Os doze trabalhos de Héracles – uma visão astrológica III

Os doze trabalhos de Héracles – uma visão astrológica III

Héracles, nascido Alcides, havia cometido um crime horrível após ser arrebatado por Lyssa, a Raiva e matado sua esposa Mégara e seus três filhos.

O Oráculo de Delfos vaticina que ele deveria se colocar à disposição de seu primo Euristeu, rei de Micenas, por doze anos.

Neste período ele executa o que ficou conhecido como os doze trabalhos de Héracles para que pudesse se redimir de sua falha grave.

Vamos agora prosseguir em minha visão sobre a correspondência entre os trabalhos e os signos do Zodíaco, discorrendo sobre os próximos três signos

4. Câncer – A corça de Cerinia

Capturou a Corça de Cerinia, um animal magnifico, com chifres de ouro e pés de bronze trazia a marca do sagrado e assim deveria ser capturada viva. A corça, que corria com assombrosa rapidez e jamais se cansava, era Taígete, uma das plêiades, que para fugir da perseguição de Zeus foi transformada por Ártemis neste animal.

Como ela tinha uma velocidade insuperável, Héracles a perseguiu correndo incansavelmente durante um ano até que a conseguiu capturá-la quando ela estava tentando atravessar o rio Ladon, na Arcádia.

O herói amarrou suas patas, colocou-a nos ombros e estava levando-a para Euristeu quando se encontrou com Ártemis, que estava muito zangada pelo atrevimento de capturar seu animal, mas quando ficou sabendo sobre os trabalhos, concordou em deixar Héracles leva-la, com a condição que fosse libertada logo após que o rei a tivesse visto.

O bronze em seus pés isolava o animal do mundo profano, mas, ao mesmo tempo, fazia com que se apegasse a desejos terrenos, impedindo voos mais altos. Seus chifres de ouro representavam a força da alma, capaz de preservá-la de qualquer fraqueza espiritual.

Este trabalho faz com que nosso herói se confronte com a delicadeza, com a representação do sublime que a figura da corça traz. Paul Diel afirma que a corça simboliza uma qualidade do espírito, que se contrapõe a agressividade humana.

O signo de Câncer nos propõe a da vida instintiva, aqui simbolizada pela corça, animal rapidíssimo, que reage de modo totalmente imprevisível às pressões que recebe. A vida instintiva opõe-se à vida consciente, é algo que se manifesta dentro de nós espontaneamente.

Héracles capturando a Corça Cerinia Afresco de Adolf Schmidt, séc. XIX

A corça é um animal dedicado a deusa lunar Artemis, a caçadora que quis se manter virgem após ver as dores do parto de sua mãe Leto no nascimento de seu irmão gêmeo Apolo, um deus solar.

5. Leão – O leão de Nemeia

Matou o Leão da Neméia que possuía a pele invulnerável. Filho de Ortros, um cão bicéfalo e com cauda de serpente, que por sua vez era filho de Tiphon, um extraordinário monstro filho de Gaia e o Tártaro, e Equidna, outro monstro com corpo de mulher e cauda de serpente.

Ele causava grandes devastações na Argólida, local onde ficava um bosque com o nome de Neméia, e ninguém o conseguia matar, pois a única coisa que poderia furar o couro era a própria garra do Leão.

Hércules atacou-o primeiramente com flechas, o que restou infrutífero, mas conseguiu acuá-lo para dentro de uma caverna. Ele não conseguiu chegar perto do leão, pois a caverna tinha duas saídas e o animal acabava escapando pela outra saída.

O herói então fechou uma das saídas com pedras e avançou contra o leão com sua clava, dando-lhe tantas pancadas que o animal ficou tonto. Em seguida, agarrou o pescoço do leão e o estrangulou.

Após matá-lo, usou a garra do leão para tirar seu couro e passou a utilizá-lo como uma peça do vestuário, trazendo para si toda a energia do inimigo derrotado, além do couro funcionar como uma armadura.

Além disto o crânio do leão passou a ser seu elmo, causando pavor a quem o visse. Zeus apiedou-se do animal e o transformou na constelação de Leão.

Hercule et le lion de Némée, 16ème siècle italien, 1550

O leão, considerado o rei dos animais, é um animal solar, poderoso, majestoso, usado simbolicamente desde tempos remotos para representar as qualidades superiores do ser humano.

Também pode ser avaliado com relação aos defeitos inerentes a todo este poder, como o despotismo, a arrogância, a vaidade, a egolatria.

Ao vencer o leão, Héracles passa a ser considerado um verdadeiro herói e sua vitória passou a significar a supremacia do espírito humano sobre a natureza animal.

Poterie grecque montrant Héraclès et le lion de Némée

6. Virgem – Os estábulos do rei Augias

Limpou os estábulos do rei Augias, rei de Élida, filho do deus Helio. Os estábulos continham três mil bois e que há trinta anos não eram limpos. Estavam tão fedorentos que exalavam um gás mortal.

Hercules disse a Augias que terminaria a tarefa em um dia, mas para isto queria 10% de seu rebanho, comprometendo-se em limpá-los em um só dia. O rei concordou com a proposta na presença de seu filho Fileu.

Então, Hércules desviou o curso de dois rios, o Alfeu e o Peneu, em direção aos estábulos e tudo estava limpo em poucas horas. Augias, incrédulo com o acontecido, deixou de cumprir sua promessa, e expulsou Hercules e seu filho do reino, pois Fileu testemunhara a favor do herói e contra o pai pelo cumprimento do acordo.

Hércules desvía el curso del río Alfeo, Francisco de Zurbarán, 1634

Posteriormente, Hércules organiza duas expedições militares contra Augias, tendo sucesso na segunda. Ele mata o rei e coloca Fileu no trono.

Segundo Paul Diel, os estábulos com os estrumes configuram o inconsciente com suas impurezas acumuladas ao longo do tempo. Ao passar as águas dos rios promovendo sua limpeza é uma imagem clara da purificação.

O rio é uma imagem do fluir da vida e quando ele promove uma limpeza é um sinal de retirar o inconsciente da estagnação, de purificar a alma, de um renascimento anímico.

Euristeu, quando determinou este trabalho, queria claramente humilhar a Héracles, supondo que ele se emporcalharia ao carregar os dejetos. Por sua vez, ele foi extremamente eficiente e ainda viu a oportunidade de auferir lucros com esta empreitada.

Todas estas características nos remetem ao signo de Virgem: método, engenhosidade, praticidade, comércio, limpeza e purificação. Além disto, os virginianos preferem empregar suas energias em organizar o mundo exterior para não se preocupar com o caos interior.

Hercules by wraithdt, contemporary illustration

Nos próximos artigos falaremos dos demais signos e suas relações com os desafios enfrentados por nosso herói.

Douglas Marnei




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *