Enquete – Astrologia e Consciência

Enquete – Astrologia e Consciência

Entre os anos de 2014 e 2015, fiz uma enquete virtual com colegas astrólogos do Brasil e de Portugal. Versou sobre vários aspectos filosóficos de nossa Arte/Ciência.

Abaixo, reproduzo as respostas recebidas, anonimamente, sobre um tópico em particular, sem edição. [daria um livretos, todas as perguntas e respostas]

Acredito que nos ajude a refletir sobre a relação entre astrologia e consciência, o que para mim e uma arte e finalidade de um encontro astrológico, através dos símbolos e sua síntese linguística.

A perguntas foram:

O que é Consciência para você? Qual a relação entre Astrologia e Consciência?
Pode-se determinar o nível de Consciência de algo pelo mapa astrológico de alguém?

Eis as respostas, dadas de forma anônima:

1. Tornamo-nos mais conscientes de nós e do nosso caminho ao estudarmos astrologia.

2.

Consciência é o estado ou a forma de percepção do mundo

a cognição que um ser tem da dimensão e realidade que o rodeia; bem como a forma como sua consciência individual reage ao mundo.

A consciência é individual, limitada ou matizada, pelas experiências do ser que percebe. Ou seja, cada ser tem uma dimensão pessoal, individual do mundo, que se expressa no seu nível de consciência, baseada na sua experiência.

Basicamente a astrologia define a forma como a consciência de um ser percebe o mundo, ou sua dimensão natural, através dos elementos e qualidades.

Por Exemplo: signos de terra apresentam consciência voltada para a realidade material prática da vida; ou os de ar, para a razão.

Por isso, uma consciência de Ar não compreende facilmente a percepção da consciência dos signos da dimensão de água ou emoção e do tempo e fluxo que estes últimos vivenciam.

Nível de consciência é algo complicado de se “medir”,

pois cada ser tem uma realidade de percepção a matizar sua consciência. Mas de forma segmentada, pode-se medir o nível de consciência dos signos de ar, ou dos signos de fogo etc.

Quanto à qualidade, os planetas e seus aspectos podem evidenciar, se é nublada e confusa, ou clara e límpida (peixes ou aquário).

Já a evolução – se é comum, boa, bela, excelente ou má, por exemplo, Plutão e Sol, seus aspectos, determinam uma direção geral, mas somente “geral”, pois o nível evolutivo transcende as limitações conceituais de um mapa.

Cada espírito é um, e aspectos parecidos de um mapa, podem se expressar de forma diversa em dois indivíduos.

3.

A consciência simbolicamente pode ser expressa pela linguagem do signo solar

do foco para a vida, porém o nível de consciência está além do desenho do mapa, para ser compreendido, é preciso situar o indivíduo no seu sistema familiar e compreender este sistema, em sua cultura, crenças e heranças.

4. Uma definição bastante complexa e poderia ser resumida noutra palavra, que embora seja habitualmente com sentido religioso, me parece dar o tom adequado à definição de Consciência, e essa palavra é Alma.

Consciência será aquilo que nos define como seres únicos e multidimensionais e vai além da definição psicológica que a restringe aos fenômenos perceptivos.

A relação entre Astrologia e Consciência é estreita

embora não me parece que seja possível determinar níveis de consciência através da análise do tema astrológico.

Pelo menos será um exercício arriscado dado que acredito antever possibilidades em vez de realidades e só uma análise persistente no tempo nos permitirá conhecer melhor que possibilidades se concretizaram e os que não.

5. Consciência, a meu ver, é a origem do Ser, da Vida, da Existência, como um grande oceano. A Astrologia, ainda a meu ver, é a “chave de leitura” da qual nós, “gotas desse grande oceano”, fazemos parte.

6.

O nível de consciência não está no mapa está na identidade, no sujeito.

7. Consciência é a lucidez, a clareza sobre aquilo que somos, tanto individual, quanto coletivamente. A Astrologia é uma excelente ferramenta que nos permite ampliar essa lucidez. Tanto quanto sei, o mapa natal não reflete o quanto cada indivíduo se conhece a si mesmo e ao Todo.

8. Não acredito que se possa detectar nível de consciência, num sentido de mais madura ou menos madura, mas penso que astrologia pode revelar qualidade dessa consciência.

9. Sim pode claro, analisando os planetas, a colocação dos mesmos pelas casas e pelos aspectos dá-nos informações preciosas.

10.

A astrologia ajuda-nos a tomar consciência de nós mesmos.

Portanto responsabiliza-nos por desenvolvermos o nosso potencial.

11. Consciência para mim é o CONHECIMENTO consciente de mim própria e do que me cerca, levando-me a cada passo à minha individualização e poder pessoal assumir quem sou perante mim própria e o universo, como parte dessa CONSCIÊNCIA MAIOR.

Para mim o mapa não me diz o nível de consciência de alguém, indica tendências, só no contacto com esse alguém nos apercebemos disso.

12.

Consciência é a parte do ser que é imortal e que contém conhecimento e informação.

A Astrologia evidência o trabalho necessário a realizar para que a consciência se possa aprimorar e evoluir.
Não é assim tão fácil de determinar o nível de consciência pelo mapa, apenas.

É necessário ter a pessoa à nossa frente, ver como reage, que tipo de perguntas faz etc.
Porque o mapa em si é estático e a vida é dinâmica.

A pessoa pode evoluir e aprender com as provas que lhe são colocadas, ou não.

13. não, acho que só conversando com o cliente. Alguns já despertaram a consciência, outros talvez, na próxima encarnação…ou quem sabe com a crise!?

14. Não, o nível de consciência depende da aprendizagem do que vem retratado no mapa.

15. nenhuma. [rsrs]

16. Consciência é aquilo que se manifesta na materialidade e que alguns chamam “D’us” .Costumo relacionar o grau de consciência à experiencia conseguida pelo espirito ao longo das do Encarnações.
Posso relacioná-la a Saturno e aos planetas retrógrados e ainda na Casa XII.

18.

A Consciência acontece quando nos damos conta de alguma coisa.

A Astrologia desperta e amplia a Consciência quando nos possibilita entender o modo como funcionamos. E, sim, acho que podemos determinar o nível de Consciência pelo Mapa Astrológico de uma pessoa. Porque é fato que diante do Autoconhecimento, a pessoa se dê conta do jeito como lida com os vários setores da sua vida e, invariavelmente, se surpreende com o entendimento de situações que antes não conseguia explicar. Principalmente com situações que se repetem. Eles se dão conta. Ou seja, se conscientizam. E aí… podem escolher mudar.

19.

Consciência é um estado de ser.

Que é representado na Astrologia pelo Sol e não acredito que se possa determinar o nível de consciência pelo mapa…somente com uma leitura muito rigorosa e cuidadosa.
Com experiência de atendimento podemos chegar perto.

20. A astrologia é um conhecimento ou ferramenta útil ao despertar da consciência, ou discernimento, embora não indispensável.

21. É a mente. o Sol.

22.

Consciência pode ser chamada de muitos nomes

às vezes se pode aquilatar este nível de consciência pelo mapa, às vezes não.

23. Acho que os ciclos planetários de alguma forma interferem no nível de consciência, mas não acredito que possamos medir esse nível pelo mapa

24. Sabemos, pelo mapa, como o sujeito enxerga, sente e lida com o mundo. A consciência depende de outros fatores, inclusive externos, tal como a educação.

25. O nível de consciência é entendido no encontro com a pessoa atendida, de acordo que podemos perceber neste encontro.

O livre-arbítrio é fundamental no entendimento do uso de seu mapa,

e cada um pode utilizá-lo de uma maneira, que deve ser entendido pelo astrólogo, usando sua sensibilidade, e não impondo padrões técnicos ao outro. Enfim, não vejo a Astrologia de forma determinista.

26. Não é possível determinar o nível de consciência do nativo através da interpretação do mapa natal. E será que existe algum astrólogo absolutamente isento para emitir este tipo de julgamento? Isso cabe a cada um.

27. É estar atento, desperto.

28.

Consciência é tomar posse de toda sua dinâmica e motivação interior.

O Mapa Natal pode ser lido em diferentes níveis, de acordo com a consciência (realidade e vivência) do consulente. Mesmo uma leitura em um nível de consciência que não seja o mesmo do consulente, vai para o inconsciente dele, e a partir daí passa a trabalhar até vir à consciência.

Exemplo: hoje me telefonou uma cliente para dizer que havia tomado determinada atitude em relação ao parceiro, e que a relação havia melhorado muito (era uma leitura de Sinastria).

A surpresa dela foi que, após ter agido diferente e dado certo, dias depois foi ouvir a gravação da consulta pela primeira vez, e nela eu dizia claramente que para o parceiro o que importava era determinada atitude que, “por acaso”, foi a mesma que ela tomou achando que fora iniciativa dela!!

Resumindo, eu falei, ela não ouviu conscientemente, mas o que eu disse calou fundo no inconsciente. Quando ela se predispôs a melhorar o relacionamento agiu exatamente de acordo com o que eu falara.

29.

Consciência é poder de escolha, sentimento de realização pessoal e autonomia para decisões.

Pode-se averiguar o potencial para decisões, escolhas, satisfação pessoal, integração através da carta, principalmente pelo Sol do nativo.

30. Depende de Sabedoria e isto tem de ver com maturidade e nível de evolução espiritual

31. Há influência da consciência de cada um no vivenciar seu mapa.

E você, o que acha?
Contribua com sua resposta nos comentários abaixo.
Aproveito para agradecer a todos que participaram da enquete.
Obrigado.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fernando Guimarães

Fernando Guimarães, natural do Rio de Janeiro, Astrólogo, tradutor e professor; formado em Letras pela USP. Iniciou seus estudos de Astrologia em 1982 em SP, nas Escolas Régulos e Astrocenter, com especializações nos EUA, de 1995-2012, também em Feng Shui, Cromoterapia, Terapia Floral. Foi Diretor de Pesquisas da NCGR - National Council for Geocosmic Research, Boston de 2008/11. Foi coordenador da AFAN ( Association for Astrological Networking) e CNA, ASPAS, SINARJ, ISAR. Participou de eventos nos EUA, Lisboa, RS, CE, SC , SP e RJ também como conferencista e em webinarios. No momento, pesquisa, escreve, leciona e dá consultoria e workshops em várias regionais do Brasil e online. Reside em Campinas. Atua profissionalmente em Campinas, São Paulo e on line. Contato: Nando Boston [Facebook] Whatsapp: 19.9.8404.8821 E-mail: zody2k@aol.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *