Entrevista com Colunistas do site – Claudia Vitalino

Entrevista com Colunistas do site – Claudia Vitalino

Entrevista com colunistas do Grupo Meio do Céu – Claudia Vitalino
Entrevista com colunistas do Grupo Meio do Céu – Claudia Vitalino
P1 Como, quando e onde surgiu seu interesse por sua arte/ciência?

Através de minhas observações e experiências vividas, assim como com o desejo de meu pertencimento

P2 Quais livros, autores te inspiraram ou influenciaram mais na sua escolha e formação? E que você recomenda?

Todos. Tanto Angela Davis quanto as biografias de Mandela,Luiz Gama, etc…

P3 Algum estudo de caso, aplicação [técnica] , bem sucedida que te marcou pessoalmente, ou a seus alunos, clientes que vc possa contar e resumir?

Sim, quando uma jovem depois de uma palestra muito envergonha, me perguntou quem era ela ? Qual a sua Identidade racial? …

Dessa forma, tivemos uma conversa onde ela me contou a Historia de sua família inter-racial. Sobretudo, me falou da relação com sua Mãe negra e as suas duvidas e angustias…

P4 Onde e como vc atua profissionalmente, oferece serviços, cursos, EAD, blog, site?

https://unegroriodejaneiro.blogspot.com

P5 Pode resumir a técnica que você usa, os benefícios, etc?

UM ENSAIO TEÓRICO DO PÓS-ABOLIÇÃO

Um dos fatos mais notáveis a respeito das relações raciais na América é a persistência da desigualdade racial em quase todos os lugares com populações significativas de brancos e negros, com os negros quase sempre em posição de desvantagem.

Não podemos presumir que todo e qualquer desigualdade racial é consequência do racismo.

Contudo, a continuação de tais diferenças em longo prazo sugere fortemente a operação de algum tipo de discriminação racial. Decerto porque existem muitos exemplos no continente de outros grupos que foram
estigmatizados.

Todos esses grupos sem dúvida, sofreram grandes desvantagens no passado. Hoje,entretanto, estão em posição de
igualdade com o resto da população.

Como Carlos Hasenbalg (1979) enfatiza, o passado escravista não é suficiente, por si só, para explicar a continuação hoje de desigualdades marcantes entre negros e brancos.

Este livro focaliza como o racismo se reproduz nas interações cotidianas.

Entre grupos e analogamente como se espalha para “novos” grupos. Aqui são os imigrantes europeus, provenientes de lugares onde não havia negros.

Para abordar este problema, pesquiso uma época de mudanças importantes na natureza da dominação racial no Brasil. Primeiramente, a época da abolição da escravidão.

Assim sendo, examinando como o racismo se perpetua, muitas vezes tomando novas formas, apesar de mudanças institucionais e a conquista de novos direitos por negros.

Antes de discutir a importância de processos de reprodução e mudança do racismo, é importante esclarecer o que queremos dizer com termos como racismo, racialismo, racialização e “raça”. Chamamos de “racialismo” a crença na existência de “raças” biológicas e de “racismo” as formas de racialismo que afirmam a superioridade uma “raça”

P6 Quais críticas construtivas você pode elencar com relação a grupos de profissionais, associações, sindicatos, escolas e formação, rede sociais, a qual você pertence.

O que falta para sucesso ou satisfação pessoal, popularização, progresso, etc.?

P7 Qual um sonho pessoal profissional seu ainda a ser realizado? O que falta?

Muitos, porquanto um sonho termina, se inicia outro. Sobretudo, isso se chama vida.

P8 De que vc se arrepende ter feito, ou não ter feito, oportunidades, na sua formação e trajetória profissional, escolhas, riscos, investimentos?

Demorado tanto para terminar minha graduação. Hoje sou historiadora, com alguns cursos de extensão nas questões raciais.
Trabalho como pesquisadora e palestrante, além de escrever artigos para páginas, revistas

P9 Que conselhos daria a novos estudantes e iniciantes em sua área, formação, prática, cuidados, para um negócio bem sucedido? O que evitar?

Nada de avaliar seu sucesso por quanto você vai ganhar e sim deve ser cuidado com essas armadilhas. Sucesso é fazer o que se gosta. O resultado e reconhecimento para quem é bom aparece cedo ou tarde.

P10 Seu nome e contatos:

Nome: Claudia Vitalino
Site/blog: www.unegroriodejaneiro.blogspot.com
Cidade/Estado: RJ Capital
WhatsApp: (21)98803-4596
E-mail: vitalinoclaudia59@gmail.com

Entrevista com colunistas do Grupo Meio do Céu – Claudia Vitalino
Entrevista com colunistas do Grupo Meio do Céu – Claudia Vitalino




Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Grupo Meio do Céu Claudia Araujo

Esse perfil foi criado com a finalidade de publicar dinâmicas que envolvam outros profissionais do grupo, embora não sejam de suas autorias, tais como as entrevistas que ora estão em curso. Aproveitarei também esse perfil para falar sobre aqueles com os quais conto sempre e que de fato se engajaram no espírito de equipe do grupo. Eventualmente agradecerei aqueles que mesmo não colunistas costumam me dar suporte para que viabilize esse projeto. Enfim, não faltarão temas a serem abordados. Beijocas Claudia Araujo whatsapp para contato: 55 21 99211-8145 Fale com Claudia direto no Whatsapp. Tire suas dúvidas e agende sua participação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *