Dia das Mães

DIA DAS MÃES

O mês de Maio decerto traz cheiros especiais, devido ao desabrochar das Flores ,por exemplo:

Áster, azaléia, camélia, cravina, cravo, crisântemo, margarida, orquídea cymbidium, gipsofila, gladíolo, rosa, strelitzia, tango e tulipa.

Flores marcam e impressionam tanto pela beleza, quanto nas notas dos aromas marcantes.

Contudo, o evento mais popular deste mês é a celebração do Dia das Mães.

Como surgiu a comemoração do Dia das Mães?

A mais antiga celebração sem dúvida está nos registros mitológicos!

O início da Primavera (em Março) era marcado pelas honrarias à Rhea ou Cibele , a Grande Mãe dos Deuses , na Grécia antiga e os festejos percorriam toda a Ásia Menor.

Na parte Ocidental , a história aconteceu assim: Anna Jarvis perdeu sua mãe.

Ann Marie Reeves Jarvis faleceu em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental – EUA.

Com a morte da mãe, Anna, diante do sofrimento e da dor que decerto sentiu, decidiu organizar um dia especial.

Esse dia seria tanto para homenagear todas as mães como ensinar as crianças a importância da figura materna.

Em 10 de maio de 1908, o grupo organizado por Anna conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton.

E assim se difundiu a celebração do Evento.

Já no Brasil , a data foi comemorada pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre.

Somente em 1932, durante o governo do Presidente Getúlio Vargas,a data foi marcada.

A partir daí, o Dia das Mães passou a ser celebrado como nos Estados Unidos. Portanto, todo segundo domingo do mês de Maio.

Qual o simbolismo do papel de Mãe?

O primeiro registro da maternidade humana veio através de Eva , moradora do Jardim do Éden.

Ainda no Jardimdo Éden, ela e Adão sucumbiram às sugestões da serpente. Comeram a fruta da árvore proibida (maçã), cometendo o pecado original.

Como castigo à transgressão, Deus os expulsou do solo sagrado e condena a mulher à dor do parto e à subordinação ao marido .

Após sua saída do Jardim, Eva deu à luz aos dois primeiros filhos Abel e Caim.

Hoje, esse castigo da procriação no entanto, é tido como uma dádiva por grande parte das mulheres.

Analogamente, ma honra poder gerar uma vida, gestar por 09 meses e trazer à luz um novo ser.

Ser mãe é ver o mundo com novos olhos, um mergulhar para dentro de si e renascer. Renascer nas mesmas estruturas físicas, porém com uma grande renovação interior.

Portanto, um desabrochar nos dons de cuidar, zelar, reconhecer sentimentos, expressões faciais e corporais.

É como ser um pouco médica, ademais uma mistura de advogada e psicóloga.

Como filhos, sabemos que as mães têm o colo mais aconchegante, ouvidos sempre a nossa disposição, elas viram verdadeiras leoas em nossa defesa, nos educam e são as amigas mais fiéis!

Cheirinho de Mãe:

Os aromas que marcam a lembrança do Sagrado Feminino são: Erva Doce, Gerânio, Jasmim, Laranja Doce, Néroli, Rosas (Branca, Damascena, Vermelha, etc), Ylang Ylang e Vetiver.
O Óleo de Gerânio, por exemplo, é um excelente regulador hormonal!

Os Óleos Essenciais indicados para serem usados na fase da Gravidez são: capim-santo, camomila, lavanda, laranja-doce e bergamota.

Na Amamentação , alguns óleos promovem o aumento da lactação, mas, podem também ser prejudiciais então, tenha bastante atenção na sua escolha.
Procure uma Aromaterapêuta!

Aromaterapia e a saúde feminina:

Estrias e celulite, peso nas pernas e retenção hídrica: experimente os óleos de grapefruit, laranja-doce e erva-cidreira misturados ao óleo de semente de uva ou de amêndoas doces, para massagear a pele da barriga e das pernas.
A massagem e hidratação dessas áreas ajudará a melhora da circulação sanguínea e linfática, permitindo que a pele se recomponha mais rapidamente após o parto e, evitando o rompimento de fibras que originam as estrias.

Ansiedade, dificuldade de relaxar ou adormecer: use uma mistura de óleos de lavanda, capim-santo (ou camomila) e bergamota, no seu óleo de massagem habitual caso você esteja com dificuldade para relaxar, conciliar no sono ou acalmar.
Esses 3 óleos aromáticos são especialmente valiosos em casos de ansiedade.

Desejo um mês repleto de abraços, boas risadas e aquele cheirinho bom que só os filhos sentem nas suas mamães!

Abraços Aromáticos 🌻




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Tatiana Labuto

Sou Tatiana Zahn Labuto, 35 anos, nascida em 08/01/1984, em Vitória - ES. Tenho algumas formações técnicas ao longo desta jornada, entre elas Marketing, Design, Logística e Confeitaria. Fiz uma longa trajetória, até em 2014 me render a buscar ajuda para a rotina acelerada e estressante que vivia. Foi então que conheci os Florais de Bach e através de uma Terapêuta, conheci o Reiki e me aprofundei em pesquisar sobre o assunto. A princípio, apenas me tratei, redescobrindo a minha real essência e naturalmente fluiu a necessidade de passar adiante o enorme bem que eu estava vivenciando. Foi então que fiz os demais graus de Reiki, realizando também os cursos de Karuna Reiki e Gendai Reiki-Ho (Shoden e Okuden). E tive um despertar para outras sensações, conheci o curso de PsicoAromaterapia e meu da Mundo então clareou e a luz brilhou mais forte! Foi em Tiradentes - MG, que me abri a Aromaterapia e após essa formação então me assumi como Terapêuta Holística. Hoje, repleta de amor e gratidão estou realizando meus atendimentos no Espírito Santo e compartilhando com meus pacientes e seguidores das redes sociais esse despertar incrível que as Terapias Holísticas nos proporcionam, abraçando o todo (físico, mental, emocional e espiritual)! Namastê WhatsApp: (27) 9.9961-5075

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *