Quem tem medo de Mercúrio retrógrado?

Quem tem medo de Mercúrio retrógrado?

E ai começa “aiii Mercúrio tá retrógrado”…

Para começar vale lembrar tudo que existe “entre os céus e terra tem um propósito. Portanto, nada é “por acaso”.

Ele faz uma volta em torno do Sol em 88 dias. Em primeiro lugar, isso significa que se vivêssemos em Mercúrio, a cada 88 dias faríamos aniversário!

Além disso, faz duas ou três retrogradações ao longo de seu ciclo, verdadeiras piruetas. É decerto um dançarino celeste, de movimentos ágeis.

Ademais, é difícil de avistar, porque sendo muito próximo do nosso Astro Rei e fica oculto pelo seu brilho.

Regente Diurno do signo de Gêmeos – signo regido pelo elemento Ar cuja função é a das conexões, relações e pensamento.

Regente Noturno de Virgem – signo regido pelo elemento Terra, que prima pela sensação, o que é palpável, se pode tocar e que tem “utilidade”.

Só aqui já podemos deduzir que há uma diferença entre buscar informações e partilhar e usar o conhecimento de forma prática, testando, corrigindo e aprimorando critérios.

Nos aclara saber um pouco de Mercúrio, e começamos com seu símbolo:

a meia lua da Alma, o círculo do espírito e a cruz da matéria.

Esta tríade, Alma, Espírito e Matéria torna o planeta Mercúrio o mais importante no sentido de como cada um “vê, e apreende a realidade”.

Essa função depende da percepção, que está sob o domínio de Mercúrio.

A mente é poderosa quando em função do espirito e da alma.

Quando o homem está em harmonia consigo mesmo e com o Cosmos, tem a compreensão de que tudo vem de um plano mais alto, fluindo do espírito e expressando-se na matéria.

Regido por Hermes ou Mercúrio (com asas nos pés), o mensageiro dos Deuses, designado como condutor das almas, podia se mover entre os três mundos. Tanto o infra-terreno (Hades), a Terra e o celeste (Olimpo).

Levava na mão o Caduceu, o bastão alado, com as duas serpentes entrelaçadas Ida e Pingala, em dança eterna de opostos polares, encontrando e se afastando do eixo e do centro, símbolo da união dos opostos.).

As energias femininas e masculinas despertadas na Kundalini, se elevando ao longo da coluna ativando os 7 centros energéticos, se fundem em torno deste eixo central em direção ao Campo de Consciência Universal unificado.

Ele é o professor que ensina a Isis como salvar seu filho Hórus, da picada mortal da serpente. Magia, medicamentos, encantamentos e bendições estão sob seu dominio…

O elemento Mercúrio é metal e liquido ao mesmo tempo.

A mente (espada- símbolo da função pensamento) e liquido (emoções e sentimentos), trazendo o desafio de harmonizar e deixar fluir mente e sentimentos.

A fragmentação das nossas qualidades traz o desequilíbrio e enfermidades, assim como a união destes aspectos da consciência é agregador e traz a cura.

Em muitos baralhos de Taro, o mago é representado pelo deus Hermes, ou Thot – acima dos 4 elementos, bastão, discos, espada e taça, que representam as 4 funções psíquicas: intuição, sensação, pensamento e sentimento. Só Mercúrio, o Deus Alquimista tem a capacidade de unir estes elementos em um Todo.

E a Retrogradação? É tão terrível assim?

Mercúrio retrógrado pode causar dificuldades.

O momento não é indicado nem para contratos, nem para acordos, sequer reuniões de decisões importantes que se iniciam.

No entanto, pode servir para rever e finalizar pendências.

Tem vezes que um assunto fica um tempo em “banho maria” e parece retornar e se resolver nesses trânsitos.

Nas comunicações preste atenção nos destinatários das mensagens, e no teor delas, pois pode haver mal entendidos, falhas ou lacunas.

Olhe e revise duas vezes.

O transito e as viagens podem estar mais caóticas.

Percebemos que equipamentos eletrônicos também parecem “sofrer” em trânsitos de mercúrio retrogrado.

Você já viveu esta experiência de mensagens apagadas, fazer aquele baita texto e não salvar, celulares perdidos, ou aquela pane no note?

A retrogradação nos convida a andar mais devagar! A uma tomada de consciência em como andam essas questões mercurianas na nossa vida.

Bom tempo para rever e avaliar como nos comunicamos, o que pensamos, quais nossas crenças. Velhos temas revistos sob um novo olhar, e se necessário, esclarecidos, corrigidos ou mesmo somente percebidos com mais clareza, pois dar um passo atrás e mirar de novo o mesmo nos dá a possibilidade de uma compreensão mais ampla.

Também é um momento propicio para rever escritos e textos que estão na gaveta a espera de amadurecimento.

Afinal, de que serve a informação, essa profusão de informações se não selecionamos, estabelecemos um critério, achamos uma utilidade, aperfeiçoamos? De que serve a informação do intelecto se não conecta com a alma? E onde podemos usar essa informação no dia a dia? Re-fletir? re-significar? Atribuir significado, voltar e re-visar?

Claro que num mundo com pressa, essa função fica meio desconexa com o que entendemos como ritmo acelerado do mundo. Mas a riqueza dos movimentos na musica clássica, conhecia bem essa função.
Uma pausa, os silêncios, a repetição de um tema, uma melodia, um respiro…
nada como um adágio e um piano, pianissimo
para acalmar a alma!

Arte e crédito de imagem destacada: Peirre el Gilles



http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2019/06/03/promocao-dia-dos-namorados-primeira-atividade-de-junho/

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Andrea Honaiser

Astrologa de Abordagem Comportamental, Junguiana e Astrosofia (Steiner). Formada em Artes Plásticas, Naturopatia e Música. Professora das cadeiras de Florais, Psicossomática e Cromoterapia. Criadora do AstroSer - Astrologia da Essência e da pagina Andrea Honaiser Diário de Bordo. Atualmente atende com consultas presenciais, on line e ministra cursos, whorkshop e palestras com tema e atividades integradas de Astrologia, Arte e Terapias. Reside atualmente em Florianópolis. Contato: Whats (48) 98815-1764

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *