PARA QUE SERVE A ASTROLOGIA?

PARA QUE SERVE A ASTROLOGIA?

Sem dúvidas, a Astrologia é um dos assuntos mais populares no mundo.

Acreditando ou não, a grande maioria de pessoas em algum momento da vida, já tomou conhecimento sobre seu signo.

É, decerto, um conhecimento popular, das massas.

Está em todos os veículos de informação, tanto nos digitais quanto nos físicos.

Apenas por curiosidade ou crença, muita gente gosta de dar uma espiada no Horóscopo do dia, da semana. Isso, com o intuito de buscar um fio de esperança.

Trabalhar com este imaginário coletivo, com a expectativa/fantasia de que há um destino pronto e definido para a gente, fez da Astrologia, um assunto amado e odiado.

Desenvolvida desde milênios antes de Cristo, a Astrologia teve várias funções.

No seu início, em conjunto com a Astronomia, era a ferramenta para entender tanto o tempo quanto os acontecimentos.

E deste observar o céu, foi-se estabelecendo o entendimento dos planetas e suas funcionalidades.

Adquirindo por conseguinte, o papel preditivo, alertava e aconselhava reis, governantes e outras figuras de poder.

Com o desenvolvimento de pensamento humano, das ciências e tecnologias, algo mudou.

A Astronomia foi se separando da Astrologia. Sobretudo, culminando no Século XVIII, com o Iluminismo e a ênfase nas metodologias científicas.

Atribuída como pseudociência, a Astrologia sobreviveu em seu simbolismo como cultura, fazendo parte do inconsciente coletivo.

Com o advento da psicologia, renovou-se com Jung e seus estudos sobre sincronicidades.

Deixando portanto, seu papel puramente factual.

A partir daí então, se permitiu uma abordagem mais simbólica da personalidade e dos acontecimentos.

Com a Nova Era e os movimentos da década de 60, a Astrologia retorna com mais força. Nesse sentido, se estabelece com uma grande e poderosa ferramenta de autoconhecimento.

Atualmente, o que alguns já a chamam de religião das gerações Y e Z. Esta “senhora” é perfeita para os novos tempos, do lado positivo não nos cobra e ainda, do lado negativo, estimula a auto indulgência.

Mas, enfim, para que serve então a Astrologia?

Desenvolvida pelos quatro cantos do mundo, existem vários tipos de Astrologia. Por exemplo: a ocidental, a chinesa e védica (as mais conhecidas).

Além de aplicações mais diversas possíveis.

Em comum com todas elas, é uma das poucas ferramentas que se pode aplicar seu estudo a inúmeras realidades, coletivas, pessoais, seja de ordem macro ou micro cósmica.

Pela visão da Astrologia Ocidental, a mais difundida aqui para o nosso lado, temos alguns vertentes:
1. Astrologia Clássica

não reconhece os planetas transaturninos e tem uma abordagem mais determinista.

Analogamente nos trazendo uma posição de aceitação e resignação. Ou seja, temos que lidar com aquilo, sem a necessidade de mudar alguma questão.

2. Astrologia Moderna

Inclui os outros 3 planetas: Urano, Netuno, Plutão. Entretanto, dependendo do astrólogo, ainda utiliza mais elementos, como Lilith, Quíron e demais asteroides.

Tem uma abordagem mais comportamental, aliada ao conhecimento da psique humana e convida a um aperfeiçoamento, a evolução das caraterísticas apresentadas.

3. Astrologia Cármica

Partindo da crença reencarnacionista, este ramo da Astrologia estuda o que trazemos de nossas vidas anteriores. Tanto os desafios quanto talentos, para que possamos continuar na proposta da evolução.

Estes tipos de Astrologia citados acima, são metodologias diferentes de interpretação, onde cada uma se aplica de um modo no desenho do mapa astral.

Não existe certa ou errada, apenas o domínio da simbologia para um correto entendimento do gráfico.

Se pensarmos então em aplicações, podemos ter:

1. Astrologia Natal – estudo do mapa de nascimento como ferramenta de autoconhecimento. Método para entender a dinâmica pessoal, bem como desafios e potencialidades individuais.

2. Astrologia Horária – função especificamente oracular. No momento em que o consulente faz uma pergunta, levanta-se o mapa e o interpreta como resposta ao questionamento.

4. Astrologia Eletiva – como o próprio nome diz, é o estudo para eleger um evento, escolher uma data ou um período para uma atividade específica, como viagens, cirurgias, lançamentos, compra e venda, entre outras.

5. Astrologia Mundial – estudar os acontecimentos a nível mundial, grandes transformações da sociedade, entendimento de países, suas culturas e desenvolvimento.

6. Astrologia da Saúde – estudo das tendências individuais nas questões de saúde, predisposição a enfermidades, resistência física e padrões psicossomáticos.

7. Astrologia Vocacional – ajuda a identificar talentos e potencialidades para escolhas profissionais e/ou atividades que tragam satisfação e realização.

8. Astrologia Infantil – tem o papel de orientar pais e responsáveis para uma melhor compreensão dos filhos, comportamentos e estímulo das potencialidades.

9. Sinastria – é o trabalho para analisar o relacionamento de casais, sócios, amigos, família. Comparando e sobrepondo os mapas de duas pessoas, entendemos a compatibilidade dos envolvidos, com os pontos positivos e negativos da relação.

10. Astrocartografia – método para entender e escolher um local no planeta, a fim de se ter uma melhor estadia, residência ou qualquer outra atividade específica fora da cidade natal.

11. Horóscopo – a mais conhecida das aplicações, é uma técnica generalista para a projeção do dia ou um período determinado das influências por cada signo.

Além disso, voltando à sua origem, temos sua aplicação como ferramenta preditiva: as famosas Previsões Astrológicas.

Com a proposta de trazer para o consulente um entendimento do próprio momento que está vivendo e projeção futura de possibilidades, há diversas técnicas para tal visão.

Como este assunto é extenso e profundo, vamos deixá-lo para o próximo texto.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Glau Ribeiro

Publicitário, Redator e Astrólogo. Apaixonado por comportamento humano, buscou na tradicional arte da astrologia uma forma de compreender o ser humano e ajudá-lo em seu desenvolvimento. Formado pela Gaia Escola de Astrologia, em São Paulo, atua há mais de 10 anos com atendimentos pessoais e corporativos, palestras e orientações. Contatos Whatsapp: (11) 98486-1764 Instagram: @glaubert E-mail: glau.ribeiro@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *