Os Deuses da Suméria Adapa

Os Deuses da Suméria Adapa

Adapa ( Uan, Oannes)

É o primeiro homem de acordo com a mitologia Suméria. Portanto, deveria ser imortal caso não tivesse cometido um ato de desobediência aos deuses.

Como se pode observar, nas diversas mitologias, se repete o ato de desobediência ao Criador.

De acordo com o mito, Adapa é filho do deus Ea/Enki.

Enki por sua vez, era o deus da sabedoria, bem como também o Sacerdote-Rei de Eridu. Eridu era a cidade mais antiga da Babilônia.

Ele foi o primeiro dos Apkallu, os Sete Sábios enviados por Ea

Foram eles que trouxeram tanto as artes quanto a civilização para a humanidade.

Enki deu a Adapa conhecimento, entretanto, não deu a vida eterna.

Adapa também era um pescador.

Contudo, um dia, quando estava pescando para prover o templo de Ea, o Vento Sul, Sutu, virou seu bote.

Ele foi atirado contra as rochas, e Adapa, furioso, quebrou a asa do Vento Sul.

Por este ato, ele teve de responder frente a Anu nos céus.

Ea aconselha Adapa a não beber ou comer da mesa de Anu. Entretanto, esse conselho privava seu filho de obter a vida eterna. Ele obedece confiante no pai.

O mito de Adapa é a história mesopotâmica da queda do Homem que explica por que motivo os seres humanos são mortais.

Decerto, possui estreita relação com Adão e o Pecado Original.

Ea (como Yahveh na história de Gênesis) precisa manter o homem no seu devido lugar, impedindo-o de comer o alimento da vida.

Adapa já era possuidor de enorme sabedoria, e assim sendo, poderia representar uma ameaça aos deuses.

Ea advertiu Adapa de que, quando estivesse na presença de Anu, deveria recusar qualquer alimento ou bebida oferecida. Esse decerto, seria o alimento da morte

Da mesma forma, a bebida oferecida seria bebida da morte, que lhe seria oferecida como punição por Adapa ter quebrado a asa do Vento Sul.

Embora tendo recusado a comida e a bebida, ele aceita ungir-se com o óleo oferecido.

Anu na realidade, queria consertar o que considerava um erro de Ea, por não ter-lhe tornado imortal, mas Adapa seguindo os conselhos de seu pai, não obtém a vida eterna.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia Araujo

Aquário com Gêmeos, sou muitas e uma só. Por amar criar com as mãos, sou designer de biojóias e mantenho o site terrabrasillis.com, assim como pinto aquarelas e outras ¨manualidades¨. Por não me entender sem a busca do mundo interno do outro, sou astróloga com 4 anos e meio de formação em psicologia analítica sob a supervisão de José Raimundo Gomes no CBPJ – ISER e já mantive por anos o site Meio do Céu. Nessa nova etapa mantenho o site grupomeiodoceu.com. Dou consultas astrológicas e promovo grupos de estudo de Jung e Astrologia, presenciais e online. São várias vidas vividas numa única existência, mas minha verdadeira história começa aos 36 anos, e o que vivi antes ou minha formação acadêmica anterior, já nem lembro, foi de outra Claudia que se encerrou em 1988. Só sei que uso cotidianamente aquilo em que me tornei, e busco sempre não passar de raspão pelo mapa astrológico do outro. Mergulhar é preciso, e ajudar o outro a se transformar, algo imprescindível. Só o verdadeiro autoconhecimento pode gerar transformação. Não existe mágica, e essa autotransformação não ocorre via profissional, mas apenas através do real interesse do cliente em buscar reconhecer como se manifesta em sua vida cotidiana e qual seu potencial para a transformação. Todos somos mais do que aquilo que vivenciamos. A busca deve passar sempre pelo reconhecimento daquele eu desconhecido que em nós mesmos habita. A Astrologia é um facilitador nessa busca porque nela estão contidos tanto nossos aspectos luz quanto sombra. Ela resolve nossos problemas? A resposta é não. Ela apenas orienta no sentido do reconhecimento de nossa totalidade. A busca é do cliente. A leitura é do astrólogo, mas só o cliente poderá encontrar o caminho de sua totalidade e crescimento responsável. websites : www.terrabrasillis.com e www.grupomeiodoceu.com Fale com Claudia direto no Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *