele era como nós somos!

Preocupar-se quer com a COR da PELE de JESUS quer com a tonalidade de seus OLHOS. Da mesma maneira com a sua ALTURA, seria baixo ou alto, revela muito mais o ESTÁGIO MENTAL que nos ENCONTRAMOS ATUALMENTE do que ALGUMA COISA que pudesse ser realmente IMPORTANTE da vida BIOLÓGICA de JESUS.

Essa ESTRUTURA MENTAL está ACORRENTADA à VIDA LITERAL, à VIDA CONCRETA. VIDA ESSA, inclusive, que se ESVAI com o TEMPO, com um CORPO que ENVELHECE, CADUCA e MORRE!

Para a VIDA SIMBÓLICA nem MESMO É de fundamental IMPORTÂNCIA saber se Jesus NASCEU OU NÃO NASCEU historicamente!

Eu sei que isso é uma BLASFÊMIA cuja gravidade se REDOBRA pelo fato de HOJE ser Sexta Feira Santa.

Entretanto, é preciso dizer que o CENTRO da PROCLAMAÇÃO da MENSAGEM de JESUS (QUERIGMA) não é a cor da sua pele, mas sim a sua REALIDADE ESPIRITUAL, que se encarna no TEMPO mas ao mesmo tempo ESCAPA COMPLETAMENTE ao DOMÍNIO do TEMPO para alcançar e ATIVAR o PERENE que habita o nosso profundo.

A VIDA SIMBÓLICA ULTRAPASSA a vida CONCRETA embora a respeite. Todos nós vamos MORRER independente da ETNIA.

Mas há um HOMEM ESPIRITUAL que deseja NASCER todos os DIAS na MANJEDOURA de nosso CORAÇÃO para nos apoiar na VIA SACRA de NOSSAS VIDAS.

A VIDA DE JESUS no fundo é a nossa vida, e é esse o MOTIVO que nos faz atentar para essa impressionante história salvífica para que não ocorra de ficarmos pelo meio do caminho.

Jesus tem todas as peles do mundo.
Ele tem todas as cores de olhos do mundo.
Ele tem todas as alturas do mundo.
Fala todos os idiomas do mundo.
Esse homem nos presenteou com uma NOVA ESTRUTURA MENTAL.
Ele nos deu de PRESENTE a POSSIBILIDADE de VIVER uma VIDA SIMBÓLICA onde os SIGNIFICADOS IMPORTAM mais do que a CONCRETUDE das AÇÕES.

Ao sugerir ao FARISEU NICODEMOS (nós somos Nicodemos!) que “NASCESSE de NOVO” ele propõe que MORRAMOS para a POBREZA TÍPICA da LITERALIDADE da VIDA PARA NASCERMOS para a ETERNIDADE da VIDA SIMBÓLICA-ESPIRITUAL.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

José Raimundo Gomes

J. R.GOMES é psicólogo clínico no Rio de Janeiro. Tem consultório na Tijuca e na Barra. Contato: jrgomespsi@yahoo.com.br / WhatsApp: 21.98753.0356

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *