Os Três Pilares do Reiki

Os Três Pilares do Reiki

“A energia é automaticamente ajustada de acordo com a necessidade da pessoa. Se autorregula o fornecimento, a eliminação e seleção do nível de vibração. Não devemos controlá-la mentalmente. Tanto o curador quanto o paciente, são envoltos pela Luz do Reiki e são curados ao mesmo tempo. Ambos devem relaxar e entregarem-se completamente nas “mãos” do Reiki para não obstruírem a passagem da energia. Este é o melhor segredo”.  (Sensei Doi Hiroshi)

Sensei Mikao Usui, desenvolveu alguns métodos que visavam o maior aproveitamento possível da utilização do Sistema Reiki, tanto em nosso dia a dia, como Reikianos, assim  como na prática daqueles que desejam trabalhar com o Reiki. Uma dessas práticas, talvez a mais importante é a que Sensei Usui denominou de Os Três Pilares.

Os Três Pilares têm a função de otimizar uma sessão de Reiki. Sensei Usui dizia que é preciso afastar o ego, para que assim a intuição e a sabedoria superior guie nossas mãos, em um processo terapêutico. Esta visão é extraordinária, pois contempla a singularidade do receptor e do terapeuta, entendendo que cada ser precisa de atendimento individual e intuitivo. Dessa forma, Sensei Usui enxergava e despertava o mestre, dentro em cada um de seus alunos. 

Ademais,  prática também é purificadora, no nível mental e espiritual, conectando a aplicador às energias divinas. 

É também importante observar o aprendizado de humildade e gentileza, presente na ação de pedir licença mentalmente, não apenas àquele que recebe, mas a todos os que o acompanham, inclusive sua ancestralidade. 

1 – GASSHO

Gassho significa “duas mãos se juntando, unidas ou em prece”. A pronúncia correta é “gáshô”.  Sensei Mikao Usui, condizia esta meditação no início de seus trabalhos e tratamentos, para colocar-se num estado receptivo para ouvir o Criador, promovendo um centramento. Mas a meditação também deve ser praticada todos os dias ao acordar.

1.Sente-se o mais ereto possível, é bom apoiar as costas e relaxar os ombros, feche os olhos e respire profundamente três vezes;

2.Mantenha as mãos relaxadas e unidas em frente ao peito ou garganta, com os dedos direcionados para cima;

3.Focalize a atenção no ponto onde os dedos médios se tocam. A concentração no toque dos dedos ajudará a manter o tônus da meditação Gassho, sem grandes devaneios;

4.Quando sentir um bom nível de tranquilidade mental, repita pausadamente, refletindo suas palavras, os cinco princípios do Reiki (Gokai).

Primeiramente, razão de manter as mão junto ao Chakra Laríngeo é a de que este representa o início da comunicação com o mundo espiritual, responsável pelos “insights” do reikiano ao longo da sessão. Enquanto, centrar-se no Chakra Cardíaco significa abrir-se para o Amor Incondicional. 

Observações: 

  • O Primeiro Pilar deve ser praticado na íntegra, por todos os que desejam estar no Caminho do Reiki, todos os dias pela manhã, não havendo necessidade de executar o Segundo e o Terceiro pilar
  • O Terapeuta em sessão de atendimento pode fazer o Primeiro Pilar até o ítem 3, apenas, não havendo necessidade de recitar o Gokai.

2 –  REIJI-HO

Reiji significa “indicação do espírito ou intuição” e Ho significa “técnica”. A pronúncia correta é “leidjirrô”. 

  1. O terapeuta deve fazer uma prece — recomendando para que o receptor faça o mesmo, pedindo que suas mãos e intenções sejam divinamente guiadas, de modo a apoiar a recuperação, o bem estar e a felicidade do receptor. Esta oração deve ser simples, direta, espontânea, compreendida, acreditada, curta, consciente, inteligente, definida e positiva. Peça proteção e visualize você e o cliente envoltos em luz;
  2. Mentalmente, o terapeuta deve pedir licença ao receptor, aos seus mestres espirituais e aos seus ancestrais.
  3. Inicie a aplicação de Reiki no receptor, permanecendo o mais aberto e relaxado possível. Fique atento à experiências e “insights”, tendo como finalidade aperfeiçoar sempre o tratamento.

3 – CHIRYO

Chiryo , significa “tratamento”. A pronúncia correta é “chiliô”.

1.Certifique-se de que telefones e celulares não podem ser ouvidos. Para evitar a impaciência, não trabalhe com fome e com sede. Não esqueça de relaxar e descontrair bastante antes de qualquer atendimento. Procure tornar-se uno com a energia Reiki.

2.O ideal é aplicar Reiki (Chiryo) após meditar (Gassho) e orar (Reiji-Ho). Não podemos chegar às grandes realizações se não conquistarmos as pequenas. • Preste atenção no fluxo da energia, é possível “ouvir” suas mãos “ligarem” e “desligarem”. Evite o Reiki mecânico de olho nos ponteiros do relógio. Entregue-se ao processo e ele beneficiará tanto o doador, quanto o receptor. 

Namastê!




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Gislaine Carvalho Rodrigues

Gislaine Carvalho Rodrigues, estudou Pedagogia e Filosofia, é eterna estudiosa do Tarot, da Astrologia, Terapia Floral e dos bálsamos e mistérios da Mãe Terra. Trabalha com Tarot, Astrologia e Terapia Floral, há 25 anos. É sintonizadora e criadora das essências do “Círculo Sagrado - Essências Florais da Terra”. Email: contato@floraiscirculosagrado.com.br Whats app - (19) 9 9457 7108 Facebook: Gislaine Carvalho Rodrigues Instagran: gi_c_r

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *