INIMIGO DE ESTIMAÇÃO

INIMIGO DE ESTIMAÇÃO

PARECE que os inimigos desempenham uma função tão importante em nossas vidas quanto os amigos.

A vida inteira identificamos algo ou alguém que tenha essa função de se opor às nossas opiniões ou convicções. Fato normal e corriqueiro na vida de todo ser humano.

O inimigo por ser inimigo não nos ama e, portanto, deseja a nossa ruína. Se alegra, inclusive, com os nossos fracassos.

O detalhe sútil dessa equação mental é que nós estamos plenamente convencidos de que apenas reagimos a alguém que gratuitamente não gosta de nós.

Existe um equívoco sem dúvidas nesse fato. Nunca somos inimigos de alguém sem razão! Isso é o impressionante!

Se ocorrer do nosso inimigo se ferrar em alguma situação de vida ficamos contentes. Contudo, não ficamos contentes porque nos achamos maus (mau é o inimigo!).

Ficamos contentes porque o inimigo ousa ser meu inimigo, ousa não me amar, não me admirar, não concordar comigo, não reconhecer minha grandeza e por aí vai…

Não podemos viver sem inimigos sejam eles reais ou imaginários.

Por toda a vida um objeto externo ou interno existirá com o único objetivo de ser insubmisso ao controle narcisista que o eu infantil impõe ao mundo.

Nossa velhinha, ao contrário do que pensou a assembleia, julgando-a sábia, como qualquer pessoa normal tem seus inimigos de estimação.

Talvez tais objetos desagradáveis tenham alguma função na economia psíquica do nosso desenvolvimento emocional pois do contrário o Rabi Jesus não teria nos sugerido amá-los.

O conselho do Rabi não é para você ser bonzinho e achar que seu inimigo é um amigo.

Jesus não é um homem tolo ou infantil.

Amar os inimigos é acima de tudo se perguntar o que meu inimigo tem nele que se parece comigo mas que eu terminantemente nego pelo fato de que minha sombra está depositada nele.

A propósito: descreva os motivos que fazem seu inimigo ser seu inimigo.



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

José Raimundo Gomes

J. R.GOMES é psicólogo clínico no Rio de Janeiro. Tem consultório na Tijuca e na Barra. Contato: jrgomespsi@yahoo.com.br / WhatsApp: 21.98753.0356

Um comentário em “INIMIGO DE ESTIMAÇÃO

  • janeiro 16, 2020 em 3:12 am
    Permalink

    Minha inimiga sempre foi uma das irmãs, e por incrível q pareça temos uma distancia de idade de mais de 10anos. Nosso pai era seu idolo, a partir do momento q se casou , nosso pai entao passou a ter mais afinidades com a caçula, (eu) . E o q mais me comove é q fisicamente eu tenho grande semelhança c ela. Hoje idosa, doente, peço a misericórdia a Deus p ela, aliás sempre pedi.
    Mesmo doente, ela ainda tem tempo de jogar piadas.
    Fico pensando: quanto tempo de sua vida foram desperdiçadas.
    Não construiu nada nessa vida a não ser inveja.
    Achei inteiressante esse tema, rezemos sempre p nossos inimigos pq infelizmente podemos levar a luz p eles e através dele podemos crescer espiritualmente.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *