Saúde pensada no ocidente, com a ótica do oriente

Saúde pensada no ocidente, com a ótica do oriente

Precisamos compreender o pensamento oriental para perceber o funcionamento da sua terapeutica milenar.

O oriental centraliza seu discurso na sanação e equilíbrio do céu (espírito, do mais imaterial, sutil), do homem (ser, mente), da terra (corpo, materialidade).

O caminho se mostra em sua vivência, sobretudo dando sentido a vida.

Quando existe facilidade ao caminhar, o ser está em equilíbrio dinâmico com os três níveis de energia (céu, homem e terra).

Consequentemente exercendo toda sua possibilidade de existência da melhor forma, e isso indica que o ser está de acordo com sua essência, ou seja, é feliz.

A felicidade pode ser percebida entretanto, quando o coração ressonar em conformidade com a essência.

A forma de existência facilita a função e desenha o caminhar.

O ocidental busca a plenitude em todos os campos de vivência.

O oriental ademais, acredita que existe espaço para tudo, até mesmo para o vazio, porquanto isso é uma indicação de que algo ser criado nesse espaço.

Hoje o ocidental até fala do resgate da criatividade, mas ainda possui dificuldade de perceber a necessidade do vazio construtivo.

Pela Medicina Tradicional Oriental o espírito mora no coração.

O ser (mente) em equilíbrio consegue ler os desígnios celestes, compreendendo seu espírito e materializando seu caminho de forma tranquila.

Conseguindo assim, utilizar sua forma para facilitar o desenvolvimento de sua função. Além de animando sua estrutura com mais facilidade, seguindo seu desígnio celeste materializado em seu caminhar.

Vida saudável na modernidade

A vida contemporânea moderna se faz presente repleta de necessidades que não condizem com conceitos básicos de vida saudável.

O conceito de superação assim como de força, é impregnado no nosso inconsciente pelas empresas, com exemplos de seres bem sucedidos, realizados.

Decerto, eles promovem o desequilíbrio do ser, criando a busca por vencer o tempo. Isso acaba gerando um atropelamento do ritmo a ser seguido conforme a estação (primavera, verão, alto verão ou estio e inverno). Além disso, de horário do dia, lunação etc…

Analogamente, acaba por criar em cada um de nós, nosso maior inimigo.

A competitividade é tão alucinante que brigamos com nossa vontade de existir de forma diferente, com nossa essência.

Os fast-foods surgem como uma saída para comer rápido, e por conseguinte, a tradição alimentar local desaparece.

Precisamos encontrar nossa existência real, nossa essência, e conseguir vivê-la.

Esquecer o ideal de realização, de beleza social. O que é ideal?

O ideal, sem dúvida, é individual e varia de pessoa para pessoa.

Essa é a resposta do ser que encontrou seu caminho, seus próprios parâmetros em conformidade com o ambiente (estação, horário do dia, lunação).

Esses paradigmas sociais condicionantes de realização, o ideal visto pelo ser fora do seu caminho, acarretam o desequilíbrio. Dessa maneira, a doença se instaura no ser.

Com tantas formas de cobrança interna e externa as pessoas perdem o senso de identidade consigo, com o meio em que está inserido, com os hábitos dos seus ancestrais, assim como com a sua própria história.

E mesmo que este ser tente mudar de atitude em relação à vida, muitas vezes ele estará sem referência para recomeçar, ou enxergar essa possibilidade.

Que termo será melhor designado para terapia Tradicional Oriental ou Chinesa

Complementar X Alternativo

O termo complementar é o ideal para falar das Terapias Orientais, baseadas nas Terapias Tradicionais Chinesas com influências de todo o oriente.

Complementar pois deve ser utilizada junto com a Medicina Convencional. Por exemplo: podendo até mesmo o terapeuta olhar exames se estiverem com laudos.

O termo Alternativo, remete uma falsa ideia ao ser, de troca, de abandono do tratamento médico convencional.

O Terapeuta Oriental e/ou Terapeuta Tradicional Chinês precisa(m) trabalhar junto(s) com o Médico Convencional Ocidental.

Para tal, o terapeuta precisa observar tanto as recomendações quanto os remédios receitados, potencializando a metabolização deles.

O terapeuta nunca irá mexer na medicação. Essa tarefa cabe ao médico. Entretanto, poderá indicar psicoterapia em caso de necessidade.

Os seres sadios, livres de doenças, que desejarem ingressar em um tratamento unicamente oriental, podem fazê-lo.

Contudo, o intuito dessas terapias é agir de forma prevencionista, para manutenção da saúde.

Para prevenção o tratamento exige regularidade.

O sopro que nos move
Saúde pensada no ocidente, com a ótica do oriente
QI

 

O Qi, (Chi ou Ki) é o sopro, o alento, a energia que nos nutre e nos move. Podemos ao analisar o ideograma, compreender o que é o Qi.

A primeira parte do ideograma, caracterizado na imagem, se refere ao Yang do Qi. Por exemplo, o vapor: água e fogo em uma dinâmica alquímica de transformação.

A segunda parte do ideograma se refere ao Yin do Qi: o arroz, o grão mais cultuado no oriente e representa o alimento físico, oferecido pela Terra.

Assim, a ideia de Qi seria de um grão que ao passar pela transformação da dinâmica Água-Fogo, nos fornece energia.

O grão de arroz representa algo que precisa ser guardado, cultivado, e desenvolvido para que cumpra sua função.

É o alimento oferecido pela Terra, mas precisa ser transformado pelo vapor para para ter sua função potencializada. Ou seja, passa por todos os estados físicos (ebulição, evaporação, condensação)

A água se manifesta pelo Qi essencial, armazenado nos Rins.

Para dinamizar esta água temos uma “abertura” que se identifica com o Fogo para mover este Qi. Um ressonador chamado de Ming Men, A Porta do Destino, também conhecido como VG4.

Ao induzir a água pela Porta do Destino ela dá início ao ciclo, que quando chega em sua máxima expansão é levada ao desconhecido antes de retornar à sua origem, com uma nova memória, de novas vivências.

Esta brasa interior é mantida acesa com ajuda da respiração.

Todo o processo de transformação do alimento em Qi só será eficaz com a ajuda de uma respiração adequada assim como ritmada para a realização dos ciclos naturais.

Dicas de alimentação para o inverno

O inverno é um momento de quietude em que a preservação da nossa energia consiste, em parte, em acalentar o nosso interior com alimentos mornos ou quentes.

O alimento próprio da estação possui todas as propriedades necessárias para nos manter em equilíbrio com o meio.

Evitando por conseguinte, diversas doenças que aumentam a ocorrência nesta época de frio, como artrites, asma, etc.

As frutas do inverno, em sua maioria possuem muita vitamina C, que nos fortalece contra a gripe, assim como o morango, que é vermelho e aquece o interior.

Os cítricos se encontram em sua maioria na melhor safra, como a laranja lima e também a seleta. Além da tangerina pocan e mexerica; maçã e pêra, que também estão na melhor safra.

As folhas devem ser refogadas, tais como agrião, espinafre, bertalha, etc, principalmente à noite.

Os alimentos mais adequados para esta estação, principalmente à noite, são as raízes que possuem carboidratos mas não possuem amido.

Bons exemplos: tanto o aipim, quanto o inhame, a batata baroa (mandioquinha) e batata doce.

As raízes adocicadas, como cenoura e beterraba devem ser evitados à noite, principalmente se cruas.

Os frutos usados nas refeições como chuchu, abóbora, abobrinha, quiabo, jiló, berinjela, etc; também devem ser consumidos refogados ou cozidos.

Para a Medicina Tradicional Oriental os alimentos tonificam os órgãos de acordo com formato e cores semelhantes

O feijão preto portanto, tonifica os Rins, porém o ideal é consumir apenas durante o dia. Sempre deixar de molho de um dia para outro pelo menos, descartando a água de molho.

Se comer carnes, dar preferência a carnes cozidas.

As carnes que vão ao cozimento são em geral mais nutritivas e saborosas que outros cortes, além de serem mais baratas.

O animal relacionado ao inverno é o porco, pois a gordura ajuda a manter o calor interno.

Por falar em gordura, esta é decerto uma estação muito propícia para abacate, assim como coco, castanhas, amêndoas, nozes.

Dicas de vestimentas que protegem do frio

No inverno precisamos usar sapato fechado, aberto só para primavera e verão.

Da mesma maneira, é necessáio utilizar casaco que proteja preponderantemente a lombar, e se possível, a nuca.

Existe um tipo de casaco de meia estação, para outono, que deixa a lombar inteira de fora. Utilizá-lo no inverno é invasão de frio na certa.

Aprenda a respirar e viva em equilíbrio

A respiração leva de fora para dentro uma energia para a Água, possibilitando o movimento da mesma, portanto reequilibrando todo o sistema.

Os bebês sabem respirar direitinho, contudo, desaprendem com o tempo, conforme se afastam de sua essência.

Com a respiração o ser tira a energia necessária para manter seu metabolismo ativo.

Além disso, o ser troca as informações contidas no ambiente. Informações estas que vão nutri-lo ou gerar situações de conflito, provocando processos alérgicos.

Podemos dizer que a respiração é o ato mais solidário e comum entre os seres, e o quanto sua atitude diante à vida interfere no outro.

Para trabalhar a respiração, a forma mais fácil é deitar e colocar a mão abaixo do umbigo, perceber a musculatura dessa parte e tentar trabalhá-la, distender e contrair.

Em todo o processo colocar a língua no palato mole.

A inspiração deve ser feita com a parte baixa da barriga, abaixo do umbigo, esse local é que deve inflar com o ar que deve entrar pelo nariz de forma branda, constante e ritmada, para auxiliar a tonificação do Rim e do Fígado, que trabalham nesse processo.

Devemos promover uma pausa entre a inspiração e expiração, seguramos no diafragma a pausa, que irá auxiliar a tonificação do Baço-Pâncreas, encarregado de distribuir.

Na expiração, o ar vai sendo levado para o tórax e sai pela boca vagarosamente, com ritmo, tonificando Coração e Pulmão.

Esse exercício restaura energia e reequilibra o sistema em qualquer estação.

Para iniciantes recomendo 10 respirações de manhã, antes de sair da cama e 10 respirações de noite, antes de dormir.

Quando sentirem que podem fazer em pé ou sentados, podem fazer de 5 até 10 respirações quando se sentirem sem ritmo.

A respiração irá auxiliar o ser a se centrar, principalmente ao restaurar a pausa, esquecida por muitos na nossa vida moderna.

Tratamentos Orientais auxiliam o ser em suas potencialidades

A Acupuntura, a massagem oriental, assim com a alimentação auxiliam o ser a estar em conformidade com sua essência, possibilitando o melhor caminhar conforme o desígnio celeste, potencializando sua ação no mundo com felicidade.

Para promover isso como terapeuta é preciso ter um bom elemento diagnóstico oriental, com leitura de tez, pulso, língua, análise diagnóstica e escuta humanista e não deixar de lado os laudos e tratamentos convencionais.

Muitas vezes uma fala simples e despretensiosa do paciente, leva o terapeuta com boa escuta, a direcionar ou redirecionar o tratamento para uma intenção que melhor irá atendê-lo.

O ser analisado preferencialmente deve ter ingerido comidas leves, um com um tempo para digestão, contudo é importante lembrar que não pode estar sem comer nada.

A Acupuntura Chinesa direciona a energia do alimento, podendo potencializar cada ressonador em três níveis de energia, ou seja, possibilita trabalhar o ser de várias formas, e por ser mais invasivo tem maior ação e resposta rápida ao tratamento, porém precisa ter frequência para manutenção.

A massagem oriental terapêutica, como por exemplo o Shiatsuterapeutico, mexe com energias mais superficiais, como as tendinomusculares. Podendo atuar pontualmente, conforme a intensão em outras energias mais interiores.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Michelle Vandesteen

Shiatsuterapeuta, formada pelo Senac, 2008; Acupuntora formada pela Escola Neijing, 2010, com 2 cursos de formação na mesma instituição. Foi interna na Escola Neijing em 2009/2010, sendo professora substituta durante esse período e participando de projetos sociais de tratamento com acupuntura nos morros Rocinha e Morro Azul. Atua de forma terapêutica desde 2008, iniciando sua trajetória nas Clínicas Harmonia e Saúde; e Centro Vital. Microempreendedora Individual (MEI), desde 2012. Atua hoje prestando serviços em empresas pelo MEI, em alguns setores do Banco do Brasil e uma empresa do Banco do Brasil - BRBPO. Professora de Shiatsuterapeutico, no Curso de Técnicas e Fundamentos da Medicina Oriental aplicada no Shiatsuterapeutico. Contato: Celular com Whatsapp (21)988795152

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *