A natureza dos Cinco Elementos

A natureza dos Cinco Elementos

O conhecimento da natureza dos Cinco Elementos – Wu Xing (água, madeira, fogo, terra e metal) é essencial para compreender a Metafísica Chinesa e suas Artes.

Por isso, é impossível dominar a Medicina Tradicional Chinesa, Astrologia Chinesa, I Ching, Feng Shui, Qi Gong, por exemplo, sem conhecer a Teoria dos Cinco Elementos.

Cada elemento representa primordialmente uma força, que compõe um ciclo que rege tanto a natureza humana quanto a natureza celestial. Além disso, cada elemento apresenta uma polaridade Yin e outra polaridade Yang.

Natureza da Madeira

A madeira está associada à bondade, é a virtude da benevolência, caridade e humanidade.

Imagine uma árvore ou uma planta que está crescendo. Assim, a Madeira Yang representaria uma árvore grande ou uma floresta. Decerto, um tronco muito forte torna a árvore obstinada.  Por esse motivo, reduzir uma grande árvore requer enorme energia.

 As flores e vasos de plantas são frágeis, mas muito suaves e amigáveis. Eles exigem menos esforço para cuidar deles e podem ser vistos como a qualidade da Madeira Yin.

Natureza do Fogo

O fogo representa polidez, boas maneiras, cortesia, cerimônia.

O Fogo Yang pode ser equiparado ao sol ou ao fogo brilhante. Todavia, o fogo que é muito forte pode ofuscar tudo ao seu redor, enquanto o fogo que é fraco pode passar desapercebido, mesmo quando ele quer brilhar.

O Fogo Yin, quando é puro e belo, é como uma vela que fornece calor e conforto à mesa. Por outro lado, o fogo Yin quando queima o carvão pode provocar fumaça indesejável.

Natureza da Terra

A Terra é vista como uma montanha, firme, estável e confiável. É representada pela virtude da fidelidade e integridade.

A Terra Yang é como um grande dique, barreira de concreto ou montanha.  Quando ela é forte e sólida pode conquistar a natureza. No entanto, por ser forte demais pode dificultar a penetração, representando a estagnação da energia. Por causa disso, pode ser difícil influenciar ou mudar as mentes dos indivíduos que têm essa energia.

A Terra Yin, quando está molhada e fértil, pode absorver uma enorme quantidade de informação. Entretanto, a terra que está molhada a ponto de ficar e encharcada pode contaminar a água, levando à maus pensamentos e intenções.

Natureza do Metal

O Metal representa justiça, virtude e honestidade.

O Metal Yang é como uma espada larga empunhada por um bravo soldado, solitário, para defender os imperadores da China antiga. Por esse motivo, lealdade e coragem também são consideradas características do metal.

O Metal Yin em sua forma mais pura pode ser brilhante e atraente tal como ouro e joias. O metal que está contaminado ou corroído como um cano enferrujado pode ser considerado inútil. Ademais, o metal é frequentemente associado à música, já que o som da música vem de instrumentos de metal. O metal também representa as cordas vocais e os pulmões; daí ele estar relacionado com o canto.

Natureza da Água

A água, por causa da sua versatilidade e natureza dinâmica, representa a virtude da sabedoria.

A água Yang pode fluir ora como um rio suave ora colidir como uma cachoeira. Certamente, a água em sua forma mais violenta pode causar estragos na natureza e causar o caos.

Mas quando a água está calma, ela se movimenta sem provocar danos. Tanto a névoa quanto o orvalho podem suavizar a natureza com sua forma Yin.

Os aspectos yin e yang dos Cinco Elementos

Conforme descrito no texto, os cinco elementos podem ser interpretados nos seus aspectos Yin ou Yang. De acordo com a visão chinesa, nenhum elemento é superior ao outro. Por conseguinte, a intrincada interação entre os elementos resulta em diferentes dinâmicas de acordo com as características específicas de cada elemento. Dessa maneira, entender como os elementos interagem uns com os outros é fundamental para os sistemas de adivinhação chineses. O tempo todo ocorrem os ciclos de geração e dominância.

A importância dos Cinco Elementos no estudo do I Ching e da Astrologia Chinesa

No I Ching os Cinco Elementos estão na base da formação dos Trigramas e Hexagramas. Entender o movimento da Madeira, Fogo, Terra, Metal é  fundamental para o estudo da relação entre os Trigramas e sequência dos Hexagramas.

Na astrologia chinesa os Cinco Elementos estão presentes na combinação energética entre a força do Céu (Troncos Celestes) e a força da terra (Ramos Terrestres).  Ambos irão influenciar na visão do mapa, indicando os momentos propícios para transformações.

Um dos textos clássicos que discorre sobre o princípio dos cinco elementos é o Yin Fu Jing – Tratado da União Oculta, de autoria do Imperador Amarelo.

Falaremos um pouco mais sobre os conceitos desse texto nos próximos artigos. Até lá!




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *