Pilote SEU Eclipse!

Pilote SEU Eclipse!

Somente quando o significado mais profundo dos Eclipses se torna claro é que você poderá pilotar seu próprio Eclipse… e este significado é preponderantemente individual!

Enquanto isto permanecer velado à consciência, você será pilotado pelo Eclipse!

Pilote seu Eclipse - Significado mais profundo dos Eclipses

 

A cada Eclipse que acontece fica mais evidente, para mim, o quanto sua influência afeta de maneira mais contundente o plano individual, pessoal, do que o coletivo!

Estudar sobre os Eclipses não é uma tarefa fácil. É bastante comum encontrar nos livros de Astrologia a informação de que os Eclipses, a princípio, não teriam grande influência individual… ou que seriam catalizadores de eventos em nível coletivo, afetando grande número de pessoas. E, a partir desta premissa básica, o teor das informações encontradas em toda a literatura sobre o assunto se dilui em especulações bem generalizadas e abrangentes… jogando para escanteio as possibilidades de aprofundar em especificidades arquetípicas que afetem cada Carta natal individual.

Entretanto, esta informação não pode ser entendida como de caráter absoluto!

Há um bom tempo atrás, eu me tomava o trabalho de desvencilhar a natureza dos Eclipses, analisando a soma dos aspectos astrológicos individuais que o acompanham, na tentativa de abraçar uma síntese comum que estivesse pairando a experiência coletiva da pequena humanidade que pudesse vir a ler os artigos… porém, embora os resultados não fossem ingratos e a repercussão destes textos fosse positiva, sempre ficava com a sensação de apenas ter arranhado a superfície do verdadeiro significado do Eclipse… que só alcançaria o grau de maturidade e profundidade das minhas expectativas plutonianas quando aplicado à luz das transformações individuais, percebidas um a um, nos indivíduos ao meu redor! E que jamais poderiam ser abordadas em âmbito coletivo de maneira profunda!

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_10

Que os Eclipses afetam mais o coletivo não chega a ser uma inverdade… mas sim uma verdade ‘parcial’, na medida em que a soma das profundas ‘afetações’ provocadas nos indivíduos termina por produzir efeitos em âmbito generalizado e aí, sim, provocando movimentos de transformação mais globais ou ‘coletivos’, em função de que nada permaneceria como antigamente para cada um dos indivíduos afetados pelo Eclipse!

Para entender isto melhor, hipoteticamente, por um instante, imagine um Eclipse cujo poder fosse o bastante como para trazer Paz individual e absoluta a cada coração humano sobre a Terra. Claro que, imediatamente, o que hoje se entende e se define como ‘Paz Mundial’ estaria automaticamente estabelecido! Mas não devido a um Eclipse que afetou o coletivo, de maneira generalizada e decretou assim a Paz Mundial! E sim devido a um Eclipse que trouxe Paz a cada coração humano, individualmente, um a um! A partir desta premissa talvez fique mais claro entender como o modus operandi dos Eclipses afeta o ‘coletivo’.

O mais difícil de compreender no significado astrológico dos Eclipses é que não importa em que ‘momento temporal’ venham a se produzir ou concretizar no plano físico as transformações decorrentes da influência que o Eclipse teve sobre cada um, dentro da cápsula de 6 meses na qual sua influência se estende… mas o que importa é que os insights que geraram tais transformações tiveram lugar durante o Eclipse, na sua proximidade ou, ainda, durante o intervalo de 2 semanas que geralmente envolve 2 Eclipses! Esta que é a grande sacada!

Em certo ponto cheguei a aprofundar nos Ciclos Metónicos dos Eclipses: uma maravilhosa ‘coincidência’ na qual os Eclipses se repetem na mesma data (sim, mesmo dia e mês do ano) e no mesmo grau zodiacal, com intervalos de 19 anos! Foi fascinante perceber o nexo entre os acontecimentos de um Eclipse e de seu correlato, 19 anos atrás, linkando experiências, inícios, transições, vínculos e acontecimentos aparentemente desconexos, mas que possuíam uma ligação mágica entre si! O link dos vários artigos que escrevi ao respeito disto começa aqui, e tem várias ‘atualizações’ inseridas dentro dos próprios artigos, que se invocam um ao outro» Veja um artigo aqui no meu mural do Face ou Veja aqui um primeiro artigo na Web ou Veja aqui um segundo artigo na Web

Mas não é sobre as coincidências ‘metónicas’ dos Eclipses que gostaria de escrever hoje…

 

O que se passa durante cada Eclipse é tão profundo, tem consequências tão abruptas e consegue mexer nas pessoas num âmago tão profundo e tão visceral que, mesmo que externamente nada tenha mudado ao finalizar o Eclipse -ou os Eclipses conjuntos linkados entre si- as sementes de uma profunda transformação foram plantadas… e nada mais será percebido como antes após o Eclipse! Ele é o responsável pelo insight, pela percepção crucial de que uma situação chegou a seu pico de tolerabilidade e pela necessidade iminente de reformas que serão o marco de um novo capítulo de vida!

Neste sentido, talvez seja a parte mais clássica que a literatura consiga abordar… ou chegar perto! Embora os Eclipses, em si, não se constituam como o marco de transição entre as novas fases de vida ou capítulos específicos de existência, é durante eles que grandiosamente se gestam os alicerces que irão constituir estes marcos!

Existe um ‘basta’ interno que explode a cada Eclipse! Um contraste crucial entre Luz e Sombra que evidencia, de maneira muito clara, a necessidade de proceder a efetuar modificações, para que a existência se aproxime mais e mais daquela perspectiva não sendo vivida que o Eclipse deflagrou e que o coração deseja que seja vivida, com todas suas forças!

E, consequentemente, muitas das modificações requeridas para que isto, de fato, aconteça, exigem o encerramento de ciclos de vida que se mostraram ineficazes como para produzir a plenitude e o preenchimento que o coração também desejam! Não importa qual seja tua Carta!

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_07

Então, por consequência, fechamentos, encerramentos, fim de ciclos, mudanças de padrão, viradas de página, finalização de capítulos e, eventualmente, quaisquer outros nomes com que você queira chamar estas transições, estarão presentes nas sementes plantadas pelo Eclipse! Posturas e atitudes internas cobram vigor durante os Eclipses!

No jogo de contrastes apresentado vem implícita a Luz que determina a necessidade de um marco divisor de águas que sinalize claramente o início de um novo ciclo! Por isto, os Eclipses também podem ser vinculados a inícios, a novos começos, a renascimentos, a lousas em branco destinadas a escrever novos capítulos de existência, mas não como um acréscimo de bagagem à experiência em curso… e sim como a definição de um marco auto-evidente e claro que indica a finalização crucial de uma etapa de vida com o consequente recomeço!

Há uma ruptura evidente de algum castelo de areia interno que se desfaz durante o Eclipse!

O mais inverossímil diante disto é que embora externamente nada tenha saído do lugar e não exista, sequer, qualquer indício exterior que indique que algum passo foi dado, o desprendimento interno provocado pelo Eclipse foi o primeiro grande passo de uma transformação crucial que se avizinha e que, como semente potencial, não pode ser percebida, ainda,  do lado de fora!

Isto é algo incrível! Porque é aí que reside a mais profunda influência do Eclipse sobre cada um!

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_12

Nos julgamentos anexos do Hexagrama 57 do I Ching: SUN / A Suavidade (O penetrante, Vento) é retratado que a Suavidade mostra o exercício do caráter. Através da Suavidade se pode levar em consideração circunstâncias excepcionais. A Suavidade permite avaliar as coisas e permanecer oculto.

O insight associado e decorrente de um Eclipse pode chegar a ser tão profundo que se constitua como o marco de uma transformação absoluta e radical! Mas esta mudança é absolutamente imperceptível do lado de fora da pessoa! Toda a estrutura do seu Ser pode ter vindo a ser dissolvida no crisol desta transformação… mas apenas a própria pessoa sabe o que se passou no seu íntimo! Nesse instante sagrado no qual o insight primordial tem lugar, o Eclipse opera uma profunda catarse sobre seus valores, sua realidade, sua percepção sobre a vida… catarse esta, completamente inexplicável desde que se trata apenas de uma mudança de postura interna, sem efeitos visíveis, ainda, sobre os acontecimentos!

O julgamento anexo do I Ching continua sobre o Hexagrama 57:

O suave penetrar torna o caráter capaz de influenciar o mundo externo e de ganhar controle sobre ele. Pois deste modo se pode compreender as coisas em sua essência, sem precisar se pôr em evidência. Nisso reside o poder da influência.

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_13

Poderia afirmar-se que durante um Eclipse a percepção é sutilmente elaborada e refinada para num instante conquistar o âmago da clareza presente em qualquer situação, de modo a penetrar suavemente na essência da situação… e assim destrinchar fielmente seu conteúdo! A partir desta compreensão, pode-se passar a lidar com a situação a partir de um ângulo completamente inusitado, onde não sé é mais vítima da situação… e onde o próprio ocultamento desta clareza repentina concede o poder necessário como para assumir as rédeas da situação!

Sem se colocar em evidência, agora se domina o núcleo e se pode proceder a agir a caráter, justamente porque se conhece o âmago da situação! É isto que delimita o marco! Uma transformação de perspectiva interna, ainda imperceptível do lado de fora!

Quando se tomam todas as providências ‘fora’ para mudar uma situação mas o desprendimento interno dela ainda não teve lugar, todas as ações externas serão inúteis, pois ainda se estará sujeito a ela e sob o domínio dela, justamente por não haver alcançado o núcleo da situação… o que fará com que ela continue no comando!

Mas quando o desprendimento interno tem lugar, mesmo que nem um pio tenha sido dado fora e nem um palito tenha sequer sido mexido, a pessoa encontra-se agora interiormente livre da situação… pois a partir de um entendimento claro do núcleo da situação lhe é possível cortar seus laços internos com ela… e isto é o que lhe devolve o comando e o domínio da situação!

Esta que é a genuína semente da mudança!

Se uma pessoa for sincera quando confrontada com dificuldades, seu coração chegará ao significado da situação. E quando se consegue dominar interiormente um problema, o sucesso acompanhará de maneira natural as ações.

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_09

Seja qual for a situação externa que funcionou como catalizador para provocar uma mudança de atitude interna, a dor causada por perceber que o melhor da existência ainda não está sendo vivido, aliada à dor causada por perceber o precioso tempo perdido junto a vínculos e situações que não trazem esse melhor da existência, tem o dom de funcionar como poderosos gatilhos!

Isto irá mobilizar toda uma urgência para fazer, desfazer, refazer e recompor a trama do destino pessoal de cada um, de modo a produzir um novo tecido espaço-temporal que se aproxime mais e mais do anseio guardado no fundo do coração e que cavalgou essa urgência trazida pelo Eclipse para vir à tona!

Neste ponto, a afirmação de que os Eclipses afetam apenas o coletivo vai, literalmente, pro espaço sideral!

Pessoalmente, estimo que essa ‘sabedoria’ astrológica retratada nos livros se refira a uma época em que não existia internet, nem Orkut, nem Facebook, nem WhatsApp! Os autores dessas ideias, decididamente, não tinham como ter acesso a inúmeras e diversas experiências individuais, generosamente espalhadas pelo globo!

Atualmente, graças a estas tecnologias, é possível ter conhecimento e contato com inúmeras pessoas ao mesmo tempo. É possível acompanhar Grupos astrológicos, questões sendo colocadas em pauta, acontecendo em âmbito global, muito além de regionalismos ou sectarismos.

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_14

Em virtude disto, é possível perceber que há pessoas separando-se de casamentos que duraram aaaanos a fio… porque o Eclipse ativou o grau preciso do regente de sua Casa VII, dos relacionamentos de compromisso. E este que foi o gatilho! E há também pessoas que ficaram doentes, justo no Eclipse… porque o Eclipse afetou o grau preciso do Regente de sua Casa VI, da Saúde… assim como pessoas que perderam animais de estimação pelo mesmo motivo, já que esta Regência também trata deste assunto! E outras pessoas que perderam amigos… porque o regente da Casa XI foi ‘tocado’… sendo que outros estão mudando de profissão… justo porque o Regente da Casa X foi afetado pelo Eclipse!

Alguns, estão doentes desde os Eclipses de Julho do ano passado… porque foi nesta época em que acontece tal ativação… e em suas Cartas Individuais a cura ainda não chega! E outros acabaram de perder um parente ou alguém importante da família… porque o Eclipse aspectou precisamente Planetas relativos a familiares… e alguns acabaram de tornar-se pai ou mãe de um lindo bebé… porque o Eclipse tocou os significadores de sua Casa V… e outros permanecem internados em casa, imobilizados, com queimaduras graves… porque o Eclipse tocou seu Netuno e se distraíram com o filtro ao jogar a água fervente para o café… e a saga por aí vai!

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_16

Não importa qual foi a situação externa catalizadora que irá promover o insight que terá lugar durante o Eclipse… nem há quanto tempo venha se gestando ou mexendo todos os pauzinhos para colocar todas as peças no lugar, de modo a montar o cenário per-fei-to que será palco do Eclipse. Quando o Eclipse chega, estará tudo meticulosamente armado para promover o insight crucial. E depois disto, nada será mais como antes! Toda a situação se arma maquiavelicamente para que o momento em que o contraste de Luz e Sombra a ser revelado seja tão contundente e tão fundamental, que não restarão dúvidas sobre a necessidade de introduzir alterações crucias na existência para mudar o rumo dos acontecimentos. Este que é o valor do Eclipse! Ele traça um marco: Antes do Eclipse e Depois do Eclipse! E mesmo que as intervenções no destino só venham a se processar no intervalo de 6 meses compreendido entre este e o próximo Eclipse, as sementes plantadas só tem uma única possibilidade: Crescer!

O pacote de sementes distribuído individualmente durante os Eclipses é bem diferente daquelas sementes duvidosas, irradiadas, que vendem no supermercado… que você planta e de 80 sementes só cresce uma ou duas… se é que cresce alguma!

Neste pacote só vem uma única semente! E na embalagem só vem escrito: Eu vou crescer! Não importa o que você faça comigo!

Então, os momentos preliminares ao Eclipse funcionam apenas como um preparativo sobre ‘onde’ que esta única semente irá cair!

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_17

O grau de urgência introduzido na situação reinante, durante um Eclipse, faz com que o grau de frustração ao não promover as mudanças, alterações ou adequações necessárias para quebrar ou transformar de vez a situação, seja proporcionalmente equivalente! Pois o nível de aviso que a percepção recebe a respeito da insustentabilidade da situação atual é colossal!

Tudo se armou para que a consciência perceba, num único segundo, que não dá mais para dar continuidade ao rumo estabelecido, porque o caminho ficou ou fica sem saída! Porque o contraste revelado pelo Eclipse trouxe à tona, de forma exponencial, o desconforto da tua alma presente na zona de conforto de tua existência! E esta pequena e sutil percepção será agora uma grande pedra no teu sapato, suficiente para roubar tua pseudo-tranquilidade e acabar com o conforto de tua caminhada! Um sutil gatilho que não te deixa outra escapatória… a não ser você se pôr em movimento!

Qual o deadline?

Até o próximo Eclipse!

Esse que é o teu deadline! Você tem menos de 6 meses, agora, para mobilizar aquilo que teu insight deflagrou!

O que vai acontecer se o apelo for negligenciado, ignorado e o novo deadline chegar sem ter feito nada para promover uma mudança na situação atual?!?

O próximo contraste frente à dor do precioso tempo perdido será exponencialmente maior! E o grau de urgência, igualmente, acompanhará esta tendência! Até você se dar conta de que o que está em jogo aqui, não é o teu conforto… e sim tua vida! Tua preciosa existência se esvaindo entre teus dedos… como grãos de areia!

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_15

Em síntese, o que se passa durante os Eclipses, não é grande coisa linkada aos acontecimentos, em si, transcorridos no curto espaço de tempo em que sucede o início e o fim um Eclipse, ou no intervalo de duas semanas entre um e outro. A grandiosidade do seu significado reside no marco que eles representam, na medida em que o insight nascido durante os mesmos tem esse incrível dom de encerrar ciclos e produzir novos recomeços, a partir de percepções genuínas, originadas na luz da consciência ante um conflito de Luz e Sombra que se revela intolerável para a alma humana!

A natureza do coração, absolutamente tendenciosa na sua procura por plenitude e preenchimento, se mostra disposta a dar um basta em tudo aquilo que a desvia de sua procura silenciosa e eleva, finalmente, uma súplica que diz “Chega!”… sendo este o marco que irá abrigar toda sorte de transformações e reformulações para que o contraste não passe em vão e o destino tenha seu curso corrigido, a partir deste insight!

Claro que com isto acontecendo individualmente, no âmago de cada ser humano, o resultado final possa ser mensurado em termos coletivos! Mas analisar a configuração do Eclipse em si e pretender que a mesma percepção ou insight coletivo se reproduza em todos os corações humanos, gestando os mesmos marcos e produzindo as mesmas transformações em cada um de nós, trata-se hoje, para mim, de uma pretensão deixada para trás!

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_19

Por isso que se eu fosse montar hoje um curso chamado ‘Pilote Seu Eclipse’, as turmas seriam individuais: Uma pessoa por turma! Apenas você!

Porque o Eclipse vai afetar você de maneira completamente diferente que a teu vizinho!

Primeiramente, porque cada Eclipse cai numa Casa específica da Carta Astrológica Natal de cada um. E, em segundo lugar, porque você nasceu num determinado momento no tempo onde a sequência de Eclipses programada para interferir em tua existência e ativar, estrategicamente, pontos importantes de tua Carta Natal, foi minuciosamente calculada para teu grau evolutivo, muito sob medida, exclusivamente para você!

Em tese, poderiam montar-se turmas por Ascendente, porque o Eclipse caindo na mesma Casa de todos os mesmos Ascendentes, a princípio seria ‘similar’ para todos eles… mas tem o detalhe de que o grau do Eclipse forma aspectos com a tua Carta Natal!

Um Eclipse como o do dia 26/12/19 com Sol e Lua a 4° de Capricórnio vai afetar de maneira muito mais incisiva a alguém que tem algum ponto importante do Mapa Natal a 4° de Capricórnio –ou a 4° de Câncer- uma vez que a Conjunção –ou a Oposição- será específica apenas a esta Carta!

Planetas Natais presentes neste grau, por sua vez, são Regentes de outras Casas Terrestres da Carta, simbolizando que os assuntos relativos às Casas governadas por estes Regentes serão igualmente afetados em cheio a partir de um Eclipse neste grau! E isto será diferente para cada um! 10 pessoas podem ter a Lua no grau 4° de Capricórnio… mas para cada uma delas a Lua pode significar o Regente de uma Casa diferente, conforme onde Câncer caia em sua Carta Natal!

Um Ascendente Câncer, a priori, terá seu regente Natal afetado, porque a Lua rege seu Ascendente. Mas um Ascendente Gêmeos, onde Câncer ocupa a Casa II, verá afetadas suas finanças… porque a Lua rege sua Casa II. E um Ascendente Touro sentirá o impacto em sua comunicação, em sua voz ou em seus estudos… porque Câncer ocupa a Casa III em sua Carta e a Lua rege esta Casa apenas para ele. Um Ascendente Áries, sem Eixos Interceptados em sua Carta, sentirá o baque sobre seus vínculos familiares… porque um Eclipse sobre sua Lua, regente da Casa IV em Câncer, irá impactar os assuntos da Casa IV para ele, sendo essencialmente ligados à família! E por aí vai!

Pilote_SEU_Eclipse_Significado_mais_profundo_dos_Eclipses_03

Um Eclipse Quadrando ou se Opondo a um Planeta de tua Carta será distinto de um Eclipse formando um Trígono, um Sextil ou uma Conjunção com tal Planeta… porque as tensões em jogo e o grau de desafio serão mais maneiros ou não conforme estes Aspectos variam…

Resumindo, turmas de uma única pessoa… duas horas exclusivas para analisar cada caso em particular… e aí, sim, você saberá Pilotar seu Próprio Eclipse!

Os benefícios? » Entender melhor a natureza do contrate Luz e Sombra sendo colocado em xeque… e saber trilhar os caminhos de menor resistência para proceder a construir os ‘marcos’ que irão definir o ‘antes’ e o ‘depois’, de modo a transitar o percurso claramente e decididamente, sem retrocessos!

Pensa um pouco! » A semente plantada vai germinar, de qualquer jeito! E se você não permitir que germine, vai doer!

Então, melhor abrir espaço e permitir que cresça!

O novo que te espera, logo após esse marco, é tudo o que teu coração quer!

Pilote seu Eclipse - Significado mais profundo dos Eclipses

Quem quiser saber Pilotar seu Eclipse, fale comigo. Será um prazer poder transmitir este know-how! E espero que as informações contidas neste artigo possam ter trazido algum entendimento melhor sobre o que se passa durante os Eclipses.

Se quiser, deixe algum feedback nos comentários.

    Abraços a todos!

@>–>—

 

miguel etchepare

Leia outros artigos do mesmo autor, clickando aqui *http://www.grupomeiodoceu.com/internas/category/astrologia/astrologia-pacificadora/
Deixe seu feedback nos comentários abaixo…
Deixe seu feedback nos comentários abaixo…




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Miguel Etchepare

Diretor Digital da CNA -Central Nacional de Astrologia Brasil- de 2015 a 2019 - Miguel Etchepare é Astrólogo desde 1984. Além da consulta sobre o Mapa Natal, Miguel especializou-se também em Retificação do Horário Natal, Revolução Solar e Relocação Geográfica de Revolução Solar, uma técnica que se vale da Astro Cartografia. Miguel atende pessoas de todo o mundo via Skype. Seu e-mail para contato é lito-soft@hotmail.com ~ Apesar de trabalhar com Astrologia profissionalmente desde 1983, no meu coração me considero um astrólogo diletante... pois faço isso desde um lugar de extremo prazer. O ponto mais alto disto é quando a interpretação culmina com um belo ato terapêutico... sinal de que as sementes da transformação foram devidamente plantadas. É assim q meu papel plutoniano se expressa nesta transição biosfera » noosfera, na qual, a pesar das arquetípicas diferenças individuais e os diversos caminhos escolhidos, Somos Todos Um! @>-->---

4 comentários em “Pilote SEU Eclipse!

  • janeiro 12, 2020 em 5:03 am
    Permalink

    Muy completa y reveladora la informacion… que compartes… muchas gracias siempre es un placer leer tus articulos y aprender de ellos

    Resposta
  • janeiro 12, 2020 em 3:40 pm
    Permalink

    Muchas Gracias, Nancy! Me quedo feliz que te gusten los textos. ^^

    @>–>—

    Resposta
  • janeiro 13, 2020 em 7:12 pm
    Permalink

    Excelente texto! Gostoso de ler e superprocede.
    Tenho ascendente em Áries e, de fato, vivenciei questões conflitivas no meio familiar.
    Saudade das aulas.

    Abraços

    S. Correr

    Resposta
  • janeiro 15, 2020 em 4:09 am
    Permalink

    Obrigado pelo feedback.

    @>–>—

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *