O Tarô, o dilema e suas próprias respostas.

O Tarô, o dilema e suas próprias respostas.

O que é o Tarô?

O Tarot nos lembra a todo momento que a vida é um jogo.

Conhecido como o Livro da Vida, o Espelho da Alma, ele se reescreve a cada vez que abrimos as cartas.

Quando penetramos na sabedoria dos símbolos do Tarô, revelamos aspectos do inconsciente e acessamos nossas próprias respostas para as questões do momento presente.

Uma mensagem que vêm do seu coração para soprar uma inspiração de sabedoria profunda para o seu dilema.

Estas 78 lâminas se dividem em 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.

Arcano significa mistério e a cada abertura de um jogo, me sinto como se estivesse de frente para a esfinge, que me pergunta: “Decifra-me ou te devoro?

Os 22 Arcanos Maiores

São baseados em leis cósmicas.

As 16 Figuras da Corte representam pessoas ou estados da nossa personalidade e os Arcanos Menores que detalham os aspectos da consulta determinando através dos naipes/elementos, em que áreas da vida a energia das cartas estão atuando.

Se tiramos cartas de ouros que representam o elemento terra, sabemos que o assunto diz respeito ao mundo físico: saúde, trabalho, alimentação, dinheiro, territórios.

Se as cartas são de copas, sabemos que se trata de uma questão relacional, emocional, sentimental.

Se são cartas de espadas refletem a nossa mente, nossa lucidez ou confusão, nossas decisões, nossos planos.

E as cartas de paus se referem aos aspectos energéticos da energia vital /sexual e seus diferentes graus de elevação espiritual.

Costumo dizer que são a parte fofoqueira do Tarô, mas é claro que para muito além dos enredos, a sabedoria da Árvore da Vida da Cabala e seus mundos que também se relacionam com os naipes dos Arcanos Menores.

Nos revela como o nosso mundo interno cria a realidade externa e como o nosso microcosmo tem correspondência com o Macrocosmo e suas leis.

O consulente tarólogo

É preciso abertura, receptividade e entrega para perceber as imagens do Tarot como espelhos de nossos impulsos inconscientes, revelando nossos reinos interiores em sincronicidade com a ordem cósmica do todo abrangente.

Cada arcano é uma chave para a revelação de um portal de sabedoria.

Só aprendemos a nos amar e aceitar quando paramos de tentar esconder nossa realidade interior e de nos esconder dela.

Só podemos mudar, quando reconhecemos que há aspectos em nós que vale a pena transformar.

A conquista de novas perspectivas pode transformar velhos hábitos e atitudes, abalar sistemas de crença em sua própria base.

A recompensa por esse processo de limpeza e cura alquímica interior é enorme. O Tarô aponta para a autodescoberta, orienta em situações cotidianas e em processos difíceis de tomada de decisão.

A arte de perguntar

Existe ainda uma questão relevante sobre a consulta de Tarô: a arte de perguntar.

Evitem perguntas ambíguas , do tipo ou isso ou aquilo.

Isso vai gerar mais confusão e dificultar a interpretação do jogo. Seja direto e objetivo.

Estamos nessa vida na linha tênue do espaço/tempo que dispomos nesta existência.

Sobre o passado é importante saber: ao que ainda estou apegado? O que eu ainda não perdoei?

Meu mestre sufi me ensinou que o perdão não é uma questão moral, mas é quando você desiste completamente de querer que o passado pudesse ter sido melhor ou diferente do que foi.

O passado passou. Não há como modificá-lo.

Essa compreensão profunda da lei da impermanência nos liberta. Outra boa pergunta é: de que forma o que aconteceu no passado afeta o meu presente?

Em relação ao Presente, ao aqui e agora, é importante saber: Qual a minha realidade interior agora?

O que está disponível à minha volta? Como devo agir?

No caso de uma tomada de decisão é preciso estar aberto e aceitar as respostas que vierem através das cartas.

Se ficamos insistindo nas mesmas perguntas, enfraquecemos o poder de transformação das cartas e logo elas deixam de fazer sentido e não podem mais nos ajudar nos processos decisórios e na transformação de nós mesmos.

Sobre o futuro são as perguntas mais comuns e as mais espinhosas.

As práticas de futurologia reduzem o significado das cartas a um determinismo ridículo, pois se estamos sempre em processo , a maior parte dos resultados dos jogos do tarô podem e devem ser modificados…

É claro que existem questões de ordem cármica , que não podemos alterar, mas descobrir o aprendizado que cada uma delas nos traz , nos faz mais fortes, compassivos e sábios.

Boas perguntas sobre o futuro são: sobre pessoas, o que esta pessoa vai trazer para mim? O que este evento significa para a minha vida? Devo me envolver totalmente nisto?

O Tarô como caminho iniciático e as Danças do Tarô

Ao longo da minha vida desenvolvi uma relação de grande intimidade com os Arcanos do Tarô.

Tendo como fundamento as práticas sufis de respiração e caminhadas meditativas, aprendi a trazer as energias arquetípicas do Tarô para o corpo de tal forma que desenvolvi uma incorporação consciente de cada um dos Arcanos.

A partir daí, comecei a dançá-los e essa tem sido a minha yoga ao longo de muitos anos.

Como trabalho com meditação em movimento, criei 22 danças para vivenciar os Arcanos Maiores do Tarô.

Dançar os arquétipos do Tarô nos permite ter uma experiência direta das energias em nosso corpo/mente.

Uma compreensão muito além do entendimento racional dos significados das cartas que nos permite desenvolver Força, Beleza e Sabedoria.

Se além de interpretarmos os Arcanos , aprendermos a respirar , caminhar e dançar os arquétipos , nos transformamos num tarô vivo, e temos uma experiência direta da energia da carta que estamos trabalhando.

O jogo do mês

Minha contribuição para o site meio do céu é um jogo simples de 3 cartas todo o mês usando todo o baralho misturado, ou seja todas as 78 cartas.

jogo
jogo

Um ternário com um arcano central como tema para ser contemplado durante todo o mês, representa a resposta para as perguntas do aqui e agora : PRESENTE. O nosso espelho da alma.

Espero poder receber impressões e interpretações dos leitores complementando a minha leitura. Um arcano à esquerda que representará a energia mais receptiva, yin, feminina, o trabalho interno a ser feito, a inspiração,  a energia que estamos recebendo no momento, a resposta às influências do PASSADO.

Um arcano à direita que representa a energia yang, ativa, masculina, o que estamos manifestando no mundo, a exalação ou o FUTURO que eu estou criando.

Vou torcer para que a nossa interação seja rica e que o aprendizado aqui traga benefício à todos.

Tema – 6 de espadas

PRESENTE

Yang – ativo – A FORÇA

FUTURO

Yin – receptiva – 3 de copas

PASSADO

 

Interpretação

Carta central – tema – PRESENTE – espelho do momento – 6 de espadas – lucidez

O momento é de equilíbrio mental e lucidez. Bom para planejamentos e estratégias. Visão ampla e capacidade de análise. Objetividade. Sua compreensão das coisas unifica os diferentes aspectos. “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”

Carta à esquerda – receptiva – PASSADO – causa – trabalho interno – inspiração – 3 de copas – abundância

Quando nos conectamos com o amor que transborda em nosso coração, sentimentos e percepções raras e preciosas nos preenchem e podem ser comunicadas intimamente.

Carta à direita – ativa – FUTURO – desenvolvimento – ação no mundo – exalação – A Força

Agir com paixão, libido, criatividade multidimensional, talentos, força, integração de energias instintuais, superação de velhos medos e condicionamentos, ajuda de egrégoras espirituais, capacidade de liderança que unifica intenções para um mesmo propósito.

A carta é representada por uma mulher que coloca sem medo sua mão na boca de um leão. Mostra a união entre a natureza animal, irracional, puro instinto e emoções (leão) e a natureza humana mais elevada, intelecto e espiritualidade (mulher).

Nos ensina que através do amor e da ternura a energia animal pode sutilizar-se e conduzir a iluminação, como ensina o Tantra. O domínio do sutil sobre o denso. O exercício da vontade consciente conduzindo nossas manifestações energéticas. Domínio de si mesmo e, consequentemente, ato de poder. A energia amorosa produz lideranças carismáticas e capazes de conduzir e orientar grupos de forma harmônica e consequente.

É também uma carta que nos ensina sobre como invocar egrégoras espirituais em outras dimensões para nos ajudar nos propósitos comuns. 11 signifca, dois iguais unidos por um mesmo propósito. Favorece os trabalhos de grupo, ensina como nos fortalecemos aprendendo uns com os outros quando temos um mesmo propósito.

A UNIÃO FAZ A FORÇA. A UNIÃO É A FORÇA.

Sugira os temas quegostaria o autor abordasse
Maria Aché aguada seu retorno 



Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Maria Lalla Aché

Maria Lalla Cy Aché – Taróloga, escritora e compositora, artivista e educadora social, dançarina da Paz. Comecei meu caminho com o Tarô tendo minha mãe como mestra. Mulher de sorte que sou, herdei em vida um conhecimento dinâmico e completo que se renova a cada vez que misturo as cartas e elas se combinam em miríades de possibilidades. Sempre me surpreendendo pela universalidade da mensagem oculta. Assim, me deixo penetrar pelas imagens para ser transformada pelo poder de ressonância dos símbolos. De lá para cá, desde sempre, o Tarô foi o fio condutor que me levou a conhecer inúmeros portais, grandes mestres, várias tradições... E até hoje, mesmo tendo desenvolvido uma vida dedicada às práticas de Meditação em Movimento, o Tarô continua sendo uma das minhas principais atividades. Partilhar com vocês no site, meus aprendizados inspirados pelos arquétipos e símbolos do Tarô é mais do que um prazer, é deixar pegadas na areia assim como fizeram os meus mestres. Que elas possam levá-los a encontrar maravilhas! Que possam inspirar reflexões e descobertas no espelho da alma de cada um. Rumi diz: “Descubra em silêncio o Jardim de Rosas de sua própria alma”. marialallache@gmail.com whatzap 21 99924 3132 www.estudiomariaache.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *