A Calcinatio de uma era e a Catedral de Notre Dame

A Calcinatio de uma era e a Catedral de Notre Dame

Jung observou em seus estudos sobre alquimia que haviam algumas operações alquímicas que se sucediam.

Entretanto, essas operações não seguiam uma ordem pré-estabelecida.

O mais usual é que começassem pela calcinatio. Embora essa  não seja obrigatoriamente uma regra.

A calcinatio é a  operação ligada ao elemento fogo.

Decerto, essas etapas ou operações estavam relacionadas a elementos específicos.

Citaremos, por exemplo, algumas delas:

a Calcinatio – ligada ao elemento fogo.
a Solutio – ligada ao elemento água.
a Sublimatio – ligada ao elemento ar.
a Coagulatio – ligada ao elemento terra.

Por ora, vamos falar sobre a calcinatio

O que se exige na CALCINATIO não é a repressão ou a condenação moral, mas o sacrifício voluntário de algo para que outra coisa possa emergir.

Ela é um processo de purificação que queima os pecados e se assemelha ao purgatório.
Desde sempre, o fogo foi considerado um elemento de purificação.

O sangue também está associado à ela enquanto simbólica de libido.

Para muitas pessoas, é a CALCINATIO que as põe no caminho do desenvolvimento interior.

No nível coletivo, podemos considerar a calcinatio como uma operação capaz de destruir os vícios e erros coletivos passados, para que enfim sejam calcinados abrindo espaço para novos tempos.

Planetas tais como Marte e Plutão apontam para situações que terão que ser calcinadas ou transmutadas.

Geralmente, Saturno está envolvido no processo por ser o planeta que está associado à operação da coagulatio, a operação que dá forma e materializa os acontecimentos.

A Calcinatio de uma era e a Catedral de Notre Dame
A Calcinatio de uma era e a Catedral de Notre Dame

Em se tratando de um fenômeno que atinge o coletivo, considero no caso, Plutão ainda de maior relevância do que Marte. Entretanto, Marte se encontre na casa 9, do mapa do incêndio.

A casa 9 como bem sabemos é a casa natural no que se refere às religiões, crenças e leis.

Plutão e Saturno ainda não estão no mesmo grau, mas já fazem conjunção enquadrando o Nodo Sul em Capricórnio. Esse Nodo Sul nos remete a um passado aonde houve acúmulo de poder e  autoritarismo.

Essa conjunção até ficar exata, provavelmente, nos levará à outras ocorrências análogas questionando a maneira como vivemos.

Os três estão na casa 4 no mapa do incêndio. Casa portanto, que também se refere às origens e ao passado.

Aonde se encontra a correlação entre a ocorrência dos processos alquímicos e a Astrologia?

Exatamente através dos trânsitos astrológicos referentes à operação em foco.

O momento adequado para que determinada transmutação alquímica se processe deve ser buscada através da astrologia como sem dúvida faziam os velhos alquimistas.

Com base nos trânsitos  certamente eles percebiam o momento inevitável.

Existem ocasiões favoráveis ou desfavoráveis para se mexer com a criação, além de uma sincronicidade na natureza.

As imagens alquímicas ligadas à CALCINATIO são o lobo, o leão e o rei.

Esses animais, por exemplo, lobo e leão, estão relacionados tanto com as paixões, quanto com a fome, o orgulho, a arrogância e o desejo.

Nossa era, a era em que vivemos, a de Peixes, foi notoriamente marcada pelas lutas de poder, especialmente as de cunho religioso.

Ela marca também a vigência do patriarcado e da necessidade de submissão ao seu conservadorismo e a exploração dos povos e da natureza.

Nesse momento que atravessamos, Urano pede passagem, pedindo mais fraternidade e igualdade entre os homens.

Ele acaba de adentrar o signo de Touro, um signo conservador e de  manutenção do que já está.

Decerto, algo seria preciso ocorrer marcando essa transição.

Sincronisticamente, no mesmo momento em que ardia a Catedral símbolo da civilização ocidental, situada no omphalos de Paris, a cidade Luz;  por outro lado, e do outro lado, ardia no oriente uma mesquita.

Duas representações fortes da predominância da intolerância patriarcal e a ganância de nossa era.

O local aonde a mesquita se localizava não poderia ser mais simbólico: Jerusalém.

Exatamente o local aonde o sangue, também associado à operação da calcinatio como citado, é diuturnamente derramado, numa luta eterna pelo poder e supremacia.

Apesar das imagens e fatos chocantes que marcam nossa era e por eles somos afetados via inconsciente coletivo, ¨há uma semente em algum canto de jardim.¨ Só não sabemos que preço ainda teremos que pagar até essa semente germinar.

Isso tudo pessoalmente me traz um feixe de luz da esperança de que a entrada de Urano em Touro possa ser a libertação de Gaia, a Mãe-Terra, tão desrespeitada durante o patriarcado. E ainda, que a humanidade possa enfim renascer.

Contudo, quando se fala em renascimento, fala-se também de morte. O quanto se terá que morrer até esse renascer é a pergunta que fica.

Aguardemos para  constatar.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia Araujo

Aquário com Gêmeos, sou muitas e uma só. Por amar criar com as mãos, sou designer de biojóias e mantenho o site terrabrasillis.com, assim como pinto aquarelas e outras ¨manualidades¨. Por não me entender sem a busca do mundo interno do outro, sou astróloga com 4 anos e meio de formação em psicologia analítica sob a supervisão de José Raimundo Gomes no CBPJ – ISER e já mantive por anos o site Meio do Céu. Nessa nova etapa mantenho o site grupomeiodoceu.com. Dou consultas astrológicas e promovo grupos de estudo de Jung e Astrologia, presenciais e online. São várias vidas vividas numa única existência, mas minha verdadeira história começa aos 36 anos, e o que vivi antes ou minha formação acadêmica anterior, já nem lembro, foi de outra Claudia que se encerrou em 1988. Só sei que uso cotidianamente aquilo em que me tornei, e busco sempre não passar de raspão pelo mapa astrológico do outro. Mergulhar é preciso, e ajudar o outro a se transformar, algo imprescindível. Só o verdadeiro autoconhecimento pode gerar transformação. Não existe mágica, e essa autotransformação não ocorre via profissional, mas apenas através do real interesse do cliente em buscar reconhecer como se manifesta em sua vida cotidiana e qual seu potencial para a transformação. Todos somos mais do que aquilo que vivenciamos. A busca deve passar sempre pelo reconhecimento daquele eu desconhecido que em nós mesmos habita. A Astrologia é um facilitador nessa busca porque nela estão contidos tanto nossos aspectos luz quanto sombra. Ela resolve nossos problemas? A resposta é não. Ela apenas orienta no sentido do reconhecimento de nossa totalidade. A busca é do cliente. A leitura é do astrólogo, mas só o cliente poderá encontrar o caminho de sua totalidade e crescimento responsável. websites : www.terrabrasillis.com e www.grupomeiodoceu.com Fale com Claudia direto no Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *