Marte Retrógrado: A Arte do Passo Atrás

Como é importante saber dar um passo atrás!

Não há nada que te garanta estar absolutamente certo sobre tudo, o tempo todo!

Nem a mais iluminada das consciências está isenta de dar um passo em falso… nem que seja em pensamento!

Um pequeno deslize… uma mínima distração… e a falibilidade da natureza humana se traduz num ímpeto de avanço na direção que não era para ser… onde não residem exatamente as tuas melhores escolhas.

Quanto tempo vc leva para perceber que a bússola interna está sendo ignorada e dizer: ‘Oh owh! Direção errada’!!!?

Perder a plaquinha que diz ‘Beco sem Saída’ é problema…. pois ela sinaliza esta condição somente na entrada do beco… e ignorar ela significa que vc só se dará conta que tal caminho não conduz a lugar nenhum apenas no final do beco! Aí, a tua decisão sobre dar um passo atrás se tornará auto-evidente… e retornar procurando pelo ponto do caminho no qual vc se perdeu, será uma consequência natural.

 

É por isso que há um tempo perfeito para aprender a rever a direção dos teus movimentos e ressincronizar o avanço com a bússola interna… e este momento chama-se ‘Marte Retrógrado’!

Isto acontece quando o movimento aparente do Planeta Marte se inverte no céu e segue um fluxo contrário no Zodíaco.

Por acaso, esta inversão começou a acontecer a partir das 19:22:21hs BR do dia 09/09/2020 e irá durar até 13/11/2020 às 21:35:45hs BR, quando Marte ficará novamente em movimento Direto.

Quando acontecem estas transições, o movimento dos Planetas pode ser definido em 7 estágios, no qual o último deles é a retomada do movimento Direto. No caso de Marte, os estágios ‘Estacionários’ -nos quais o Planeta não avança ou retrocede mais do que um grau no Zodíaco- tem duração aproximada de uma semana.


As datas de transição de Marte Rx -com quase dois meses de intervalo entre elas- referem-se à transição entre o movimento Estacionário Direto e Estacionário Retrógrado -quando de fato o percurso aparente muda de direção- e posteriormente entre o estágio Estacionário Retrógrado e Estacionário Direto -quando se processa a retomada ao curso normal.

Não quer dizer que apenas durante estes dois meses esta revisão de nossas atitudes e movimentos irá vigorar. Mas sim que este é o tempo mais favorável para aprender e treinar tal movimento. Se tem algum front de batalha em sua vida que não está mostrando resultados muito satisfatórios, antes de demonizar o período de Marte Retrógrado, tente identificar primeiramente onde é que vc está precisando dar um passo atrás!

Em 12/10/2020 às 20:25hs BR é quando o movimento Retrógrado atinge seu ápice e Marte fica em Oposição perfeita ao Sol no Zodíaco. Esta data se dá no centro do período de retrogradação, quando Marte se encontra justamente entre as duas datas em que ficou Retrógrado e ficará Direto:

Neste momento em particular, o Planeta da vontade, do ímpeto, da iniciativa e da ação, Domiciliado no próprio Signo que rege, Áries, se opõe ao Planeta da consciência… que está atualmente em Queda no Signo de Libra. Circunstâncias excepcionais se apresentam como um desafio… e em função dos Planetas lentos que ficaram Diretos por estes dias -Saturno e Plutão- que trazem a promessa de um avanço poderoso sobre questões há algum tempo paradas, pode ser especialmente difícil encontrar o lugar certo para definir a ação a curto e médio prazo, já que tal promessa pressiona para adiante!

Em poucos dias, quando na madrugada do dia 17/10/20 a Lua ingressar no Signo de Scorpius e transitar por ele até a madrugada do dia 19/10/2020, Marte será um dos 3 Planetas Domiciliados no Zodíaco, junto a Saturno e Netuno, todos ocupando respectivamente os Signos que regem. Ainda em Oposição ao Sol e Quadrando Júpiter, Saturno e Plutão, todos os 5 em Signos Cardinais, Marte terá o pano de fundo mais propício para trazer a tona os matizes da animosidade e o autoritarismo, assim como a oportunidade mais marcante de exteriorizar sua força retrógrada, uma vez que haverá 5 Planetas ocupando os Signos de sua Queda, em contrapartida aos 3 em Domicílio. Escrevi algumas linhas ilustradas sobre este raro momento no meu perfil pessoal, no Facebook, neste link… De qualquer modo, será justamente nestes dias contrastantes em que as melhores chances de dar um passo atrás se tornarão mais evidentes, justamente pela diminuição das faculdades psíquicas associadas aos 5 Planetas em Queda representando 50% de todo o contingente planetário » [Sol, Lua, Vênus, Júpiter & Urano] versus a poderosa manifestação dos 3 Planetas em Domicílio » [Marte, Saturno & Netuno]:

 

Acredite! Dar um passo atrás é só para os fortes!

Ter a humildade de reconhecer que uma direção inconveniente foi assumida e a disposição de voltar atrás para corrigir tal avanço infrutífero requer uma grandeza interna!

Gosto muito de como o I Ching descreve tal ‘retorno’ ao caminho na linha »

‘Nove na primeira posição’ do Hexagrama » FU / O Retorno [O Ponto de Transição]:

 

“Retorno de uma curta distância.

Não é necessário remorso.
Grande boa fortuna!

Pequenos desvios do bem não podem ser evitados.
Porém, é preciso retroceder a tempo, antes de ir longe demais.
Isto é especialmente importante na formação do caráter.

Todo pensamento maléfico, por menor que seja, deve ser imediatamente afastado, antes que avance demais e se enraíze na mente.

Assim, não haverá necessidade de arrependimento, e tudo irá bem.”

 

Chegar a esse ponto no qual o retorno ao caminho se processa em tão curta distância -onde apenas um único pensamento se desviou da ordem natural das coisas- é sinal de grande sabedoria!

É o caminho do Tao!

 

Gosto também de como o Hexagrama 50 expressa estas ideias:

 

“O fogo sobre a madeira: a imagem do CALDEIRÃO.

Assim o homem superior, corrigindo sua posição, consolida seu destino.

O destino do fogo depende da madeira; enquanto houver madeira abaixo, o fogo arderá acima.

O mesmo ocorre na vida humana. No homem também há um destino que dá força à sua vida e que se consolida quando o homem consegue posicionar corretamente a vida e o destino, harmonizando-os.”

 

‘Posicionar corretamente a vida e o destino’ sugere que não estavam posicionados exatamente da forma correta…

Marte Rx sugere que este é o momento mais oportuno de aprender a rever estes posicionamentos perante a existência!

 

 

Estaria minha vida apontando para meu destino maior?
Decididamente estou seguindo os caminhos apontados pela minha bússola interna?

Ou será que algo está sendo negligenciado?

 

Uma outra linha do Hexagrama ‘O Criativo’, também postula conceitos que facilmente podem ser associados aos ensinamentos de um Marte Retrógrado:

 

“Dragão arrogante terá motivo de arrependimento.

Que significa isso?

A arrogância significa que ele sabe como avançar, mas não como retroceder;

significa que ele conhece o existir mas não o perecer;

que sabe alguma coisa sobre o lucro, porém nada sobre a perda.

Só o sábio sabe como avançar e retroceder, reter e renunciar, sem perder sua verdadeira essência.

Só o sábio pode fazê-lo!”

 

Que exercício sublime saber dar um passo atrás e consolidar o destino numa outra direção!

Que maravilha essa faísca de consciência que surge em pleno movimento e te diz: ‘Não é por aqui’!

O caminho para vc se re-encontrar passa -necessariamente- pela assunção de que vc se perdeu!

Quando isto acontece -e torna-se clara a necessidade de rever a direção- entra em curso uma outra urgência, que requer um movimento resoluto, no sentido de não ficar preso a uma indecisão… instância esta que o I Ching também aborda de maneira maravilhosa no ‘Seis na primeira posição’ do Hexagrama 57 – A Suavidade Penetrante:

 

“Ao avançar e ao retroceder, é favorável a perseverança de um guerreiro.”

“Ao avançar e ao retroceder’ refere-se a quando a vontade vacila.”

“É favorável ‘a perseverança de um guerreiro’ significa que uma vez feita a decisão e determinada a direção do movimento, a vontade é controlada.”

 

Ficar nesse lugar indeterminado da vontade no qual ora se avança, ora se recua, sem uma força decidida como para consolidar o avanço e, ao mesmo tempo, sem uma intenção clara que defina a retirada é, definitivamente, muito perigoso!

Soldados morrem numa guerra quando são vítimas desse momento de irresolução e não conseguem definir se é hora de avanço ou de retirada!

Os Planetas que ficaram Diretos -removendo obstáculos que se cristalizaram por um longo período- e pressionando para adiante,  em paralelo a um vacilante Sol em Queda, no Signo de Libra, junto a mais 4 Planetas no Signo de sua Queda, facilmente poderiam promover um fluxo de dúvida e hesitação…

Por isso, nessa hora, quando na consciência se define a inversão do movimento e o grito vigente clama ‘recuar’ é preciso igualmente a força e a firmeza de um guerreiro para cumprir com rigor o que a ordem exige.

E nada como Marte Retrógrado para tornar-se um Jedi e processar esta inversão de movimento, sem perder o jogo de cintura e o equilíbrio!

 

Mais uma linha do Hegrama ‘O Criativo’ aborda estes conceitos com uma perspectiva miraculosa, indicando, ainda, as referências que possibilitam à psique identificar a necessidade de uma correção:

 

“O grande homem, em seu caráter, se põe em harmonia com o céu e a terra, em sua luminosidade, com o sol e a lua, em sua coerência, com as quatro estações, na boa fortuna e no infortúnio que gera, com os deuses e espíritos.

Quando ele antecipa a ação do céu, o céu não o desmente. Quando ele segue o céu, adapta-se ao tempo do céu.

Se nem o céu lhe oferece resistência, quanto menos o farão os homens, os deuses e os espíritos.”

 

Estamos, neste momento, bem no meio do período Retrógrado de Marte, quando acontece a sua ‘Oposição’… momento no qual se alinha com a Terra e com o Sol, ficando Marte num dos lados da Terra e o Sol do outro. Se existe um bom momento para aplicar a sabedoria das linhas expostas acima, este que é o momento!

A Oposição de Marte é sempre um momento peculiar, pois coincide com a maior aproximação do Planeta Vermelho à nossa órbita terrestre.  Entretanto, esta Oposição em particular concederá uma visualização muito especial do astro vermelho no céu noturno, devido à sua proximidade superar a de outras Oposições… e, por alguns dias, a magnitude do seu brilho irá superar mesmo a de Júpiter! Este nível de aproximação de Marte à Terra só se dará novamente de aqui a 15 anos, em 2035! Então, aproveite para localizar o Senhor de Ares no horizonte Oeste logo após o pôr-do-Sol [olhe no sentido oposto, para onde o Sol nasce] o e confira a raridade… muito oportuna para ponderar o que aconteceria com o curso da humanidade se esta faísca de consciência sobre ‘dar um passo atrás’ se estende-se coletivamente, a cada um de nós!

Uma miríade de possibilidades se abre a partir desta ponderação, apontando para as plausíveis consequências disto. Talvez não pareça muito aparente a simples vista… mas aquilo que você come, aquilo que você faz, como você o faz e como você se conduz no mundo é um grão de areia que tem um poderoso impacto no curso da humanidade e do tempo! Considerar e rever algumas atitudes individuais pode vir a significar una enorme mudança de parâmetros num nível mais amplo. Incorporar na própria individualidade os traços da transformação que se deseja observar fora, dando um passo atrás e corrigindo o destino, talvez seja uma das mais sábias lições que Marte Retrógrado possa lhe apontar neste momento!

Mas se for observar a Marte no céu, fora de você, não esqueça de concentrar suas energias em outra direção, que misteriosamente também aponta para dentro »

Não é a humanidade que precisa dar um passo atrás!

É cada um de nós que precisa dar um passo atrás!

É você que precisa dar um passo atrás!

E quando você fizer isto, estará, fractalmente, impulsionando a cada um, desde dentro, a fazer a mesma coisa… consagrando o maior dos ativismos que um Ser Humano pode exercer!

Aí, quem sabe, a humanidade possa dar um passo atrás! E juntos possamos salvar este mundo pegando fogo e a humanidade sobre ele de sua extinção!

 

Se quiser, deixe algum feedback nos comentários.

    Abraço a todos!

@>–>—AssOK4 Blue Transparency OK

miguel etchepare
Leia outros artigos do mesmo autor, clickando aqui *http://www.grupomeiodoceu.com/internas/category/astrologia/astrologia-pacificadora/

Escreva seu feedback nos comentários abaixo…




Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Miguel Etchepare

Diretor Digital da CNA -Central Nacional de Astrologia Brasil- de 2015 a 2019 - Miguel Etchepare é Astrólogo desde 1984. Além da consulta sobre o Mapa Natal, Miguel especializou-se também em Retificação do Horário Natal, Revolução Solar e Relocação Geográfica de Revolução Solar, uma técnica que se vale da Astro Cartografia. Miguel atende pessoas de todo o mundo via Skype. Seu e-mail para contato é lito-soft@hotmail.com ~ Apesar de trabalhar com Astrologia profissionalmente desde 1983, no meu coração me considero um astrólogo diletante... pois faço isso desde um lugar de extremo prazer. O ponto mais alto disto é quando a interpretação culmina com um belo ato terapêutico... sinal de que as sementes da transformação foram devidamente plantadas. É assim q meu papel plutoniano se expressa nesta transição biosfera » noosfera, na qual, a pesar das arquetípicas diferenças individuais e os diversos caminhos escolhidos, Somos Todos Um! @>-->---

5 comentários em “Marte Retrógrado: A Arte do Passo Atrás

  • outubro 13, 2020 em 11:27 am
    Permalink

    Maravilhoso artigo. Como sempre. Estou tendo a felicidade de sentir essa energia. Nunca é tarde para retificar o caminho. Reconhecer os equívocos cometidos é nobre, e dar o passo atrás é o humilde reconhecimento de que errou, de que deixou o ego falar mais forte. É hora de colocá-lo em seu devido lugar. Grata Miguel pelo proveitoso artigo. Beijos

    Resposta
    • novembro 4, 2020 em 5:12 pm
      Permalink

      Obrigado Claudia. Só os fortes são capazes de dar um passo atrás!

      @>–>—

      Resposta
  • outubro 15, 2020 em 12:20 am
    Permalink

    Muito claro seu artigo, parabéns. O aprendizado se faz necessário. Para mim astrologia é a melhor forma de aprimorar o autoconhecimento portanto desse texto deduz-se que vale deixar a vontade vacilar. Afastar pensamento maléfico. Refletir sobre o que estamos negligenciando na vida e o melhor e indispensável nesse período “rever a direção que estamos conduzindo os fatos indesejados”. Gratidão pelas dicas.

    Resposta
    • novembro 4, 2020 em 5:10 pm
      Permalink

      Obrigado Jéssica. Somos!

      @>–>—

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *