A Terapia Floral

A TERAPIA FLORAL

“Esta não é a cura do “Vocês não devem”, mas do “Sejam abençoados.”
Edward Bach

A Terapia Floral, nasceu na Inglaterra, graças ao trabalho sensível e dedicado do Dr. Edward Bach.

Nascido em 24 de setembro de 1886, Dr. Bach, era médico bacteriologista e patologista.

Antes de sintonizar os primeiros florais, Bach havia se encantado com a homeopatia, porém esta não o satisfazia completamente.

Ele desejava desenvolver um método que fosse simples o bastante para permitir o auto-tratamento, além disso, ele subverte a regra de Hahnemann da homeopatia, que dizia “ similia similibus curentur” – semelhante cura semelhante”, substituindo-a por “semelhante repele semelhante“.

Ou seja, a virtude oposta cura a falha. Entendendo que na Terapia Floral buscamos e utilizamos o princípio da transformação.

Em seu entendimento, o espiritual vem antes do material e a cura vem de dentro para fora.

Seu método consistia em retirar das flores as virtudes medicamentosas e curativas, relacionando-as com algum tipo de sofrimento interior que precisasse ser sanado.

Desta forma, valorizando cada vez mais o sofrimento interior e cada vez menos o sofrimento do corpo, da doença manifesta.

Em 1928, utilizando um sistema homeopático de diluição e potencialização, criou as primeiras essências florais em laboratório.

Estas foram Mimulus, Impatiens e pouco depois, Clematis.

Convencido que poderia encontrar respostas e novos remédios em meio a natureza, Dr. Bach foi para o País de Gales e lá fez do campo o seu laboratório.

Em 1930, Bach observou, “que o Sol agia nas gotas de orvalho, sobre as pétalas, extraindo das flores sua energia curativa.”

O método solar se desenvolveu a partir da percepção de que os poderes curativos da natureza eram transmitidos das flores e plantas para o orvalho.

Assim, Dr. Bach começou a colher as flores e depositá-las em uma vasilha de vidro. Elas eram expostas ao sol, criando um Campo de Consciência capaz de atuar em nível energético.

Decerto, isso facilitava a conexão entre a alma e o corpo, restaurando a perfeição e harmonia em todo nosso ser.

Posteriormente, o pesquisador desenvolveu e sistematizou o método de preparo dos florais, e escreveu “Cura-te a ti mesmo”. Material publicado no final de 1930

De 1930 a 1935, Dr. Bach preparou e descreveu as 38 essências florais que segundo ele, trabalham em estados mentais negativos.

Em 1936, poucos meses depois de publicar “Os Doze Curadores e outros Remédios”. Inicialmente um folheto, Bach faleceu dormindo, nos deixando seu excepcional legado.

O Dr. Edward Bach deixa para nós, terapeutas, um digníssimo exemplo de vida:

Bach só queria fazer o bem. Com a máxima humildade deixou uma posição garantida como médico homeopático em Londres.

Seus ajudantes eram leigos, não eram médicos ou cientistas. Ele oferecia o folheto dos “Doze Remédios” para quem se interessasse gratuitamente.

Sobretudo não pensou em enriquecer com seus conhecimentos. Sua genialidade enfrentou a oposição e a crítica de seus pares, sua fé, sensibilidade e coragem nos brindou com um sistema terapêutico de valor inestimável.

Na introdução do livro “Os Doze Curadores e outros Remédios”, as palavras do Dr. Bach, em seu quinquagésimo aniversário:

“Este trabalho de cura foi realizado e publicado e doado gratuitamente para que pessoas como vocês possam ajudar a si mesmas, seja na doença ou para se manterem bem e fortes. ”

Com este mesmo espírito o Dr. Bach completa sua obra. Sempre reforçando a simplicidade e facilidade de uso da sua maravilhosa descoberta, como indicam sua palavras abaixo:

“Este sistema de tratamento é o mais perfeito que foi dado à humanidade desde que se tem memória. Tem o poder de curar doenças; e, em sua simplicidade, pode ser usado no ambiente doméstico. É a sua simplicidade, combinada com seus efeitos completamente curativos, que é tão maravilhosa. “ (Edward Bach)

No livro “Os Doze Curadores e outros Remédios”, Dr. Bach enfatiza a possibilidade das pessoas encontrarem na natureza os remédios que precisam e que prepararem seus próprios florais:

”Desde tempos imemoriais é sabido que Meios Providenciais colocaram na Natureza a prevenção e a cura da doença.” No entanto, os benefícios plenos desta terapia não serão alcançados sem o esforço pessoal, a busca sincera e profunda do Si Mesmo.

Entendemos que os florais despertam a consciência para a cura. Eles têm portanto, o potencial para alterar o sistema na direção da saúde integral do indivíduo que dele faz uso.

Essências Florais e Essências de Campo de Consciência, carregam, portanto, informações da consciência das plantas. Além disso, estimulam níveis profundos semelhantes da consciência humana, buscando as suas virtudes.

Oitenta e três anos após a morte do Dr. Edward Bach, centenas de sistemas florais se espalham pelo mundo.

A Terapia Floral é praticada em todos os continentes, inclusive em hospitais e com aval da OMS, que tem sobre a terapia o seguinte parecer: (disponível em acesso em 28 de Março de 2014)

“Cada remédio trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes (florais) está amplamente distribuído pelo mundo em pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito”

ALGUNS ESCLARECIMENTOS SOBRE AS ESSÊNCIAS FLORAIS

* As Essências Florais tratam estados mentais, espirituais, emocionais e físicos em desequilíbrio, proporcionando bem estar e facilitando a cura.

Cada indivíduo, com suas características pessoais e singulares, necessita de um tipo de buquê floral, que pode não ser o mesmo em outro momento de sua vida.

* As Essências Florais não são constituídas por elementos físicos ou princípios ativos, mas sim energéticos,vibracionais e informacionais. Desta forma elas não agem de maneira direta sobre o bioquímica do organismo, não provocando efeitos colaterais ou divergência com outros tipos de tratamentos que a pessoa esteja fazendo.

Em algumas essências é utilizado o método de fervura ao invés do método solar. No entanto a diluição é muito grande para que algum princípio ativo possa causar danos em qualquer circunstância.

Trata-se de uma terapêutica que se baseia no reconhecimento do ser humano como um ser bio-psico-social-espiritual em evolução. O conceito está alinhado ao modelo holístico proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que definiu, em 22 de janeiro de 1998, que “saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.”

* A Terapia Floral é recomendada para todas as pessoas, em qualquer idade ou condição física, inclusive para recém nascidos. Mas também surte efeitos maravilhosos em animais e plantas.

* As Essências Florais podem ser utilizadas em uso interno ou em sprays ambientais ou corporais.

* Essências Florais NÃO SÃO MEDICAMENTOS, nem substituem tratamentos alopáticos.

Dr. Bach dizia que as Essências Florais são remédios da alma. Portanto, não devemos confundir com a alopatia, que trata da doença, quando ela já se manifestou no corpo físico.

* É preciso também salientar a necessidade do desenvolvimento intelectual, emocional e espiritual para que o terapeuta floral atinja a excelência em sua área.

Faz-se aqui necessário um estudo multidisciplinar, que abrange as áreas do desenvolvimento e da psique humana e seus arquétipos. Além disso, profundo conhecimento das plantas e Essências de Campo de Consciência com que o terapeuta trabalha.

Como disse Jung, “Assim como uma planta produz flores, assim a psique cria os seus símbolos”.

Neste ponto, deixo um adendo, lembrando que Dr. Bach contemplou a ideia de que um ser humano, em uma busca honesta e profunda, poderia fazer seus próprios florais, junto a natureza. Em minha opinião, isso é perfeito, todos temos a possibilidade de contatar o sagrado dentro e fora, recebendo assim orientação e insights curadores. O empenho deve acompanhar qualquer das intenções, sendo que os resultados serão muito mais efetivos, se o indivíduo tiver claro seus objetivos.

Para finalizar, os deixo com as palavras do Dr. Bach:

“Que nos levantaremos, como cavaleiros antigos, para destruir o dragão do medo, sabendo que nunca poderemos dizer uma palavra de desencorajamento, mas que podemos trazer ESPERANÇA, sim, e principalmente CERTEZA aos que sofrem.Que nunca seremos arrebatados pelo aplauso ou pelo sucesso que encontraremos em nossa Missão, pois sabemos que somos apenas mensageiros do Poder Maior.”
(Pequeno trecho de uma carta que Dr. Edward Bach escreveu ao colegas médicos. Extraído de “A Terapia Floral – Escritos selecionados de Edward Bach)

REFERÊNCIAS

MARCONDES DA CRUZ, M.M.Essências Florais – Uma arte de curar . São Paulo: Gráfica Tropical, 1992.
BACH, E. Os Doze Curadores e Outros Remédios. The Bach Centre: 2011, Traduzido por Samantha Sabel.
BACH, E. A Terapia Floral – Escritos Selecionados. Seleção e organização: Dina Venâncio, São Paulo: Editora Ground, 1991




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Gislaine Carvalho Rodrigues

Gislaine Carvalho Rodrigues, estudou Pedagogia e Filosofia, é eterna estudiosa do Tarot, da Astrologia, Terapia Floral e dos bálsamos e mistérios da Mãe Terra. Trabalha com Tarot, Astrologia e Terapia Floral, há 25 anos. É sintonizadora e criadora das essências do “Círculo Sagrado - Essências Florais da Terra”. Email: contato@floraiscirculosagrado.com.br Whats app - (19) 9 9457 7108 Facebook: Gislaine Carvalho Rodrigues Instagran: gi_c_r

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *