Interface Astrologia e Literatura

Interface Astrologia e Literatura

Simbolismo Astrológico e Literatura

Quem se interessa por esses dois assuntos, em algum ponto de sua trajetória, já chegou encontrar autores famosos que se utilizaram do simbolismo astrológico para compor suas obras. Por isso, desde personagens, heterônomos, ou como tema central de seus contos, poemas e romances. Isso, em várias épocas da história da arte humana, bem como expressões cinematográficas.

Assim, não é à toa que a astrologia grega tenha sido contemporânea de deuses, da tragédia e comédia, e da mitologia. Essa, também usadas como bases para psicanalise.

Portanto, pela limitação de espaço, citaremos apenas alguns poucos autores e obras de memória, espero que instigue o leitor a pesquisar e se aprofundar nas obras e autores a seguir.

William Shakespeare

William Shakespeare, “poeta nacional da Inglaterra e maior dramaturgo da literatura universal”, no século XVII , é um dos mais famosos em suas citações astrológicas. Decerto, em várias tragédias e comédias suas há indícios e há estudiosos e sites específicos que fazem analise de obra por obra.

Decerto, o bardo inglês citava muito os eclipses, os deuses planetas e suas “influências” no temperamento de certos personagens e seu destino. (01)

Fernando Pessoa

Em língua portuguesa, temos ainda Fernando Pessoa, poeta português, que , além de cobrar por mapas astrológicos e prever sua própria morte, com erro de um dia. Assim, sabemos que Pessoa inventou mapas astrológicos de nascimento para cada um de seus famosos heterônomos. Foi muito influenciado pela cultura e ocultismo inglês.

Assim, um estudo completo sobre isso está no livro CARTAS ASTROLÓGICAS [esgotado, pena] do colega, autor e astrólogo português contemporâneo, Paulo Cardoso, com fotos e documentos .

Neste caso, a acadêmica que por anos quis abafar a bissexualidade do poeta, agora não pode ignorar seu lado ocultista nada acadêmico, em relação ao saber astrológico (02)

João Guimarães Rosa

Na literatura brasileira, temos, nada mais , nada mesmo que tio Guimarães Rosa, explicitamente, dando nomes planetários a sete fazendeiros, no conto “Recado do Morro” que foi publicado originalmente, dentro da coletânea “Corpo de Baile” , em 1957 (03).

É um mistério tipo semiótico, que ajuda o herói a desvendar um mistério, ao descobrir a sequência planetária. Vale a pena.

No campo da poesia, ainda temos o poeta irlandês W. Yeats, afeiçoado ao oculto, cuja família possuía tradição de estudos astrológicos. Ele utilizou menções em poemas e dramaturgia na sua obra Visões, entre outras. (04)

Clara Vênus, a musa carioca

Em 1986, um jovem escritor [Carlos Magno Potyguar] lançou o mais moderno e explicito livreto, no conto Os Mistérios de Clara Vênus, o narrador, um astrólogo da zona sul carioca, Eric, em busca de sua amada, entre mapas feitos por computador e trânsitos planetários. (05) Não sei como ainda não virou filme.

Já na literatura espírita, ou seja, psicografada, qual não foi a surpresa em ver num livro da falecida Zíbia Gasparetto, BATE PAPO COM o Além, onde o narrador, [espírito de] Silveira Sampaio, jornalista carioca, encontra na outra dimensão, estudioso astrologias e suas pesquisas geológicas. (06)

Caio Fernando Abreu

Não poderia terminar este breve artigo sem mencionar o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, autor, dentre outras, de o triangulo das águas, e cuja astro*biografia foi traçada pela pesquisa de Amanda Costa, astróloga e escritora gaúcha. (07).

Ele mesmo, traçara o mapa astrológico de nascimento da poeta Campinense, Hilda Hilst, um furacão.

Se o tópico lhe interessou e surpreendeu, deixo os links abaixo para aprofundar nas leituras. Uma busca por tema no Google pode-lhe ainda trazer mais surpresas.

Se alguém souber de outras obras e autores, nacionais ou estrangeiros, por gentileza, me indique aqui ou pelos meus contatos.

Obrigado Abraços. Boas leituras. Viva a cultura multidisciplinar.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS e BIOGRÁFICAS:

(01) http://www.verachrystina.com.br/astrologia-e-shakespeare/
(02) https://selfie.iol.pt/selfie-astral/previsao/paulo-cardoso-sabia-que-fernando-pessoa-era-astrologo-e-previu-a-propria-morte-paulo-cardoso-explica-lhe-tudo
(03) https://valiteratura.blogspot.com/2011/07/recado-do-morro-1956-guimaraes-rosa.html
(04) http://www.yeatsvision.com/Astrology.html
(05) https://www.skoob.com.br/o-misterio-de-clara-venus-165832ed184979.html
(06) https://www.topleituras.com/livros/bate-papo-alem-7645
(07) https://espacoastrologico.com.br/2011/11/11/o-inventario-astrologico-de-caio-fernando-abreu/



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fernando Guimarães

Fernando Guimarães, natural do Rio de Janeiro, Astrólogo, tradutor e professor; formado em Letras pela USP. Iniciou seus estudos de Astrologia em 1982 em SP, nas Escolas Régulos e Astrocenter, com especializações nos EUA, de 1995-2012, também em Feng Shui, Cromoterapia, Terapia Floral. Foi Diretor de Pesquisas da NCGR - National Council for Geocosmic Research, Boston de 2008/11. Foi coordenador da AFAN ( Association for Astrological Networking) e CNA, ASPAS, SINARJ, ISAR. Participou de eventos nos EUA, Lisboa, RS, CE, SC , SP e RJ também como conferencista e em webinarios. No momento, pesquisa, escreve, leciona e dá consultoria e workshops em várias regionais do Brasil e online. Reside em Campinas. Atua profissionalmente em Campinas, São Paulo e on line. Contato: Nando Boston [Facebook] Whatsapp: 19.9.8404.8821 E-mail: zody2k@aol.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *