A GENIALIDADE DE WILFRED RUPREST B.I.O.N

A GENIALIDADE DE WILFRED RUPREST B.I.O.N

A descoberta do trabalho psicanalítico do indiano/inglês WILFRED Ruprest BION lançou novas luzes na minha compressão de poderosos processos psíquicos que eu assistia na minha clínica particular , assim como na minha movimentada vida interior, repleta de objetos não muito cativantes.

Devorei portanto, página por página, parágrafo por parágrafo, sílaba por sílaba dos ESTUDOS PSICANALÍTICOS REVISADOS.

Isso gerou em mim uma compreensão incomum dos processos psicóticos ademais das TRANSFORMAÇÕES.

O texto de BION sobre OS ATAQUES AO ELO LIGAÇÃO que as doloridas mentes ressentidas e loucas perpetram contra tudo o que LIGA e UNE constituindo SIGNIFICADOS e SÍMBOLOS, não tem paralelos na produção psicanalítica. São EFETIVAMENTE insights de gênios!

Mas não de um gênio profano, alguém que olha a dor de fora e não se sente afetado por ela.

A capacidade de BION de se “tornar PSICÓTICO” PARA de DENTRO da LOUCURA DESCREVER a TRAGÉDIA de uma ALMA o coloca como um homem profundamente espiritual, comunhão negada por esses rasos meninos que se dizem seus discípulos.

Eu “conheci BION” na mesma época que “conheci” JUNG. E o conheci através do livro de JUNG chamado FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA ANALÍTICA. Ele estava lá na conferência que JUNG apresentou na CLÍNICA TAVISTOCK. Inclusive, fez perguntas a JUNG.

Interessante que naquela época BION chamou a minha atenção não por causa de sua interessante pergunta ofertados a JUNG. Estranho como sou, achei a combinação das letras de seu nome B.I.O.N interessantíssima e imaginei que se tratava de uma pessoa muito especial e que eu precisa conhecer!

Mas meu demorado entusiasmo por JUNG me fez esquecer completamente as curiosas letrinhas que compunham o nome daquele desconhecido psiquiatra.

Muitos anos depois o “re-encontrei” e pude me aprofundar nos seus estudos. Minha gratidão a W.R. BION.



Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

José Raimundo Gomes

J. R.GOMES é psicólogo clínico no Rio de Janeiro. Tem consultório na Tijuca e na Barra. Contato: jrgomespsi@yahoo.com.br / WhatsApp: 21.98753.0356

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *