Canção do Verão

Canção do Verão

Ainda estamos na primavera. Porém o verão começa a se aproximar, no último mês da primavera.

Imediatamente no verão sentiremos mais ânimo, dá energia. O sol nutre, mas em demasia pode cansar (o yang gera o yin).

No verão o tempo de luz aumenta, e preponderam os dias de sol e o calor. Bem como amanhece mais cedo, anoitece mais tarde.

Se a primavera é movimento (início da expansão). Posteriormente, o verão é o ápice (máximo) desse movimento expansivo.

Da mesma forma que a primavera semeia, tendemos a fazer a colheita no verão. Promovendo o florescer das flores, e a colheita dos frutos.

A alegria estará no ar, durante o verão. Dessa forma precisamos dosar com responsabilidade (eixo água-fogo).

Justamente por isso precisamos nos conduzir com tranquilidade, sem abuso e desgaste.

Estamos na primavera, ainda iremos experimentar um pequeno estio (do dia 18 até o dia 25 de Dezembro).

Enfim o verão se fará presente depois do Natal.

Da mesma forma que no estio, no verão acontece um aumento de chuvas, conforme o calor. Exatamente por isso o estio passa praticamente desapercebido.

A princípio a energia que prepondera no estio é a umidade, e o clima é abafado.

Sob o mesmo ponto de vista a energia que prepondera no verão é o calor.

De antemão, a mudança energética é mais percebida no último mês da primavera, quando o verão se aproxima.

Assim também o estio é menor (7 dias) tanto entre as estações que já estão tendendo ao crescimento, yang(s), (primavera- verão), quanto entre as estações que tendem a contração, yin(s), (outono-inverno).

Contudo, é possível perceber que o estio é mais sentido entre as yin(s), que entre as Yang(s).

Entretanto o estio é bem marcado (21 dias = 7+7+7 dias) nas entradas dos equinócios (meia estações), ou melhor dizendo antes do outono e da primavera.

O estio é chamado muitas vezes de alto verão. Pois é mais perceptível, na entrada da meia estação yin, o outono.

O calor segura a umidade no corpo. Portanto entre a entrada do estio anterior a primavera, e o final do estio de alto verão (antes do outono), devemos evitar a ingestão de leite e derivados.

Assim como no período entre o estio anterior ao verão (18 de Dezembro), passando pelo verão e fechando no término do estio do alto verão, (31 de março) o leite e derivados são mais danosos ao ser. Consequentemente é recomendado pausar a ingestão, principalmente em crise por sobrecarga de umidade no corpo. Como por exemplo: sinusite, bronquite asmática, ou até mesmo pneumonia.

Todos os jardins irão florescer no verão. Porém os com maior possibilidade de desenvolvimento se centraram nos estios anteriores. Para tal, se direcionaram na primavera, com generosidade do fígado e decisão de vesícula-biliar.

Consequentemente poderão ter mais luz, por vivenciar um ânimo com tranquilidade. Essa calma permitirá sentir a mudança se concretizando em conformidade com os anseios do coração e retidão de espírito.

Ao passo que o incomodo com o olhar do outro, acarreta dificuldade de chegar perto da sensação de felicidade. Em desacordo com o ser e crescer, se encontra em medo, a incapacidade de ser luz.

Não devemos nos responsabilizar pelo olhar do outro, apenas pelo nosso auto-olhar. Assim como precisamos nos preservar do auto-boicote.

O olhar que torce pelo crescimento do outro. Por conseguinte enxerga a possibilidade de colocar em prática seus próprios sonhos.

No entanto, existe o olhar invejoso. Aquele que desdenha de forma reativa. Esse aprisionamento na raiva acontece por não se sentir capaz de plantar, e consequentemente colher.

Cabe a cada um positivar seu próprio olhar e acreditar na possibilidade de crescer. Essa é a melhor forma de estimular o crescimento do outro, mostrando o caminho da capacidade em si.

De antemão a influência de olhares externos, só acontece, caso o foco não estiver em si. Ou seja, o outro precisa ser o outro.

Do mesmo modo, o estio que precede o verão pode e deve servir para nos centrar, em nosso caminhar. Com isso nos coloca em conformidade com nossa essência e seguindo nosso coração. Em suma realizando o sonho.

Os órgãos que funcionam em exigência durante o verão são Coração (11h até 13h) e Intestino Delgado (13h até 15h).

Assim como, o ânimo aparece e a vontade de mobilizar nossa criança interna para diversão, podendo potencializar nossa essência (de 19h até 21h – Triplo Reaquecedor/Triplo Aquecedor/San Jiao; E de 21h até 23h – Mestre do Coração/Circulação e sexualidade/Pericárdio/Xin Bao).

Posturas positivas de preservação durante o verão

Normalmente no verão, as pessoas dormem menos e se nutrem de sol, por isso ficam mais dinâmicas.

Porém é essencial que tenham uma boa noite de sono e que promovam pausas durante o dia, para equilibrar esse dinamismo.

Cuidado com sol em excesso é imprescindível nessa estação. Antes de mais nada devemos beber muita água, tanto pela perda líquida com o suor, quanto para um bom funcionamento do Intestino Delgado. Sem esquecer que auxilia tanto a essência, quanto ao Rim e a Bexiga.

Desde já é necessário fazer pausas, para evitar o crescimento exacerbado da energia e evitar o escape. Igualmente colocar em prática exercício de respiração e meditação, e movimentos sem impacto e que ofereçam ritmo. Essa postura irá auxiliar ao fígado, a vesícula-biliar, ao coração, ao intestino delgado, ao San Jiao e ao Xin Bao.

Alimentação que auxilia a manutenção da saúde no verão

As frutas nutrem de forma espetacular no verão. Alimentos de natureza fria ou morna, saladas. Legumes, brócolis, couve. A alimentação no verão precisa ser leve, com menos proteína animal, mais grãos. O grão de bico, a lentilha, a quinoa são excelentes fonte de proteína vegetal.

Os chás são bem vindos, pois aquecem os 3 fogões, auxiliando a metabolização. São indicados chá verde, de alecrim, de hortelã, de cidreira, de cominho, de alcachofra, entre muitos. Até a ingestão da água morna pode auxiliar.

Contudo percebemos que tanto o excesso, quanto a ausência de alegria podem promover desequilíbrio e/ou dano ao coração. O desequilíbrio, não necessariamente tem origem no coração, mas esse pode sentir o impacto.

O ideal de realização do coração é ter tranquilidade para desenvolver os desejos do espírito, concretizando e realizando o sonho da essência, lido pela mente.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Michelle Vandesteen

Shiatsuterapeuta, formada pelo Senac, 2008; Acupuntora formada pela Escola Neijing, 2010, com 2 cursos de formação na mesma instituição. Foi interna na Escola Neijing em 2009/2010, sendo professora substituta durante esse período e participando de projetos sociais de tratamento com acupuntura nos morros Rocinha e Morro Azul. Atua de forma terapêutica desde 2008, iniciando sua trajetória nas Clínicas Harmonia e Saúde; e Centro Vital. Microempreendedora Individual (MEI), desde 2012. Atua hoje prestando serviços em empresas pelo MEI, em alguns setores do Banco do Brasil e uma empresa do Banco do Brasil - BRBPO. Professora de Shiatsuterapeutico, no Curso de Técnicas e Fundamentos da Medicina Oriental aplicada no Shiatsuterapeutico. Contato: Celular com Whatsapp (21)988795152

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *