Os Nodos Lunares nas Casas Astrológicas

Os Nodos Lunares nas Casas Astrológicas

Cabeça e Cauda do Dragão.

Infelizmente, não temos espaço aqui para uma aula completa, [mecânica celeste, mitologias] sobre os Nodos Lunares.

Contudo, há muita referência em websites e livros.

Vale a pena consultar, inclusive fazer suas próprias pesquisas pessoais com mapas de celebridades e familiares.

Por isso, o importante é lembrar que os nodos ascendente ou norte e descendente ou sul, ou então, cabeça e cauda, formam um eixo [180 graus]. Assim como o são o Ascendente e Descendente, cúspides de casas opostas.

Entretanto, são pontos diferentes que formam aspectos diferentes [menos as quadraturas].

Desta forma, a posição dos nodos, bem como e planetas lentos, em signos, abarcam uma multidão de pessoas nascidas no mesmo mês ou ano.

Por isso, afirmam a particularidade das posições em casas, já que variam de hora para hora no mesmo dia, ocupando espaços [quadrantes] diferentes.

Afinal, tudo depende do sistema de divisão de casas utilizado.

Mesmo na astrologia védica, ou Jyotisha, da Índia, o signo dos nodos pode mudar, mas a posição de casa, não.

Leia abordagens diferentes de interpretações dos nodos, ou seja, abordagem clássica, psicológica, cármica etc.(*).

Dessa forma, você pode escolher o que mais faz sentido para você, de acordo com sua carta natal e sua biografia.

Finalmente,experimente em cartas de conhecidos, familiares, amigos e clientes.

CASA I

Cabeça Norte – Desafio: buscar marca pessoal e identidade nas ações pessoais mais do que em associações, onde se acomoda com facilidade.

Cauda Sul – Usar autonomia para dar seu melhor em relacionamentos íntimos e comerciais, sem ser egoísta ou querer brilhar mais que os outros.

CASA II
Cabeça/ Norte – Buscar seus próprios valores, gostos e vontades sem depender financeiramente de outros. Aprender a viver do próprio salário sem se tornar consumista demais.

Cauda/ Sul – partilhar ganhos com sócios e cônjuges reconhecendo valor próprio e alheio. Separarar o patrimônio pessoal de contas conjuntas, ser generoso com legados e heranças.

CASA III
Cabeça/ Norte – Valorizar convivência local com parentes e vizinhos, com aqueles que divide aprendizagem e conhecimentos básicos.

Cauda/ Sul – buscar especializações e ampliar visão de mundo para além de sua comunidade, sem esnobar bagagem cultural. Bem como exibir títulos acadêmicos ou em viagem ao exterior.

CASA IV
Cabeça/ Norte – Buscar fincar raízes em uma residência fixa, cultuando raízes familiares, da mesma forma que se dedica à carreira.

Cauda/ Sul – não se acomodar no conforto do lar e familiares e se arriscar numa ambição de carreira e conquistar o mundo.

CASA V

Cabeça/ Norte – Buscar expressão pessoal através de criatividade artística, romances e relacionamentos com crianças. Da mesma forma que se dedica aos grupos de amigos e causas sociais.

Cauda/ Sul – utilizar recursos criativos para dividir com a comunidade e associações, distribuindo afeto pessoal com grupos de amigos.

CASA VI
Cabeça/ Norte – |Cuidar da saúde pessoal e serviços à comunidade da mesma forma que se dedica à meditação e isolamentos sociais.

Cauda/ Sul – usar ordem e cuidados em trabalhos voluntários, não apenas como profissional, buscando um sentido metafísico para vida e trabalho.

CASA VII
Cabeça/ Norte – não ser tão dependente de parcerias e opiniões alheias, mas aproveitar experiencia em cooperação e parcerias íntimas.

Cauda/ Sul – não se acomodar em casamento e relações sociais, mas também se dedicar a cuidar da imagem pessoal e construção de uma identidade verdadeira.

CASA VIII
Cabeça/ Norte – buscar transcender nos conhecimentos materiais, reciclando hábitos e valores antiquados, compartilhando lucros com parceiros e sócios.

Cauda/ Sul – não se apegar ao patrimônio pessoal, valores acumulados, mas investir no bem comum e transcender a vida material.

CASA IX

Cabeça/ Norte – Desenvolver uma ética e visão de mundo que amplie seus horizontes e contatos, aproveitando as habilidades básicas de comunicação e relacionamentos de origem.

Cauda/ Sul – não confiar apenas em fofocas e conhecimento elementares para formar visão de mundo, mas manter laços de amizades com parentes e vizinhos quando viajar.

CASA X
Cabeça/ Norte – arriscar-se em busca de uma posição social e profissional, com reconhecimento de autoridades, com bases solidadas em experiencias domésticas e afeto familiar.

Cauda/ Sul – não deixar que a carreira e ambições roubem tempo e energia que podem e devem ser dedicado à família e assuntos domésticos.

CASA XI
Cabeça/ Norte – envolver-se em projetos de grupos e relações sociais em grupos que apoiem seus sonhos, com base nos afetos e criatividade pessoal.

Cauda/ Sul – Evitar que excesso de compromissos sociais e ideológicos drenem a energia criativa de expressão pessoal em passatempos, romances e relacionamentos com filhos.

CASA XII
Cabeça/ Norte – Usar seus talentos profissionais em atividades voluntárias com os menos favorecidos, buscar autoconhecimento investigando o passado, sem medo.

Cauda/ Sul – Não se acomodar em isolamentos e retiros de autoconhecimento, mas dar um sentido concreto ao sonho de serviço social ; cuidar da rotina, dieta e saúde pessoal, física e mental.

(*)BIBLIOGRAFIA:

Burk, Kevin. Complete Node Book, Lewellin Publications, USA, 2001
Lutin, Mchael. Sunshines. Ed. Simon & Schuster, USA, 2007
Schulman, Martin. Os Nodos Lunares, Astrologia Cármica I, Ed. Agora, SP, 1993
Van Toen, Donna. Os Nodos Lunares na Astrologia. Ed. Pensamento, 1993




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fernando Guimarães

Fernando Guimarães, natural do Rio de Janeiro, Astrólogo, tradutor e professor; formado em Letras pela USP. Iniciou seus estudos de Astrologia em 1982 em SP, nas Escolas Régulos e Astrocenter, com especializações nos EUA, de 1995-2012, também em Feng Shui, Cromoterapia, Terapia Floral. Foi Diretor de Pesquisas da NCGR - National Council for Geocosmic Research, Boston de 2008/11. Foi coordenador da AFAN ( Association for Astrological Networking) e CNA, ASPAS, SINARJ, ISAR. Participou de eventos nos EUA, Lisboa, RS, CE, SC , SP e RJ também como conferencista e em webinarios. No momento, pesquisa, escreve, leciona e dá consultoria e workshops em várias regionais do Brasil e online. Reside em Campinas. Atua profissionalmente em Campinas, São Paulo e on line. Contato: Nando Boston [Facebook] Whatsapp: 19.9.8404.8821 E-mail: zody2k@aol.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *