Tarot terapia

Tarot terapia

O tarot terapia é uma terapia de autoconhecimento através do jogo de cartas. Esse jogo utiliza as 78 cartas do baralho de Rider-waite, cujas cartas possuem desenhos que simbolizam arquétipos atuantes tanto no inconsciente pessoal quanto no coletivo. Eles se equivalem através do processo que CGJung  chama de sincronicidade.

O interior do consulente, sua psique e seus processos ,  se materializa retratada nas cartas.

O baralho divide-se em 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores.

Os maiores representam temas gerais, como: Justiça, Amor, Compreensão, Ambição, etc. Os menores, em quatro naipes, cujos temas são as áreas mais específicas da vida do consulente. Em outras palavras: as tensões do dia a dia, trabalho, vida amorosa, etc.
O terapeuta pode utilizar vários jogos, tanto de perguntas objetivas, quanto sem perguntas. Em ambos os casos, é a energia do cliente/consulente que importa.  O tempo do inconsciente é cíclico e não linear como o da consciência, daí que não se pode afirmar com precisão a data em que o evento se materializará. Isso em se tratando de previsão.

Essa terapia auxilia bastante as pessoas,

visto que o terapeuta ao conduzir o jogo, explica o significado das cartas associando os arquétipos com a questão do cliente. Na maioria das vezes a conversa antes, durante e após o jogo, acalma a ansiedade. Consequentemente alivia as tensões, pois o sofrimento ou a preocupação provocam várias emoções negativas na pessoa. A falta de equilíbrio dessas emoções atingem tanto o seu corpo físico, quanto a sua capacidade mental.

É comum que a pessoa que vai à terapia, apresente -se nervosa ou tristonha.

Contudo,  no decorrer do jogo, essas emoções se transformam. Ao final do jogo, mesmo que o resultado das cartas não seja o esperado, ainda assim a pessoa se sentirá aliviada, pois conseguiu expressar suas emoções.
Mas o jogo necessita muito que o cliente se disponha a falar sobre o que lhe trouxe à terapia. Sem essa disposição, o jogo não trará resposta satisfatória. Afinal o terapeuta é um profissional, mas não é mágico.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Grace Brett

Sou a Grace Brett, apaixonada pela Amazônia. É minha terra, minha gente, lá estudei. Minha formação é Letras, especialista em Língua Portuguesa e Crítica Literária, também em Estudos Culturais da Amazônia. Trabalhei 22 anos como professora, gosto de pessoas, amo escrever e ler. Atualmente moro no RJ, onde estudo Astrologia e Tarot, já atendo, sempre ensinando, sempre aprendendo. página Magia dos Astros no Facebook e Instagram Whatsapp 21 983665227 email gracesampa@hotmail.com

3 comentários em “Tarot terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *