Previsões do Tarô Mitológico – Fevereiro

Previsões do Tarô Mitológico – Fevereiro

 

“Se crio um mundo com a misericórdia, os pecados se multiplicarão em demasia. Se o crio com justiça, como poderá o mundo subsistir? Por isso, eu o crio com justiça e misericórdia. Oxalá pelo menos ele possa subsistir. (…) Se queres ter um mundo, não deve haver justiça (rigorosa)” (Midrash rubbah, citado por Jung em OC, 9/2).

 

IV – O IMPERADOR

Aqui encontramos o grande Zeus, rei dos deuses, que os gregos chamavam de Pai de Todos, criador do mundo e soberano dos deuses e dos homens. Filho de Rhea e Cronos. Irmão de Poseidon, Deméter e Hades, senhores dos Oceanos, da Terra e do Submundo, respectivamente. Os símbolos de poder do Rei dos Deuses, são o raio e o trovão. 

Esse dominador é uma personificação do Logos, ou princípio racional, que analogamente, é um aspecto do arquétipo do Pai. Principalmente, ordena nossos pensamentos e energias, ligando-os à realidade de um modo prático. 

Em termos absolutos, o Imperador representa o Universo enquanto matéria, estrutura ordenada e sujeita a uma série de leis. Para Jung, o quatro representa a totalidade consciente. É o princípio masculino material. 

Em termos micro cósmicos, é o poder. Deveras,  a mente a serviço do poder. Certamente, representa o sistema patriarcal, o poder dos interesses materiais, o peso da matéria e suas leis. Ele é a autoridade, como o pai no lar. 

A autoridade interna nos permite resolver conflitos e dar direção, de forma a seguirmos com convicção. Portanto, ele é o arquétipo da autoridade – interna e externa. As leis da sociedade, tanto as boas quanto as más, e assim sendo,  o poder que as impõe. Em um nível mais profundo, as estruturas e as leis da existência. 

Quarto Arcano

O Imperador é o quarto arcano e reina sobre as quatro direções da Terra.  Semelhantemente, quatro são os pontos cardeais – norte, sul, leste e oeste e suas correspondências elementares –  Fogo, Terra, Água e Ar. 

Decerto, percebemos no Arcano IV, a estrutura do quadrado. Quatro são os pés da mesa, que sustentam o notebook em que escrevo agora. 

Uma vez que, segundo tradições antigas, tudo o que se manifesta na matéria, é formado pelos Quatro Elementos,  o Imperador representa também, a manifestação da ação humana na matéria, ele é que faz as coisas acontecerem. 

O Imperador, é a própria manifestação de nossa potência. Assim sendo, a energia de fevereiro nos desafia a utilizarmos  nossa potência no mundo físico e também no mundo interior, de modo a darmos voz e ação aos nossos maiores anseios.

No Tarô Mitológico, o Grande Zeus, está sentado em um trono nas alturas. Em suas mãos raios e o planeta Terra. Em seu ombro, a Grande Águia Dourada, símbolo de visão e superioridade.  Tais representações de poder não deixam dúvidas, Zeus é a ação da energia para realizar no plano material. 

No Imperador a energia masculina deixa de ser virtual e passa para o plano real, da concretização. É hora de agir, de concretizar. 

A Sombra

No entanto, nem tudo são luzes, a sombra do Imperador é tirânica,  seu governo é absoluto e ele destruirá quem resistir. Todo seu esforço é feito para aumentar seu domínio e  manter sua autoridade. Nesse modo, seus assuntos são ferramentas que existem apenas para atingir seus objetivos. Ele se permitiu o direito de desfrutar de qualquer vício para alimentar seu apetite. Portanto, temos em fevereiro o desafio de não nos transformarmos em déspotas tirânicos.  

Conselho para o mês de fevereiro

Em fevereiro lembre-se da importância de assumir a responsabilidade sobre a sua própria vida. Assuma seus desejos e vontades e coloque a sua energia em ação para criar a realidade que tanto almeja.

Não espere que os outros façam por você. Sobretudo, resista a tentação de impor aos outros a tarefa de realizar seus sonhos. Seja dedicado aos seus projetos, organize-se e abra mão da auto indulgência . É hora de realizar! 




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Gislaine Carvalho Rodrigues

Gislaine Carvalho Rodrigues, estudou Pedagogia e Filosofia, é eterna estudiosa do Tarot, da Astrologia, Terapia Floral e dos bálsamos e mistérios da Mãe Terra. Trabalha com Tarot, Astrologia e Terapia Floral, há 25 anos. É sintonizadora e criadora das essências do “Círculo Sagrado - Essências Florais da Terra”. Email: contato@floraiscirculosagrado.com.br Whats app - (19) 9 9457 7108 Facebook: Gislaine Carvalho Rodrigues Instagran: gi_c_r

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *