Urano e as múltiplas formas de ser diferente.
Urano e as múltiplas formas de ser diferente.
Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e faz parte dos planetas exteriores, cujas qualidades abarcam toda uma geração. Portanto, é de natureza mais coletiva e grupal do que individual. É um astro que não pode ser visto por nós a olho nu, somente com o apoio de instrumentos. Sua descoberta é relativamente recente quando comparada aos outros planetas e, curiosamente, foi o primeiro a ser visto com o uso do telescópio.
Para os gregos Urano é o deus do céu, esposo de Gaia, com quem teve seis filhos conhecidos como os Titãs. A figura de Prometeo (“aquele que vê antes”) também se relaciona às qualidades uranianas.
Segundo Liz Greene: “Urano vê as coisas com claridade, reconhece padrões e potenciais que podem ser definidos. Prometeo, que é um espírito uraniano, pode antecipar a visão com base em seu conhecimento do modo como funciona o processo evolutivo cósmico”.
Urano é aquele que anseia por algo novo e está em constante atualização. É excêntrico, ou seja, rebelde e aquele que se desvia. Por isso, pouco tradicional, altamente inventivo, criativo, revolucionário. Rege a tecnologia, astrologia, astronomia, internet, redes sociais e detém o conhecimento de como funciona o sistema cósmico.
Sobretudo é o regente de Aquário na astrologia moderna.
A antiga regência de Aquário se dá por Saturno, sendo esse o signo oposto a Leão. Enquanto Leão é a expressão da energia solar individual, Aquário simboliza as qualidades dos grupos e da psique coletiva.
Com Aquário aprendemos que o conhecimento científico deve ter como propósito o bem-estar coletivo. Seu antigo regente, Saturno, indica que o conhecimento adquirido com o tempo da experiência se torna sabedoria.
A liberdade é uraniana.
Saturno nos ensina a cumprir as regras sociais, mas com Urano lutamos para sermos livres. Além disso, é com Urano que temos consciência dos sentimentos de fraternidade e igualdade em meio à tanta diversidade no mundo.
O aguadeiro, símbolo de aquário, é aquele que dá a água a todos que necessitam dela. A água enquanto a conexão com a fonte do conhecimento, que é inesgotável.
Desse modo, a posição de Urano no Mapa Astral, indicará as condições de liberdade de toda uma geração, bem como o contexto sociocultural do indivíduo.
Além disso, indicará de que modo particular um indivíduo rompe com as imposições do senso comum, rebelando-se com sua originalidade.
Concluindo, é a busca do: “Torna-te aquilo que é por natureza” (Píndaro).
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Júpiter como caminho de expansão e o desejo de ir mais longe
- Saturno – o Senhor do tempo e da colheita no panteão astrológico
- Urano em Touro: padrões de consumo e o crescimento insustentável
- Lunação de Aquário: momento de construção do novo
- Coronavírus, China e as epidemias: uma leitura astrológica
- Saturno em Aquário – tecnologias a serviço da vida no mundo em quarentena