Glândula Timo e A Imunidade IV

Glândula Timo e A Imunidade IV

A “vitalidade vital” dos alimentos também é um fator de apoio.

Sempre que possível, escolha frutas e verduras recém colhidas (em vez de armazená-las em um depósito por meses, ou aquelas que viajam milhares de quilômetros para chegar até você), preparar refeições a partir de ingredientes integrais básicos crus em vez de refeições embaladas pré-preparadas ou jantares congelados, e assim por diante.

Você pode melhorar o conteúdo nutricional e de vitalidade de seus alimentos, abençoando sua comida e dando graças pela refeição, cozinhando ‘com amor’ e dando atenção aos detalhes criativos, e lavando sua comida (usando intenção) com luz branca purificadora e energizante .

A melhor maneira de apoiar seu sistema imunológico com antioxidantes é comer uma dieta rica em frutas e vegetais crus.

Dessa forma, você pode obter uma ampla variedade de antioxidantes naturais, em quantidades equilibradas, em vez de apenas um ou dois em grandes quantidades.

Existem muitas ervas, alimentos e nutrientes individuais com efeitos anti-inflamatórios, e alguns estão listados abaixo.

Não é suficiente, no entanto, simplesmente focar em um ou dois “super alimentos” específicos (embora cada pequena melhoria traga algum benefício). É mais importante que sua dieta geral mude nessa direção:

Hoje em dia, as dietas comuns processadas e embaladas de fast food contêm muitas substâncias inflamatórias (estimulam respostas inflamatórias sistêmicas no corpo).

Para reduzir os processos inflamatórios destrutivos, é uma boa ideia eliminar da sua dieta alimentos com alto teor de substâncias químicas e inflamatórios e optar por incluir pelo menos um alimento anti-inflamatório em cada refeição e lanche.

As substâncias anti-inflamatórias e os alimentos que as contêm estimulam uma resposta mais equilibrada dentro das vias naturais de inflamação do corpo. Eles reduzem o dano tecidual desnecessário e atenuam as respostas alérgicas imunoinflamatórias para reduzir sua gravidade.

No nível bioquímico, muitas substâncias anti-inflamatórias também têm efeitos antioxidantes protetores.

Melhore o equilíbrio ácido-alcalino para favorecer substâncias neutras e alcalinizantes.

Remova junk food e alimentos fritos.
Remova alimentos processados ​​contendo aditivos químicos.
Remova ou reduza drasticamente o açúcar
Substitua as gorduras “ruins” por gorduras “boas”.
Remova a carne vermelha, em geral, é mais inflamatória do que outras fontes de proteína.

Frutas e vegetais geralmente não são inflamatórios, embora os produtos químicos usados ​​no cultivo e na preservação possam ser

Remova dietas ricas em óleos vegetais poliinsaturados refinados ou hidrogenados, como os encontrados em muitas margarinas, batatas fritas, assados ​​e frituras…

óleos vegetais poliinsaturados são instáveis, mudando de ‘bom’ para ‘ruim’ muito facilmente quando aquecidas ou expostas à luz, e são realmente seguras apenas se tiverem sido criadas por prensagem a frio (sem calor).

Melhores escolhas: óleos vegetais monoinsaturados e saturados são muito mais estáveis ​​e não perdem sua integridade de ácidos graxos tão facilmente, escolha azeite de oliva ou óleo de nozes prensado a frio para saladas e cozimento leve, e óleo de coco ou óleo de farelo de arroz para fritar ou assar… lembre-se, também, que você não precisa usar óleo para assar, fritar ou refogar … você pode começar a assar com uma pequena quantidade de água na panela.

O azeite de oliva extra-virgem contém substâncias anti-inflamatórias

O açúcar refinado (açúcar de mesa) é altamente inflamatório e também imunossupressor (além de seus efeitos desequilibrantes no controle do açúcar no sangue nas quantidades que nossa dieta normal inclui) …

evite adicionar açúcar ao preparar alimentos e bebidas …

evite embalados / processados alimentos adicionados de açúcar (refrigerantes, cereais açucarados / sumos / iogurtes, etc., produtos de pastelaria e de confeitaria)

Melhores escolhas: acostume-se a usar “menos açúcar” nos alimentos e bebidas que você faz … adoçar suas receitas com mais alternativas “integrais”, como frutas frescas ou secas, suco natural de frutas, stévia, que têm um IG ligeiramente baixo. e são menos inflamatórios… compre alimentos embalados e produtos enlatados sem adição de açúcar (verifique no rótulo a lista de ingredientes) mas tenha em mente que muitos alimentos que anunciam “sem adição de açúcar” na verdade têm um teor de gordura aumentado para compensar (e que geralmente consiste em gorduras) ou adoçantes artificiais / químicos

Inflamatório:

alimentos com IG alto

… estes são os carboidratos refinados, açúcar e grãos e farinhas altamente processados ​​que fazem com que o açúcar no sangue suba e desça rápido demais depois de comer … evite qualquer coisa “branca” e adicione açúcares (pão, massas, bolos etc. qualquer receita que meça o açúcar em xícaras

Melhores escolhas:

alimentos GI médios e baixos

… estes são os carboidratos complexos que liberam seus açúcares lentamente e mantêm níveis mais estáveis ​​de açúcar no sangue… escolha produtos integrais, use adoçantes alternativos (como suco de frutas e frutas) em receitas de bolos e biscoitos… para lanches, escolha nozes, sementes, frutas, verduras e molhos Proteína de glúten / trigo.

Embora os alimentos de grãos com baixo IG sejam melhores do que os alimentos com alto IG, na verdade, é melhor reduzir os grãos em geral.

A proteína “glúten” (encontrada no trigo, centeio e cevada) é frequentemente tratada pelo sistema imunológico como um alérgeno estranho e desencadeia respostas inflamatórias e auto-imunes no organismo.

Não é uma resposta alérgica imediata, como aquelas que podem produzir anafilaxia. Os efeitos nocivos são graduais e furtivos, desenvolvendo-se a partir da ingestão cumulativa de glúten na dieta.

As pessoas que têm uma óbvia intolerância ao glúten (como a doença celíaca) evitarão os alimentos do glúten porque os efeitos prejudiciais são imediatamente óbvios.

Suas respostas auto-imunes ocultas podem gradualmente se transformar em inúmeras doenças sérias que devem ser uma preocupação.

Remova a ingestão diária regular de ingredientes feitos de trigo, centeio ou cevada, e outros grãos contendo glúten (triticale, trigo / burghul, sêmola, cuscuz)
Melhores escolhas:

alimentos sem glúten: nozes, sementes (abóbora, gergelim, girassol, etc), grão de bico, lentilhas, ervilhas, chia, arroz, milho, trigo mourisco, tapioca, quinoa, amaranto, teff, semente de linho, milho, sorgo, aveia (não contaminado por maquinaria de processamento de trigo)

Beba água pura como sua principal fonte de líquidos, e tempere-a ocasionalmente com um pouco de suco natural para variar … escolha sucos de frutas sem açúcar e dilua-os pela metade com água para reduzir a concentração de açúcares naturais … faça a sua sumos de vege e smoothies de frutas frescas… escolha chás de ervas sobre “chá normal” e café (ambos contêm cafeína)… o chá verde contém substâncias anti-inflamatórias, mas também contém alguma cafeína.

Alimentos Alcalinos-Ácidos

A definição de um alimento como formador de ácido, neutro ou alcalinizante refere-se ao efeito desse alimento, no pH global dos fluidos dos tecidos corporais, uma vez que tenha sido ingerido e processado no corpo.

Enquanto certas áreas do corpo têm seu próprio equilíbrio de pH ideal (que pode ser ácido ou alcalino de acordo com a função específica), geralmente a maioria dos processos bioquímicos funciona melhor quando o pH do corpo é neutro a muito ligeiramente alcalino, e uma dieta saudável deve suportar esse pH equilibrar.

Os alimentos formadores de ácido são muitas vezes os mesmos que os alimentos inflamatórios e, em geral, uma dieta que é anti-inflamatória, também será aquela que suporta um pH corporal neutro-alcalino.

Você não precisa evitar todos os alimentos que formam ácidos, pois alguns contêm uma boa nutrição.

É mais importante simplesmente reduzir os alimentos prejudiciais à formação de ácido, que criam problemas adicionais sem oferecer nenhum benefício.

Por exemplo, os alimentos protéicos são formadores de ácido, mas se você comer alimentos protéicos limpos e de boa qualidade, junto com um bom suprimento de frutas e vegetais, um equilíbrio saudável será mantido.

Alimentos formadores de ácido:

açúcar e alimentos embalados com adição de açúcar, adoçantes artificiais, refrigerantes, álcool, vinagre, medicamentos, cafeína (café, chá, etc), alimentos fritos, margarinas, óleos hidrogenados, gorduras animais , alimentos protéicos (carnes, peixes, frutos do mar, queijo processado, ovos de fábrica, arroz branco.

O jejum intermitente é um apoio maravilhoso para a função de limpeza do sistema imunológico.

Embora o corpo possa passar muito tempo sem comida, recomendo jejuar com cautela.

Você ainda deve ter um suprimento bastante bom de componentes nutricionais armazenados em vários órgãos do corpo para alimentar as células do sistema imunológico em suas funções de eliminação.

O jejum funciona melhor quando sua dieta geral é saudável.

Se o seu corpo está degradado e desnutrido, pode haver outras funções que sofrem durante o jejum prolongado, e isso significa que o benefício total não vale o custo.

Se você não tiver um motivo médico que exija que você coma com frequência, na verdade, é melhor não lanchar entre as refeições.

Se suas refeições são nutritivas e cheias, com baixos ingredientes gastrointestinais, você não sentirá vontade de lanchar.

Isso não apenas permite o tempo entre as refeições para o reparo do trato gastrointestinal, mas também ajuda a normalizar os sistemas de gerenciamento de glicemia.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Leo Artese

Estudioso de Xamanismo com iniciações no E.U.A., Peru e Brasil. Master Pratictioner em PNL Sistêmica e Profissional Personal Life Coach. Terapeuta Holístico, Acupunturista, Professor de Comunicação Verbal, formado em Locução e Radialismo e Contador de Histórias. Conduz jornadas cerimônias, ritos, grupos de estudos e oficinas de Xamanismo desde 1991. Fundador e Diretor do Espaço – A Kiva Urbana e do Centro de Estudos de Xamanismo Voo da Águia. Criador do Movimento “Xamanismo Universal” e das Jornadas Xamânicas Voo da Águia (Calendário Sagrado) Fundador e Presidente do Centro Eclético da Fluente Luz Universal Céu da Lua Cheia – Santo Daime. Proprietário do portal Xamanismo.com.br. Escritor dos livros: O Voo da Águia – Uma iniciação aos mistérios e Magia do Xamanismo e O Espírito Animal Idealizador dos Encontros Brasileiros de Xamanismo (EBX) e das Viradas Musicais Xamânicas (VMX) Criador do Projeto “Xamanismo Sem Fronteiras”, divulgando o Xamanismo Universal na América Latina, Europa , América do Norte, Caribe. Lider da Aliança Internacional de Xamanismo Universal (IAUSH). Site: http://www.xamanismo.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/xamanismo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *